Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Seja um consumidor consciente e descubra a melhor forma de usufruir da sua máquina de lavar

A máquina de lavar roupas com certeza é um item presente na maioria das casas dos brasileiros. Por isso, adquirir um modelo eficiente energeticamente, usá-lo com os cuidados necessários e, no fim de sua vida útil, fazer o descarte correto, é imprescindível na vida do consumidor consciente. Entenda tudo o que você precisa para usufruir de uma máquina de lavar roupas da melhor forma:

Escolha um modelo eficiente energeticamente e saiba como limpá-lo

Os modelos de máquina de lavar roupa mais eficientes são aqueles que utilizam apenas água fria e não secam. Mas apesar de mais viáveis energeticamente, esses modelos facilitam a proliferação de bactérias. Essa descoberta ocorreu depois que um patógeno multirresistente foi encontrado nas roupas de bebês de uma unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital infantil alemão – apesar de todas as precauções normais serem tomadas para eliminar a exposição a essas superbactérias.

Especialistas dizem que os modelos de máquina de lavar roupas com eficiência energética podem ser um lar para bactérias, porque eles lavam as roupas a temperaturas mais baixas. Mas também é verdade que a maioria das concentrações de bactérias não é suficiente para deixar as pessoas gravemente doentes. O ideal é limpar ocasionalmente o interior da máquina de lavar e secar roupas, até mesmo para não criar bactérias resistentes.

No hospital infantil os pesquisadores encontraram máquinas de lavar para uso doméstico, em vez das lavadoras industriais de alta temperatura, normalmente usadas em hospitais. Felizmente, os bebês foram expostos apenas ao patógeno Klebsiella oxytoca, resistente aos medicamentos, mas não foram realmente infectados. Mas as descobertas levantam a questão: se o problema é uma máquina de lavar doméstica, as pessoas comuns precisam se preocupar com as bactérias? A resposta é mista.

Isso porque a bactéria resistente encontrada no estudo não costuma habitar residências, e, mesmo se estivesse nesse tipo de ambiente, ela só seria capaz de causar infecções graves em pessoas com a imunidade comprometida. No geral, a maioria das bactérias é benigna ou até benéfica.

Estamos todos expostos a bactérias o tempo todo, e na maioria das vezes não desenvolvemos doenças em decorrência disso. Isso significa que, se uma família tem um membro com uma hospitalização prolongada recente, água quente e secagem prolongada devem ser consideradas.

Se você mora com um parente idoso, recém-nascido vulnerável ou simplesmente deseja ir além, pode tomar certas medidas para manter sua roupa e sua máquina de lavar livres da pior contaminação bacteriana.

Como as bactérias tendem a viver na gaveta do sabão nas vedações de borracha e no tambor de lavar roupa, é preciso ter especial cuidado com as máquinas de lavar mantidas em ambientes úmidos, como garagens ou galpões, pois esses são os ambientes perfeitos para as bactérias prosperarem.

E germes como E. coli , salmonela e Klebsiella oxytoca podem causar pneumonia, infecções de pele, dores abdominais, vômitos e diarreia, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido. Limpe também as vedações da sua máquina.

Para limpar a máquina de lavar você vai precisar de:

Materiais

Lavando o compartimento de sabão

Essa é uma das peças de sua máquina que você deve limpar com grande frequência para não deixar resíduos em suas roupas. As danadas manchas esbranquiçadas ou pontinhos brancos que ficam nas roupas após a lavagem podem ser causadas pelo acúmulo de produtos nesse compartimento. Essa peça precisa ser limpa regularmente para não deixar resíduos em suas roupas.

Para limpar essa parte da máquina, você deve retirá-la e, com uma escova (que pode ser uma escova de dentes velha), esfregá-la com uma solução de água e vinagre. Se o sabão estiver endurecido, basta deixar o acessório de molho por alguns minutos no líquido.

Algumas lavadoras no mercado possuem um dosador de sabão e amaciante, mas se a sua máquina de lavar não possuir essa função, realize a limpeza do compartimento com maior frequência para evitar o acúmulo de produto em suas roupas.

Higienizando o filtro

Dependendo do modelo de sua máquina de lavar, o filtro é diferente. Alguns modelos permitem a retirada da peça e outros não. A localização e o tipo de filtro são variáveis segundo a marca e o modelo, por isso, siga as instruções contidas no manual da lavadora. Se o seu modelo possibilitar, desencaixe a peça e remova os fiapos de roupa que ficam acumulados. Não há a necessidade do uso de nenhum produto químico nesse processo. Após o procedimento, sem esfregar, passe o filtro na água corrente corrente, e recoloque-o.

Limpeza de manutenção

Escolha o ciclo de lavagem mais longo do programa e deixe sua máquina se encher completamente. Utilize a opção de água quente se seu eletrodoméstico possuir. Isso fará com que os resíduos de detergente acumulados na máquina se dissolvam para ser eliminados.

Quando sua lavadora estiver cheia e começar a se agitar, adicione um litro de vinagre branco e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Espere os ingredientes se misturarem e pause o ciclo de lavagem. A mistura deve agir em 30 minutos a uma hora.

Deixe a máquina de lavar realizar o ciclo completo. Você não deve utilizar programas de menor duração, para garantir que todo o vinagre e e o bicarbonato sejam removidos do eletrodoméstico. Com a água que sair, é possível limpar o chão ou garagem da sua casa.

Limpeza externa

Durante o período que sua máquina estiver de molho com a solução de vinagre e bicarbonato, você pode preparar uma mistura com os mesmos ingredientes para limpar a parte externa de sua lavadora. Misture em um potinho cerca de uma colher de sopa de bicarbonato e duas de vinagre. Molhe a escova de dentes na pastinha e limpe os cantinhos e bordas da máquina que acumulam sujeira.

Para limpar a parte externa, você também pode utilizar panos úmidos, com ou sem detergente neutro diluído. Não utilize limpa-vidros para limpar o vidro da tampa, ele pode danificar o material da lavadora.

Adotando uma rotina de limpeza, você mantém sua máquina de lavar limpa por dentro e por fora e previne odores e sujeira. Em um mercado onde cada vez mais os produtos têm curto ciclo de vida e obsolescência programada, essa dica pode prolongar a vida útil de seu equipamento. Para assim garantir que suas roupas saiam da maquina de lavar sempre limpas.

Saiba como reutilizar a água de suas lavagens e descartar uma máquina de lavar roupas velha.

Reaproveite a água da máquina de lavar

Aproveitar água da máquina de lavar roupas é um hábito significativo, pois o equipamento proporciona um dos maiores gastos hídricos do ambiente doméstico, junto com as limpezas da garagem, do carro e o rotineiro hábito de dar descarga. Mas e se você pudesse reaproveitar a água da máquina de lavar para esses afazeres? Existem muitos truques que ensinam como aproveitar água da máquina de lavar para reutilização, um dos mais eficientes é utilizando uma cisterna modular. Você pode entender as vantagens, desvantagens e como reutilizar água da máquina de lavar na matéria: “Kit de reúso de água para máquina de lavar roupa é prático e economiza“.

Use produtos ecológicos para lavar sua roupas e evite bater roupas de plástico

Usar produtos ecológicos para lavar suas roupas é uma forma de manter a si mesmo seguro e o meio ambiente saudável. Você pode utilizar produtos ecofriendly como o bicarbonato de sódio, o limão, o vinagre, os óleos essenciais, entre outros que você pode conferir nas matérias:

Procure evitar adquirir roupas de tecido de plástico, como poliéster, e bater na máquina de lavar, pois isso gera microplástico. Entenda melhor esse tema nas matérias: “Estudo revela que lavagens de roupas feitas com fibras sintéticas soltam microplástico” e “O que é slow fashion e por que adotar essa moda?“.

Faça o descarte correto da sua máquina de lavar

Geralmente, quando a máquina de lavar roupas não está apresentando a melhor das performances, o “drama” do descarte de máquina de lavar, um eletrodoméstico tão complexo, pode causar dores de cabeça a qualquer um. A atitude mais comum é também a mais incorreta: deixá-la em vias públicas no aguardo de que alguém faça proveito dela. O problema desta atitude nada responsável é que uma das determinações da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é a responsabilização do proprietário do eletrodoméstico pelo seu descarte correto; caso contrário, tal atitude é passível de multa. Se a máquina estiver em bom estado, uma loja de eletrodomésticos usados a comprará de bom grado. Também é possível fazer doação. Se for reciclá-la, procure empresas especializadas no ramo. Você também pode utilizar o serviço de coleta em casa. Encontre quais são os posto de coleta mais próximos de sua casa no mecanismo de busca do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais