Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Alergia ao calor pode ser entendida como uma série de reações alérgicas que aparecem no clima quente

A alergia ao calor causa uma irritação que não é fácil de aguentar. Coceira, vermelhidão e até mesmo bolhas costumam aparecer quando a temperatura aumenta. Mas os efeitos do calor não se limitam à alergia na pele.

Infelizmente, algumas pessoas chegam até a desmaiar, ter insolação e ficar com a pressão baixa ou alta. E o pior é que fungos oportunistas começam a proliferar, como os da micose e os da candidíase.

Pressão Baixa
Pressão baixa: sintomas, causas e tratamento
Candidíase: causas, sintomas, tipos e como tratar

O que ocorre é que, com os dias mais quentes, as reações alérgicas podem aparecer devido ao calor e ao uso de tecidos sintéticos (que dificultam a absorção do suor) sapatos fechados, bijuterias, cosméticos nocivos, entre outros. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, 30% da população sofre de algum tipo de alergia.

Substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente

A miliária (mais conhecida por brotoeja) e a urticária colinérgica são tipos de alergia de pele que costumam aparecer com mais frequência no calor. A brotoeja aparece sobretudo em bebês e crianças pequenas, enquanto a urticária colinérgica é um tipo de alergia de pele (alergia ao suor) que aparece principalmente em adultos em períodos de calor ou realização de uma atividade física, por conta do aumento da temperatura do corpo.

alergia ao calor
Alergia ao calor pode ser comum após exercícios físicos. Imagem de StockSnap por Pixabay

Quais são os tipos de alergia do calor?

Alergia ao calor miliária (brotoeja)

A brotoeja é identificada pela aparição de erupções cutâneas pequenas que coçam – devido ao suor que ficou preso sob a pele com dutos das glândulas sudoríparas obstruídos. Ela pode apresentar vários níveis, que vão do suave até o quadro em que aparecem pústulas.

Ela pode aparecer em várias áreas do corpo, mas as mais comuns são a parte superior do tórax, pescoço, dobras do cotovelo, embaixo das mamas, no escroto e áreas que ficam em contato com as roupas, como as costas.

Além disso, a brotoeja também pode aparecer associada à foliculite, uma condição em que os folículos capilares ficam obstruídos e inflamam.

Foliculite: sintomas, tratamento e prevenção

Apesar de ser confundida com o herpes zoster, a brotoeja exige um tratamento diferente. Por isso, se você está em dúvida, procure aconselhamento médico.

Para prevenir esse tipo de “alergia ao calor” é indicado evitar expor o organismo ao suor excessivo, procurar resfriar a temperatura dos ambientes internos em épocas de temperaturas elevadas, usar roupas leves e de algodão (de preferência orgânico), evitar banhos muito quentes e utilizar apenas sabão e shampoos neutros.

Para o reduzir os sintomas da brotoeja é indicada a aplicação de loções à base de calamina, mentol ou cânfora. No entanto, é preciso ter cuidado e não aplicar nenhum produto na pele sem consultar um médico ou médica. Também é necessário evitar preparações à base de óleo (pomadas e cremes oleosos, em oposição a loções à base de água ou aquosas) que podem aumentar o bloqueio das glândulas sudoríparas e prolongar a duração da doença.

Urticária colinérgica

A urticária colinérgica é causada pelo aumento da temperatura corporal e pode ser desenvolvida em qualquer idade. Geralmente se desenvolve quando há prática de exercício físico, banho muito quente, estresse, ansiedade ou calor, mas some algumas horas depois.

Os principais sintomas da alergia com urticária costumam ser inchaço na pele com vermelhidão ao redor e coceira (aparecem nos primeiros seis minutos de exercício e pioram nos próximos 12 a 25 minutos). O inchaço começa no peito e pescoço e pode se espalhar para outras áreas, podendo durar até cerca de quatro horas.

Você também pode sentir sintomas de alergia ao calor como:

  • Dor abdominal
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Hipersalivação

A anafilaxia induzida pelo exercício pode apresentar sintomas fatais e requerem atenção médica imediata. Ligue para a ambulância se apresentar sintomas como:

  • Dificuldade ao respirar
  • Chiado
  • Dor abdominal
  • Náusea
  • Dor de cabeça

Uma das maneiras mais simples de gerenciar esse tipo de urticária é modificar a maneira como você se exercita e evitar situações que aumentem sua temperatura corporal. O seu médico pode aconselhá-lo sobre a melhor maneira de conseguir isso. Dependendo das suas necessidades, o tratamento pode envolver a limitação de exercícios ao ar livre durante os meses de verão, banho frio e estratégias de aprendizado para gerenciar o estresse e a ansiedade. Para outros sintomas da condição, muitas vezes o uso de anti-histamínicos é recomendado.

Os sintomas geralmente desaparecem em questão de horas, mas se eles forem frequentes, converse com seu médico sobre como prevenir futuros episódios. Você deve sempre procurar atendimento médico imediatamente se a condição causar chiado, dificuldade em respirar ou outros sintomas graves. Dê uma olhada na matéria: “Calor? Saiba como refrescar o ambiente da sua casa“, quem sabe estas dicas podem ajudar você a prevenir episódios de alergia ao calor.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais