Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A manteiga ghee geralmente é vista como uma alternativa saudável. Entenda

A ghee é um alimento minimamente processado originário da Índia. Mas com a disseminação da cultura oriental pelo ocidente, passou a ficar conhecida no Brasil, principalmente entre os praticantes de ayurveda e yoga. A manteiga ghee geralmente é vista como uma alternativa saudável a outras formas de gordura, como a manteiga convencional e a margarina; e pode ser encontrada nas versões original (feita a partir do leite da vaca) e vegetal (feita a partir do óleo de palma). Mas há quem questione seus benefícios. Entenda:

Ayurveda
O que é a Ayurveda?
alimentos ultraprocessados e processados
Conheça alimentos processados e ultraprocessados

Manteiga ghee de origem animal

Do sânscrito गोघृत (ir-ghṛta), o ghee original é feito a partir do aquecimento do leite da vaca. Esse processo separa a parte mais gordurosa do leite, que é a base do ghee.

Calorias e nutrientes

Para efeito de comparação, confira os valores calóricos e nutricionais de uma colher de sopa (14 gramas) de ghee e de manteiga convencional:

 GheeManteiga
Calorias112100
Gordura13 gramas11 gramas
Gordura saturada8 gramas7 gramas
Gordura monoinsaturada4 gramas3 gramas
Gordura poli-insaturada0,5 gramas0,5 gramas
Vitamina A12% do valor diário (DV)11% do DV
Vitamina E2% do DV2% do DV
Vitamina K1% do DV1% do DV

Tanto a manteiga comum quanto o ghee são ricos em ácidos graxos saturados, que podem suportar altas temperaturas sem serem danificados. O ghee também produz menos acrilamida, um composto tóxico que é gerado com o aquecimento de óleos vegetais, como o óleo de soja. Saiba mais sobre esse tema na matéria:

batata com acrilamida
Acrilamida: substância em frituras é cancerígena?

O ghee contém uma maior concentração de gordura do que a manteiga e um pouco mais de ácido butírico e outras gorduras saturadas de cadeia curta. De acordo com estudos, essas gorduras podem reduzir a inflamação e promover a saúde intestinal.

Por que usar o óleo de coco para fritura?

A manteiga ghee também contém ácido linoleico, uma gordura poli-insaturada que pode ajudar a aumentar a perda de gordura, de acordo com estudo. No geral, as diferenças entre os dois tipos de manteiga são quase irrelevantes. A não ser pelo fato de que, o ghee, mesmo tendo sido feito do leite da vaca, é completamente livre de lactose e da proteína do leite caseína. Para pessoas que têm alergia ou sensibilidade a esses componentes lácteos, o ghee é a melhor escolha.

Outra preocupação é que, durante a produção de ghee em alta temperatura, pode ser produzido o colesterol LDL (considerado “ruim”). E o colesterol LDL está associado a um maior risco de desenvolvimento de várias doenças, incluindo doenças cardíacas (confira aqui estudo a respeito). Em contrapartida, a manteiga não tem colesterol ruim (confira aqui estudo a respeito).

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais