Como armazenar o leite materno com segurança

eCycle

Um bom armazenamento do leite materno tem a ver com a temperatura e outros fatores

como armazenar leite materno
Imagem editada e redimensionada de Dave Clubb, está disponível no Unsplash

Saber como armazenar o leite materno pode ser uma mão na roda na vida dos pais. Isso porque, dependendo da forma de armazenamento, o leite materno pode durar entre três meses a um ano. A técnica mais usada é o congelamento.

Com tanta demanda por mamadas no primeiro ano, uma opção é bombear e armazenar o leite para alimentar o bebê quando a mãe estiver no trabalho, desfrutando de uma noitada ou em qualquer outra ocasião. Entenda como manter o leite fresco e seguro para o seu bebê quando ele não vem diretamente da fonte:

Armazenamento

Um bom armazenamento do leite materno tem a ver com a temperatura e se ele foi bombeado recentemente ou congelado anteriormente. O leite fresco pode ser mantido a temperatura ambiente por um tempo após o bombeamento, se você planeja usá-lo ou armazená-lo logo depois. Depois disso, você precisa colocá-lo na geladeira ou no freezer para armazenar a longo prazo.

Confira uma tabela explicativa sobre como armazenar o leite materno:

Tipo de armazenamento (leite fresco) Tempo até o qual o leite pode ser usado com segurança
Temperatura ambiente (até 25° C) 4 horas após o bombeamento
Geladeira (até 4° C) 4 a 5 dias
Congelador (-18° C) 6 a 12 meses

E o leite descongelado previamente congelado? Regras diferentes se aplicam:

Tipo de armazenamento (leite descongelado) Tempo até o qual o leite pode ser usado com segurança
Temperatura ambiente (25° C) 1 a 2 horas
Geladeira (até 4° C) 24 horas
Congelador (-18° C) Não recongele o leite descongelado

Não importa como você armazenou seu leite, você deve descartar as sobras da mamadeira dentro de duas horas após o término da refeição do bebê. Mas essas instruções não se aplicam a bebês prematuros. Nessa caso, o tempo para usar leite bombeado - especialmente se o bebê prematuro permanece hospitalizado - é um pouco mais curto. Converse com um médico ou médica especializado em lactação ou com o profissional de saúde do seu bebê para obter mais detalhes.

Manuseie o leite materno com segurança

Sempre lave as mãos com água morna e sabão antes de manusear os itens de bombeamento e o leite materno. Se você não encontrar sabão, use um antisséptico para as mãos com pelo menos 60% de álcool.

Dicas para bombear

  • Verifique sua bomba antes de usá-la. Procure por peças danificadas ou sujas, como tubos, que possam contaminar seu leite;
  • Depois de bombear o leite e em um recipiente de armazenamento, marque no próprio recipiente a quantidade, a data e a hora de retirada e armazenamento;
  • Sempre limpe bem as peças da bomba e deixe secar ao ar antes do armazenar para evitar bolor e acúmulo de bactérias;
  • Na maioria das bombas elétricas, o próprio tubo nunca deve ser molhado. É muito difícil secá-lo novamente, o que pode levar ao crescimento de fungos.

Dicas para congelamento

  • Se você não usar o leite recém-expresso imediatamente, congele-o imediatamente para manter a melhor qualidade;
  • Tente congelar o leite materno em pequenas porções, em quantidades de 50 ml, por exemplo. Dessa forma, você não desperdiçará leite;
  • Deixe um centímetro de espaço na parte superior do recipiente na hora de armazenar o leite, pois ao congelar, ele expande seu tamanho;
  • Armazene o leite na parte do fundo do freezer, não perto da porta. Isso ajudará a protegê-lo de qualquer mudança de temperatura.

Dicas para descongelar e aquecer

  • Sempre use o leite materno mais antigo primeiro;
  • Descongele-o durante a noite retirando-o do freezer e colocando na geladeira. Você não precisa aquecê-lo, a menos que seja a preferência do bebê;
  • Se você estiver aquecendo o leite, mantenha o recipiente fechado durante o processo. Segure-o sob uma corrente de água morna (não quente) da torneira. Como alternativa, você pode colocá-lo em uma tigela com água morna;
  • Não use o microondas para aquecer o leite. Fazer isso pode danificar o leite e criar "pontos quentes" que podem queimar o bebê;
  • Sempre teste a temperatura do leite no pulso antes de dar de mama. Se estiver quente, aguarde até que esteja morno;
  • Agite o leite suavemente.

Opções de armazenamento

Existem muitas opções para armazenar o leite materno na geladeira e no freezer. O que você escolhe depende das suas preferências e do seu orçamento.

Garrafas e potes de vidro

Se você tiver bastante espaço, armazenar em garrafas de vidro pode ser uma boa escolha, pois elas são reutilizáveis e não contaminam o leite com nenhuma substância perigosa.

Você pode até bombear direto para dentro da garrafa, armazenar na geladeira ou no freezer e aquecer o leite na própria garrafa. A garrafa de vidro também pode ser colocada na máquina de lavar louça.

Bandejas de armazenamento

Você também pode usar uma bandeja semelhante a uma bandeja de cubos de gelo para armazenar pequenas quantidades de leite materno. Despeje o leite na bandeja bem higienizada e com tampa e congele. Retire os cubos conforme necessário. Procure bandejas feitas de silicone ou outro material feito especialmente para armazenar alimentos, livre de bisfenóis.

Os milkies, por exemplo, são recipientes de plástico que não contém BPA, já vêm em formato de pequenas porções e pode reutilizar a bandeja várias vezes;

O que não usar

Você não deve apenas armazenar leite materno em qualquer recipiente velho, bandeja de cubos de gelo ou plástico. O que quer que você use deve ser feito com materiais de qualidade, isentos de bisfenol. Entenda o porquê na matéria: "Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos" e "Mamadeira livre de BPA: o bebê realmente está realmente seguro?".

Verifique se as tampas de vidro ou plástico estão bem ajustadas. E não guarde o leite materno em embalagens descartáveis reutilizadas, elas não foram feitas para o armazenamento de longo prazo.

Se seu bebê estiver doente, é melhor usar leite fresco. O leite materno bombeado e armazenado tem benefícios para saúde do bebê, mas certas células podem começar a se decompor ao longo do tempo. Além do mais, mamar direto do peito, com o contato epitelial da mãe, é uma forma de afeto que também faz bem para o bebê.

Além disso, o leite materno fresco pode conter anticorpos que ajudam a prevenir doenças às quais o bebê pode ter sido exposto recentemente. Estudos demonstraram que o congelamento do leite não danifica macronutrientes importantes e outros componentes benéficos como os anticorpos por pelo menos nove meses ou mais, mas o bebê pode ter sido exposto a vírus depois do congelamento.

Como descongelar o leite materno na geladeira

Você pode descongelar o leite materno colocando-o na geladeira durante a noite ou por aproximadamente 12 horas. A partir daí, você pode deixar na geladeira por até 24 horas. Depois desse período pode haver proliferação de bactérias nocivas.

Qualquer leite usado para alimentar o bebê deve ser descartado após a mamada ou dentro de uma ou duas horas.

Para aquecer o leite que foi descongelado na geladeira, coloque-o em água corrente quente ou em banho maria até atingir a temperatura corporal. Teste antes de oferecê-lo ao bebê para garantir que ele não queime a boca.

Posso descongelar o leite materno à temperatura ambiente?

Descongelar o leite materno à temperatura ambiente não é recomendado.

  • Use o leite materno descongelado dentro de duas horas após deixá-lo em temperatura ambiente;
  • Descarte o leite descongelado dentro de uma ou duas horas após o bebê começar a mamar, para evitar contaminação bacteriana;
  • Não recongele o leite materno que já foi descongelado.

Posso descongelar o leite materno no micro-ondas?

Descongelar o leite materno usando um microondas não é recomendado. Fazer isso pode destruir os nutrientes benéficos no leite.

A temperatura do leite também pode ser inconsistente durante a cozedura. Isso pode levar ao desenvolvimento de pontos quentes no leite que podem queimar a boca do bebê. Em vez disso, descongele na geladeira durante a noite ou use água morna.

Quanto tempo você pode congelar o leite materno?

As diferenças entre quanto tempo você pode manter o leite materno congelado têm a ver com a temperatura dentro do compartimento do freezer.

  • O leite materno armazenado no freezer de uma geladeira comum pode permanecer bom por até nove meses. Idealmente, você deve usar este leite dentro de três a seis meses, de acordo estudo;
  • O leite armazenado no freezer que é somente freezer, pode durar até um ano, de acordo com estudo.

Embora o leite esteja seguro dentro desses períodos, estudos mostram que sua qualidade muda levemente com o tempo, podendo apresentar menor teor de gordura, proteína e calorias depois de 90 dias - com aumento da acidez.

Outros estudos mostraram que a vitamina C pode diminuir após cinco meses de congelado. Dito isto, o colostro permanece estável por pelo menos seis meses quando armazenado em um freezer. Outros estudos afirmam que o leite congelado por nove meses ou mais ainda contém importantes macronutrientes e proteínas imunoativas.

Por que o leite parece ou cheira estranho?

Você pode notar que a cor do leite materno varia de uma sessão para outra. Isso tem a ver com a dieta e o período de tempo na vida do bebê. A composição do leite materno muda com o tempo, à medida que o bebê cresce.

O leite materno descongelado também pode ter um cheiro diferente do fresco por causa de uma quebra nos ácidos graxos. Isso não significa que não é seguro beber ou que o bebê o rejeitará.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×