Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira 11 dicas que podem te ajudar a proteger o cachorro com medo de fogos de artifício das épocas festivas

Saber como acalmar o cachorro com medo de fogos de artifício pode evitar sérios problemas. Não deixá-lo sozinho, colocar música clássica para tocar e evitar amarrá-lo são algumas dicas que você pode aderir. Assim, ele fica menos assustado durante uma queima de fogos. Confira outras dicas para proteger seu cão dos fogos:

Fogos de artifício

Os fogos de artifício foram levados até a Europa pelos árabes. Passaram a ser utilizados na Itália, no final do século XIV, em festividades de caráter cívico e/ou religioso. Desde então, há relatos da sua utilização para diversas finalidades, principalmente em períodos de comemorações. 

Entretanto, essa prática apreciada por algumas pessoas pode causar danos irreversíveis aos animais, ambiente e pessoas. Desta forma, podendo ser entendida como uma poluição atmosférica e sonora. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Queima de fogos de artifício: espetáculo não compensa danos“.

poluição sonora
O que é poluição sonora e como evitá-la?
Poluição do ar
O que é poluição do ar? Conheça causas e tipos

Os danos causados ao cachorro com medo de fogos

Cachorro com medo de fogos
Cachorro. Imagem editada e redimensionada de Ruby Schmank, está disponível no Unsplash

Os principais problemas causados a cães e gatos em decorrência do barulho de fogos de artifício são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.

O barulho, associado ao medo, desencadeia respostas fisiológicas de estresse, por meio da ativação do sistema neuroendócrino. Isso resulta em uma resposta de luta ou fuga, observada por meio do: 

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Vasoconstrição periférica;
  • Dilatação da pupila;
  • Piloereção (arrepio dos pelos);
  • Alterações no metabolismo da glicose.

O animal com medo procura se afastar do barulho tentando se esconder dentro ou embaixo de móveis ou espaços apertados. Ele pode tentar fugir pela janela, cavar buracos, tornar-se agressivo. Além de apresentar salivação excessiva, respiração ofegante, diarreia temporária, urinar ou defecar involuntariamente. 

Além disso, durante a tentativa de fuga do barulho causado pelos fogos de artifício podem acontecer acidentes. Alguns exemplos são atropelamentos, quedas, colisões, ataque epilético, desnorteamento, surdez, ataque cardíaco ou o desaparecimento do animal. Ele pode percorrer longas distâncias em estado de pânico e não conseguir retornar ao seu local de origem.

Apesar da queima de fogos de artifício ser esporádica, a preocupação com os danos provocados aos animais é legítima. Afinal, o medo ocasionado pelo barulho dos fogos de artifício pode desencadear pânico generalizado por outros ruídos de tipos semelhantes, como o som de um trovão.

Ainda, um estudo publicado na Frontiers in Veterinary Science mostrou que ruídos intermitentes e de alta frequência também podem causar diversos prejuízos ao cachorro. O micro-ondas é um exemplo.

Como proteger o cachorro dos fogos e rojões

Confira algumas dicas adaptadas da organização sem fins lucrativos “El Campito Refugio” sobre como proteger e acalmar o pet. No caso, cachorro que tem medo de fogos de artifício:

Cachorro com medo de fogos
Imagem editada e redimensionada de João Victor Xavier, está disponível no Unsplash
  • Evite amarrá-lo, pois o animal pode se ferir;
  • Evite deixá-lo no quintal, terraço ou varanda;
  • Monte um abrigo com água fresca e música alta (os especialistas dizem que a música clássica ajuda a combater o estresse).
  • Deixe-o bem alimentado, mas sem alimentos a disposição durante a queima de fogos;
  • Tente não tocá-lo, pois isso pode reforçar o estresse;
  • Identifique-o com uma coleira que mostre claramente um telefone de contato para que, se eles escaparem, possam ser devolvidos;
  • Se você sabe que haverá queima de fogos, passeie antes, para que ele fique cansado;
  • Não o deixe sozinho;
  • Coloque-o em uma sala segura, livre de obstáculos, sem espelhos ou bordas afiadas e com as janelas e cortinas fechadas;
  • Se puder, deixe uma casinha, caminha e/ou panos com o cheiro do dono para que ele ali se “esconda”, isso traz segurança
  • Feche portas e janelas para reduzir o volume da explosão dos fogos de artifício;
  • Sempre procure ajuda veterinária antes de optar por sedativos.

O ideal é que você siga essas dicas para fazer o animal se sentir mais seguro.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais