Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O protetor auricular pode fazer diferença na vida de quem tem o sono leve. Entenda seus benefícios e seus danos à saúde

O protetor auricular é um item muito prático que permite diminuir o impacto dos sons nos ouvidos. Alguns modelos, incluídos na categoria de Equipamento de Proteção Individual (EPI), são desenvolvidos para uso de trabalhadores durante o exercício de suas atividades profissionais. Os EPIs servem para proteger o trabalhador da exposição a ruídos nocivos e, muitas vezes, têm uso obrigatório por lei. Mas também existe outra categoria de protetor auricular mais comum no dia a dia: aqueles usados para dormir. Mas será que esse uso faz mal? Entenda:

Quais são os benefícios?

Criança dormindo. Imagem de emrah özaras por Pixabay 

O protetor auricular pode fazer diferença na vida de quem tem o sono leve, mora em uma região com poluição sonora intensa ou tem um parceiro ou pet que ronca.

poluição sonora
O que é poluição sonora e como evitá-la?

Isso é importante porque sons altos podem acordar o organismo do sono profundo e causar efeitos nocivos significativos. Mesmo que o despertar seja de apenas alguns segundos, leva tempo para o corpo retornar à fase de sono profundo.

De acordo com um estudo, ter um sono de baixa qualidade por um longo período de tempo pode aumentar o risco de:

Outro estudo observou que o sono de baixa qualidade também está relacionado à inflamação e à redução da função imunológica, que afetam negativamente a saúde. Dada a importância do sono para a saúde geral, é evidente que o protetor auricular oferece benefícios que vão muito além de apenas uma boa noite de sono.

Depressão pós-sexo
Depressão pós-sexo: o que é, causas e como tratar
diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar
Remédio natural para diabetes: conheça opções

Mas ele faz mal?

Apesar desses benefícios, ainda assim, há um debate a respeito da segurança do uso do protetor auricular. O tampão de ouvido costuma ser seguro, mas tem alguns efeitos colaterais em potencial, especialmente se for usado regularmente.

Com o tempo, o protetor auricular pode empurrar a cera de volta para o ouvido, causando um acúmulo. Isso pode causar vários problemas, incluindo perda auditiva temporária e zumbido. Para limpar a cera, será preciso usar algo para amolecê-la ou removê-la com seu médico.

Como fazer limpeza de ouvido com segurança

O protetor auricular também pode causar infecções no ouvido. Embora elas possam ser causadas por conta do acúmulo de cera, as bactérias que crescem no protetor auricular também podem ser as responsáveis pelo problema. As infecções de ouvido causam dor e, se não tratadas adequadamente, podem ter complicações, como perda auditiva.

Qual é o melhor tipo para dormir?

O protetor auricular comum pode ser encontrado nos formatos ventilado e não ventilado. Os ventilados têm um pequeno orifício, o que ajuda a equalizar a pressão no ouvido. Eles são úteis para voar e mergulhar, mas não funcionam melhor do que os tampões não ventilados quando se trata de dormir.

Além disso, o protetor auricular ventilado geralmente é classificado por seu material:

  • Cera: o tampão de cera é fácil de moldar ao tamanho do ouvido, sendo uma opção para dormir e nadar, pois é à prova d’água. Além de ser biodegradável;
  • Silicone: o protetor auricular de silicone rígido têm o benefício adicional de ser reutilizável, mas geralmente é desconfortável ​​para dormir, principalmente se você dorme de lado. O tampão de silicone macio funciona de maneira semelhante ao de cera e proporciona um ajuste confortável. No entanto, algumas pessoas podem achar que não são tão eficazes em bloquear sons quanto outros tipos.
  • Espuma (poliuretano): o protetor auricular de espuma é a opção mais barata. Ele também é macio, o que o torna uma boa opção para dormir. No entanto, seu material poroso o torna um bom ambiente para bactérias, portanto, você precisará substituí-lo com frequência. Além disso, seu material tem reciclagem difícil.

Você também pode conversar com sua médica ou médico sobre adquirir um protetor auricular personalizado. Isso envolve fazer um molde para os ouvidos e criar um par de tampões reutilizáveis ​​que correspondam à sua forma. O protetor auricular personalizado tende a ser mais caro e tem que ser limpo regularmente. Mas ele é muito bom em bloquear todos os ruídos – incluindo um despertador ou alerta de emergência, portanto, use-o com cautela.

Como usar o protetor auricular?

O uso correto do protetor auricular pode diminuir a ocorrência de seus efeitos colaterais. Siga estas etapas para usar o protetor de ouvido com segurança:

  1. Aperte o protetor auricular com os dedos limpos até que ele esteja estreito o suficiente para caber no seu ouvido;
  2. Puxe o lóbulo da orelha para longe da cabeça;
  3. Insira o tampão apenas o suficiente para bloquear o som. Não o empurre o máximo possível, porque você corre o risco de irritar o revestimento do tímpano;
  4. Se você estiver usando um protetor auricular de espuma, mantenha a mão sobre o ouvido até que ele se expanda e preencha a cavidade.

Se você estiver usando tampões descartáveis, especialmente os de espuma, substitua-os a cada poucos dias. Para prolongar sua vida, tente lavá-los todos os dias com água morna e sabão neutro. Apenas certifique-se de deixá-los secar completamente antes de colocá-los.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais