Como fazer limpeza ecológica de carros

eCycle

Fazer uma limpeza ecológica de carros pode ser mais fácil do que você imagina. Entenda:

limpeza ecológica de carros
Imagem editada e redimensionada de Hannes Villez, está disponível no Unsplash

Fazer uma limpeza ecológica de carros é uma ótima forma de pegar leve com o ambiente, evitar a exposição a produtos de limpeza feitos com químicos nocivos e pode ser mais fácil do que você imagina. Entenda:

Pense verde ao lavar seu carro

Se você precisar fazer a limpeza do carro em casa, escolha um sabão biodegradável. Ou você pode fazer sua própria lavagem de carro ecológica misturando uma xícara de detergente líquido para lavar louça e 3/4 de xícara de sabão de coco em pó (isento de cloro, fosfato e petrolatos) com três litros de água. Esse concentrado pode ser usado com moderação com água sobre as superfícies externas do carro. Conheça detergentes ecológicos nas matérias: "Lava-louças da Positiv.A: alternativa com menos impactos ambientais" , "Como fazer detergente caseiro" e "BioWash: conheça diversos produtos de limpeza 100 naturais".

Se precisa esfregar para retirar alguma sujeira que exija mais esforço, opte por uma bucha ecológica. Pode ser até mesmo a bucha vegetal, que além de natural e biodegradável, não vai riscar o carro como a bucha de polipropileno, que, além de tudo, é feita de plástico não biodegradável. Também existem esfregões de tecido PET reciclado feitos com redes de pesca fantasma. De quebra, você ainda ajuda a diminuir um problema que mata milhares de animais marinhos todos os dias. Entenda melhor na matéria: "Pesca fantasma: o perigo invisível das redes de pesca abandonadas no mar".

Prefira a água da chuva

Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável (pode conter desde partículas de poeira e fuligem, até sulfato, amônio e nitrato), portanto, não é adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, como lavar a calçada, fazer a limpeza ecológica do carro e até no vaso sanitário. Você pode captar a água da chuva com uma cisterna projetada para esse fim. Entenda melhor esse tema na matéria: "Captação de água da chuva: conheça as vantagens e como começar". Você também pode lavar o carro utilizando apenar um copo de água. Saiba como na matéria: "Aprenda a lavar seu carro com apenas um copo de água".

O ambiente interno do carro também merece uma limpeza ecológica

Fazer uma limpeza ecológica no ambiente interno do carro é uma ótima alternativa para evitar a exposição aos produtos químicos nocivos.

Alguns produtos de limpeza podem ser significativamente nocivos para a saúde. Entenda os porquês nas matérias: "Fazer limpeza com produtos químicos é tão nocivo quanto fumar 20 cigarros por dia, diz estudo" e "Pesquisador lista risco de possíveis danos causados por produtos de limpeza".

1) Água com gás e óleos essenciais

Pulverize um copo de água com gás com dez gotas do óleo essencial - ou mistura de óleos essenciais - de sua preferência (pode ser lavanda, alecrim e sálvia) sobre o banco do carro e use uma bucha vegetal para esfregar, então finalize com uma toalha de algodão (de preferência orgânico ou PET reciclado) limpa.

2) Vinagre e detergente caseiro

Misture uma xícara de vinagre, algumas gotas de detergente (consulte as matérias sobre detergente ecológico mencionada acima) e um litro de água quente. Em seguida, aplique a mistura no banco e use uma escova para esfregá-la. Em seguida use água limpa para enxaguar o assento.

3) Bicarbonato de sódio

Misture ¼ xícara de bicarbonato de sódio com uma xícara de água morna e esfregue a pasta sobre as machas no banco do carro com uma escova de dentes reutilizada. Se a mancha estiver difícil, deixe a solução descansar por cerca de 30 minutos.

Para turbinar a limpeza no banco do carro

  • Passe o aspirador de pó uma vez por semana;
  • Mantenha um toalha, uma escova e um pouco de água no porta-luvas para limpar sujeiras acidentais o mais rápido possível, evitando manchas;
  • Deixe um saquinho com grãos de café, carvão ativado ou cascas de frutas cítricas dentro do carro para evitar o mau cheiro;

Escolha os melhores multiuso e limpa vidros

Para fazer a limpeza ecológica do porta-luvas, vidros, região interna das portas e painel, prefira um multiuso e um limpa vidros com menor pegada ambiental. Descubra como escolher nas matérias: "Limpador multiuso da Positiv.A: opção mais ecológica" e "Do que é feito o limpador multiuso e quais seus impactos". Você também pode fazer um limpa vidros caseiro. Para saber como fazer seu próprio limpa vidros no vídeo:

Evite a necessidade de fazer limpeza no carro

Procure manter o carro limpo evitando comer dentro dele e deixe um recipiente para guardar o lixo (depois faça o descarte correto). Dessa forma, você gastará menos tempo e outros recursos materiais tendo que limpá-lo.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail