Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O chá de banana com ou sem a casca ajuda a desinchar e a dormir bem, entre outros benefícios

O chá de banana é feito a partir da fervura da banana inteira em água quente. Ele pode ser feito com ou sem a casca, dependendo da preferência pessoal de cada um. Seus benefícios para a saúde incluem promover o sono e diminuir inchaços.

Se é feito com a casca, geralmente é chamado de chá de casca de banana. Como o chá de casca de banana leva mais tempo para ficar pronto devido ao seu alto teor de fibras, muitas pessoas optam por descascar a banana. Depois de pronto, pode ser tomado com canela e xarope de bordo.

Maple syrup, o famoso xarope de bordo

Benefícios do chá de banana

chá de banana
Foto de Mike Dorner na Unsplash

Infelizmente, o chá de banana ou, como também é chamado chá de casca de banana, ainda não foi analisado cientificamente. Mas já se sabe que a banana contém nutrientes solúveis em água como vitamina B6, potássio, magnésio, manganês e cobre (confira aqui estudo a respeito: 1).

Quanto maior o tempo de infusão, maior será a concentração de nutrientes do chá de banana. Por ser uma fonte de potássio e magnésio, o chá de casca de banana pode apresentar benefícios para saúde do coração e para qualidade do sono (confira aqui estudos a respeito: 2, 3, 4).

Além disso, o chá contém um pouco de vitamina B6. Essa vitamina ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico e o desenvolvimento de glóbulos vermelhos.

Cloreto de magnésio
Cloreto de magnésio: o que é e para que serve?

Chá de banana para emagrecer

O chá de banana pode ser um bom substituto para bebidas açucaradas. Uma pequena quantidade de açúcar presente na banana é liberada na água durante a fervura do chá, atuando como adoçante natural.

A maioria das pessoas consome muito açúcar de bebidas. Isso está associado a um risco de desenvolver obesidade, doença cardíaca e diabetes tipo 2 (confira aqui estudo a respeito: 15). Portanto, optar por bebidas sem adição de açúcar, como chá de banana, pode ser uma maneira fácil de diminuir a ingestão de açúcar, contribuir com a perda de peso e evitar o desenvolvimento de diversas doenças.

diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar

Pode conter antioxidantes

As bananas são naturalmente ricas em antioxidantes solúveis em água, incluindo dopamina e galocatequina. Essas substâncias podem ajudar a combater os radicais livres e prevenir condições crônicas como doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 5, 6).

No entanto, a casca tem níveis antioxidantes muito mais altos que a fruta. Portanto, fazer o chá de banana com casca pode aumentar a ingestão desses compostos (confira aqui estudos a respeito: 5, 7).

Embora as bananas sejam naturalmente ricas em vitamina C, o chá de banana não é uma boa fonte desse antioxidante. Isso porque a vitamina C é sensível a calor e é destruída durante a infusão (confira aqui estudo a respeito: 8).

Vitamina C
O que é vitamina C e qual sua importância

Pode evitar inchaço

O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares. O potássio trabalha com o sódio, outro mineral e eletrólito, regulando o equilíbrio dos fluidos nas células. No entanto, quando há mais sódio que potássio, pode haver retenção líquida e inchaço (confira aqui estudos a respeito: 9, 10).

O teor de potássio e água do chá de banana pode ajudar a diminuir o inchaço devido a uma dieta rica em sal. Eles trabalham sinalizando aos rins para excretar mais sódio na urina.

Conheça os chás para retenção de líquidos

Pode promover o sono

O chá de banana tornou-se um auxílio popular ao sono. Ele contém três nutrientes principais que muitas pessoas afirmam ajudar a melhorar o sono – potássio, magnésio e triptofano.

As bananas são uma boa fonte de magnésio e potássio. Eles são dois minerais que foram associados a uma melhor qualidade e duração do sono devido às suas propriedades relaxantes musculares (confira aqui estudos a respeito: 3, 11, 12).

Eles também fornecem triptofano, um aminoácido importante para estimular a produção dos hormônios indutores do sono serotonina e melatonina (confira aqui estudos a respeito: 13, 14).

No entanto, nenhum estudo examinou como o chá de banana pode auxiliar com eficácia no sono.

Além disso, não se sabe até que ponto esses nutrientes presentes na banana se infiltram no chá durante a fermentação, tornando difícil saber se beber o chá teria os mesmos efeitos potenciais para promover o sono que comer uma banana.

Serotonina
Serotonina: o que é e para que serve?

Faz bem para o coração

Os nutrientes do chá de banana podem fazer bem para o coração. O chá de banana contém potássio e magnésio, que ajudam a baixar a pressão sanguínea e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames (confira aqui estudos a respeito: 2, 16, 17, 18).

Um estudo realizado com 90.137 mulheres descobriu que uma dieta rica em potássio estava ligada a um risco 27% menor de derrame (confira aqui estudo a respeito: 21). Além disso, uma dieta rica em catequinas, um tipo de antioxidante presente no chá de banana, pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Ainda assim, nenhum estudo revisou diretamente os antioxidantes do chá de banana ou seus efeitos no risco de desenvolvimento de doença cardíaca.

Como fazer chá de banana

chá de banana é muito fácil de preparar e pode ser feito com ou sem casca.

Chá de banana sem casca

  1. Encha uma panela com 2 a 3 xícaras (500 a 750 ml) de água e deixe ferver;
  2. Descasque uma banana e corte as duas extremidades;
  3. Adicione a banana à água fervente;
  4. Abaixe o fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos;
  5. Adicione canela ou xarope de bordo (opcional);
  6. Remova a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.

Chá de casca de banana

  1. Encha uma panela com 2 a 3 xícaras (500 a 750 ml) de água e deixe ferver;
  2. Enxágue cuidadosamente uma banana inteira em água corrente para remover sujeira e detritos;
  3. Deixando a casca aberta, corte as duas pontas;
  4. Adicione a banana à água fervente;
  5. Reduza o fogo e deixe ferver por 15–20 minutos;
  6. Adicione canela ou xarope de bordo (opcional);
  7. Remova a banana e divida o líquido restante em 2–3 xícaras.

Se estiver tomando o chá sozinho, guarde as sobras na geladeira e beba-as dentro de 1 a 2 dias, frio ou reaquecido. Para evitar desperdício, use a sobra de banana em outras receitas, como smoothies, farinha de aveia ou bolo de banana.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais