Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Festival com entrada franca exibe 47 filmes de temática socioambiental no MIS Cine Santa Tereza

Entre os dias 12 e 31 de outubro, Belo Horizonte receberá pela primeira vez a Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado à temática socioambiental.

Realizada em parceria com o MIS Cine Santa Tereza, a itinerância terá 47 filmes de 21 países, trazendo reflexões sobre temas urgentes ligados a questões socioambientais contemporâneas.

Fazem parte da programação os filmes de diversos programas da Mostra Ecofalante: a Homenagem a Silvio Tendler, o Panorama Internacional Contemporâneo, a Mostra Brasil Manifesto, a Competição Latino-Americana e a Sessão Infantil. Todas as exibições acontecerão no MIS Cine Santa Tereza e são gratuitas e abertas ao público.

Homenagem

Este ano, a Mostra Ecofalante homenageia o cineasta carioca Silvio Tendler, realizador dos documentários brasileiros que bateram recorde de público nas salas de cinema do país. São exibidas três recentes obras do diretor, entre elas “O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’), que estreou na edição mais recente da Mostra. O filme acompanha a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora, denunciando a violência no campo e nas comunidades tradicionais. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Na programação está também “Dedo na Ferida” (Brasil, 2017, 90′), que foi o grande vencedor na categoria ‘Longas’ da Competição Latino-Americana na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema. A obra trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social.

Já “Utopia e Barbárie” (Brasil, 2009, 120’) é um road-movie que passa pela Itália, Estados Unidos, Brasil, Vietnã, Cuba, Uruguai e Chile, entre outros países. A produção focaliza lugares e protagonistas da história, a fim de reconstruir uma narrativa do mundo a partir da Segunda Guerra Mundial. Mas tão importante quanto os temas retratados é o olhar do autor, que se constrói à medida em que o filme vai acontecendo, de maneira a dar voz a diferentes personagens, independentemente de suas orientações político-partidárias, com o objetivo de chegar a um rico painel de nossa época.

Serviço

  • Evento: 8ª Mostra EcoFalante de Cinema Ambiental
  • Data: 12 a 31 de outubro de 2019
  • Valor: gratuito
  • Locais: MIS e Santa Tereza
  • Confira a programação completa

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais