Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Medir a temperatura basal pode ajudar a administrar a gravidez

Temperatura basal é o termo usado para descrever a temperatura do organismo da mulher em repouso. No período reprodutivo (depois da puberdade e antes da menopausa) o aumento da temperatura do organismo feminino ocorre levemente quando há ovulação. Por isso algumas mulheres medem a temperatura basal para melhorar as chances de engravidar.

como engravidar
Como fazer para engravidar com 17 dicas acessíveis
Menopausa: sintomas, efeitos e causas

Quando você está tentando iniciar uma família, é difícil ser paciente. Mas engravidar pode levar algum tempo. Manter o controle da temperatura basal pode ajudar a entender a própria fertilidade. Você será capaz de prever melhor quando irá ovular. Isso pode ajudar a descobrir quando você tem a melhor chance de engravidar.

como calcular período fértil
Aprenda como calcular o período fértil
parto-natural
O que você precisa saber sobre parto natural

Medir a temperatura basal não custa nada e não tem efeitos colaterais. Mas alguns fatores como estresse, privação do sono, alteração do dia pela noite, doenças, mudanças de fuso horário, álcool, e medicamentos podem alterar a temperatura basal. Algumas mulheres também podem ovular sem que a temperatura basal flutue.

Sono-excessivo
Sono excessivo? Saiba como dormir bem
jet-lag
O que é jet lag e como se prevenir?

O rastreamento da temperatura corporal basal também pode ser útil se você estiver tentando não engravidar. Ao evitar relações sexuais nos dias em que você provavelmente está ovulando, você pode reduzir suas chances de concepção. Mas lembre-se, esse método não fornece proteção suficiente. Sempre use um método alternativo de controle de natalidade para evitar a gravidez.

Como medir a temperatura basal

Termômetro. Imagem editada e redimensionada de Jarosław Kwoczała, está disponível no Unsplash

O processo de rastreamento da temperatura basal é simples, mas requer um pequeno comprometimento.

  • Todas as manhãs, antes de sair da cama, meça sua temperatura e anote-a. Você pode usar um termômetro especial projetado para a temperatura basal ou um termômetro digital oral. Você pode fazer uma leitura oral, vaginal ou retal. Apenas certifique-se de usar o mesmo método todas as vezes;
  • Meça sua temperatura o mais próximo possível da mesma hora todos os dias. Isso pode significar que você precisará usar um despertador. Você deve tentar ficar dentro de 30 minutos do seu tempo médio, tendo no mínimo cinco horas de sono antes de medir;
  • Plote o número do termômetro em um gráfico. Você pode usar um aplicativo de rastreamento de fertilidade ou rastreá-lo em papel milimétrico. Com o tempo, um padrão pode começar a surgir. Procure uma mudança na temperatura registrada de cerca de 0,4 graus durante um período de 48 horas. Quando permanecer constante por três dias ou mais, é provável que seja uma indicação de ovulação;
  • Planeje fazer sexo nos dias mais férteis (se pretende engravidar). Cerca de dois dias antes de esperar que a temperatura basal suba, você estará mais fértil. Lembre-se de que o esperma pode sobreviver por até cinco dias dentro do seu corpo. Você deve tentar fazer sexo nos seus dias férteis;
  • Tenha cuidado se você está tentando evitar engravidar. Se você estiver acompanhando sua temperatura basal para evitar a gravidez, não faça sexo desde o primeiro dia do seu ciclo menstrual até vários dias depois que a temperatura basal aumentar. Espere até o começo da fase lútea, que começa após a ovulação e vai até o final da sua próxima menstruação.

O gráfico de temperatura vai me dizer se eu engravidei?

Se a temperatura corporal basal permanecer por 18 dias ou mais após a ovulação, você poderá estar grávida.

Quando devo buscar ajuda médica?

Pode demorar alguns meses para rastrear sua temperatura para que um padrão apareça. Rastreie a temperatura basal por três a quatro meses antes de usar os dados.

Converse com sua médica ou médico se você faz gráficos há alguns meses, mas seus ciclos são irregulares e não há nenhum padrão discernível emergindo.

Existem modelos de termômetro feitos especialmente para medir a temperatura basal. Alguns são feitos com despertador, luz de fundo para visibilidade no escuro, faixa de medição sensível, alarme de febre e alarme de conclusão de teste.

Por que o planejamento familiar é importante

Medir a temperatura basal é um método que faz parte do planejamento familiar. E este é importante para homens e mulheres, pois melhora a qualidade de vida do casal, a saúde dos filhos e do relacionamento conjugal. Além disso, de acordo com estudo, ele está relacionado a melhor entrosamento entre pais e filhos, melhores níveis de de educação formal e informal e diminuição da mortalidade materno-infantil.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais