Alho-poró: nove benefícios incríveis

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Alho-poró é rico em vitamina A e C, faz bem para os olhos, imunidade, entre outros benefícios

alho poró
Imagem editada e redimensionada de Heather Gill está disponível no Unsplash

O alho-poró, vegetal de nome científico Allium porrum, é uma planta que pertence à mesma família da cebola, do alho e da cebolinha. Além de saboroso, ele é rico em vitamina C e A, faz bem para os olhos, imunidade, entre outros benefícios. Confira:

1. É rico em nutrientes

O alho-poró tem poucas calorias e é muito rico em vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de alho-poró cozido tem apenas 31 calorias. Ao mesmo tempo, essa porção fornece carotenoides da provitamina A, incluindo o beta-caroteno. Isso significa que o alho-poró faz bem para a visão, função imunológica e comunicação celular.

Ele também é uma boa fonte de vitamina K1 - necessária para a coagulação do sangue e a saúde do coração - e de manganês, um composto que ajuda a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e a promover a saúde da tireoide.

2. Possui antioxidantes

O alho-poró é uma ótima fonte de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre. Ele é rico em kaempferol, um antioxidante polifenol que protege o organismo de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

Além disso, o alho-poró é uma ótima fonte de alicina, o mesmo composto benéfico de enxofre que confere ao alho suas propriedades antimicrobianas, redutoras de colesterol e potencial anticâncer (confira aqui estudos a respeito: 4, 5)

3. Reduz a inflamação e faz bem para o coração

Vários estudos demonstram uma relação entre os vegetais da família do alho-poró e um menor risco de doença cardíaca e derrame. Embora a maioria desses estudos tenha sido feita com alho e cebola, o alho-poró contém vários compostos benéficos que diminuem a inflamação e protegem a saúde do coração (confira aqui estudo a respeio: 6).

O kaempferol presente no alho-poró, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias. Os alimentos ricos em Kaempferol estão associados a um menor risco de ataques cardíacos ou morte devido a doenças cardíacas (confira aqui estudo a respeito: 7).

Além disso, o alho-poró é uma boa fonte de alicina e outros tiossulfinatos, compostos de enxofre que podem beneficiar a saúde do coração, reduzindo o colesterol, a pressão sanguínea e a formação de coágulos sanguíneos (confira aqui estudos a respeito: 8, 9, 10, 11).

4. Pode ajudar na perda de peso

Como a maioria dos vegetais, o alho-poró pode ser um aliado de quem quer perder de peso. Com 31 calorias a cada 100 gramas, esse vegetal é uma boa fonte de fibra, uma estrutura que diminui o apetite (confira aqui estudos a respeito: 12, 13).

7. Faz bem para a digestão

Por ser uma boa fonte de fibra solúvel, incluindo prebióticos - que ajudam a manter o intestino saudável - o alho-poró faz bem para a digestão (confira aqui estudo a respeito: 20). As bactérias do intestino que se alimentam dos prebióticos, como o alho-poró, produzem ácidos graxos de cadeia curta como acetato, propionato e butirato. Esses ácidos ajudam a reduzir a inflamação e fortalecer a saúde intestinal (confira aqui estudos a respeito: 20, 21).

6. Protege contra certos tipos de câncer

O alho-poró possui uma variedade de compostos que ajudam a combater o câncer. O kaempferol, por exemplo, está associado a um menor risco de doenças crônicas, especialmente o câncer. Pesquisas em tubo de ensaio mostram que ele pode combater o câncer reduzindo a inflamação, matando as células cancerígenas e impedindo sua propagação (confira aqui estudos a respeito: 14, 15). Assim como o alho comum, o alho-poró também é uma boa fonte de alicina, um composto de enxofre que oferece propriedades anticancerígenas semelhantes ao kaempferol (confira aqui estudo a respeito: 16).

Além disso, estudos em humanos demonstraram que pessoas que consumiram vegetais da família do alho com frequência, incluindo o alho-poró, podem ter até 46% menos risco de câncer gástrico do que aquelas que consomem esse tipo de vegetal raramente (confira aqui estudo a respeito: 17). Da mesma forma, a alta ingestão de alliums pode estar ligada a um menor risco de câncer colorretal (confira aqui estudos a respeito: 18, 19).

7–9. Outros benefícios potenciais

Embora o alho-poró não seja estudado tão rigorosamente quanto a cebola e o alho, algumas pesquisas sugerem que eles podem oferecer benefícios como:

  1. Diminuir os níveis de açúcar no sangue. Demonstrou-se que os compostos de enxofre nos alliums reduzem efetivamente os níveis de açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito);
  2. Promover a função cerebral. Esses compostos de enxofre também podem proteger seu cérebro do declínio mental e da doença relacionados à idade (confira aqui estudo a respeito);
  3. Combater infecções. Pesquisas em animais mostram que o kaempferol, presente no alho-poró, pode proteger contra infecções bacterianas, virais e fúngicas (confira aqui estudo a respeito).


Veja também:


 

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