12 dicas para acordar bem e ter um bom dia

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Um bom dia começa com alguns hábitos fáceis de aderir que podem ajudar a aumentar a disposição

Bom dia
Imagem editada e redimensionada de Bruce Mars, está disponível no Unsplash

Ter um bom dia, em parte, depende da sua disposição. Confira algumas dicas fáceis de aderir que podem te ajudar a acordar bem e com disposição.

1. Cuide do seu sono como se você fosse um bebê

Boa parte da sensação de acordar bem e disposto é devida a um bom descanso. Esse descanso é garantido quando estamos em um ambiente limpo e aconchegante com a mente e o coração tranquilos.

Dormir é uma necessidade fisiológica de todos os seres humanos. É um processo imprescindível para garantir que você acorde bem e tenha um bom dia (pelo menos na parte que depende única e exclusivamente de você).

Se os seus hábitos na hora de dormir puderem ter um efeito tão profundo no seu descanso, o mesmo poderia acontecer com sua rotina de vigília. Você provavelmente já ouviu falar de higiene do sono - o punhado de práticas recomendadas que ajudam você a adormecer à noite. Esses incluem:

  • desligando telas uma hora antes de dormir
  • virando na mesma hora todas as noites
  • criando um ambiente confortável para dormir

Levantar-se ao mesmo tempo todas as manhãs ajuda a manter o ritmo circadiano , o relógio biológico interno responsável pela sensação de sonolência.

Faça um esforço para subir na mesma hora todos os dias - mesmo nos fins de semana - para ver se você pode banir a queda do meio da manhã.

Como dormir bem para ter um bom dia:

  • Mantenha uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios; não consuma alimentos pesados e em grande quantidade - principalmente depois das 20h00 - e evite consumir estimulantes, como o café depois das 18h;
  • Mantenha seu quarto limpo e aconchegante. Para isso, evite utilizar produtos de limpeza que possam causar alergias e incômodos; retire objetos que tragam pensamentos desagradáveis, como alguma foto que você não goste; não acumule almofadas, bichos de pelúcia e cortinas que acumulem poeira e ácaros; organize suas roupas e outros objetos e, se possível, coloque alguma planta fácil de cuidar e que ajude a purificar o ar do ambiente;
  • Não use luzes brancas no quarto e no banheiro do quarto (se tiver), prefira cores quentes, pois a luz branca inibe o hormônio do sono, chamado melatonina;
  • Use óleos essenciais relaxantes como o óleo essencial de lavanda, de cedro (Juniperus virginiana), de capim-limão (lemongrass), ylang-ylang ou erva-doce;
  • Garanta que nenhum barulho o incomode durante o sono. Se preciso, use tampões de ouvido;
  • Evite ouvir músicas que deixam sua mente agitada algumas horas antes de se deitar, prefira as mais calmas;
  • Procure deitar conforme o dia escure, assim você alinha seu ritmo circadiano e dorme e acorda melhor;
  • A limpeza também vale para a mente. Não vá dormir com preocupações. Você tem as condições adequadas e quer resolver um problema no horário de dormir? Então resolva-o. Do contrário, desligue-se dele. Deixe para pensar nisso quando puder se dedicar a resolver, do contrário, serão dois problemas: aquele que você já tinha somado à sua ansiedade e provável insônia. Para tranquilizar a mente você pode meditar antes de dormir, repetir um mantra, fazer respiração pranayama ou praticar algumas posições da ioga.
  • Tome um banho relaxante e vista seu pijama mais confortável, ou durma sem nada. Evite usar calcinha ou cueca para dormir, principalmente as mais apertadas.

2. Evite o botão soneca

Você sabia que há uma palavra que define o ato de apertar o botão soneca repetidas vezes? Em inglês, o termo é drockling, e causa estragos na sua rotina matinal.

Praticar drockling confunde o relógio biológico, tornando mais difícil acordar bem, com disposição, e ter um bom dia. Quando você finalmente rola para fora da cama, é mais provável que você esteja tonto e irritado.

Se quiser dormir mais, durma mais 90 minutos, assim você completa um ciclo de sono completo. Acordar no meio do ciclo de sono pode fazer com que você se sinta cansado e indisposto, diminuindo as chances de ter um bom dia.

3. Beba um copo de água aromatizada com canela

A fadiga é um sintoma clássico de desidratação e até mesmo um caso leve pode desencadear sensação de sonolência, alterações na capacidade cognitiva e perturbações do humor. Deixe uma garrafinha de vidro com água e um pedaço de canela em pau dentro. Assim que abrir os olhos, tome um gole. Assim você garante sua hidratação e ainda fica energizado com as propriedades da canela. Para ter um bom dia, é preciso mandar a fadiga para longe. Conheça os benefícios da canela na matéria: "Canela: benefícios e como fazer seu chá".

4. Alongue-se

Há uma razão pela qual é tão bom se alongar ao acordar. Durante a noite, durante o sono REM, os músculos estão literalmente paralisados ​​(atonia), e reativá-los libera endorfinas que estimulam a energia. Se você puder fazer algumas posições simples e energizantes da yoga é melhor ainda. Um estudo concluiu que praticar yoga por apenas 25 minutos pode aumentar os níveis de energia a função cerebral - requisitos necessários para acordar bem e ter um bom dia.

5. Tome café da manhã

Ainda não se tem certeza se o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas um estudo diz que pular essa primeira refeição pode afetar negativamente a disposição e a capacidade de prestar atenção ao longo do dia. Outro estudo concluiu que pular o café da manhã pode levar ao desenvolvimento de obesidade em adolescentes. Monte um cardápio para o café da manhã que combate a fadiga. Procure por uma combinação de alimentos que combatem a fadiga, como proteínas magras, cereais integrais, nozes e frutas com baixo teor de açúcar.

6. Evite ingerir açúcar até o horário do almoço

Itens açucarados como refrigerantes, café com açúcar, sucos, bolos e cereais matinais podem levar ao aumento de açúcar no sangue, que causa sensação de esgotamento. Para ter um bom dia, com disposição, evite consumir açúcar. Preste atenção aos rótulos nutricionais. Em vez de tomar suco, refrigerante ou café com açúcar, procure fazer chás (sem açúcar) ou consumir frutas integrais, como a laranja.

7. Beba menos café

Beber menos café não significa não tomar nada de café. O café pode ser muito benéfico para a saúde, e, na dieta ocidental, é a maior fonte de antioxidantes. Mas consumir muita cafeína pela manhã pode, indiretamente, contribuir para o aumento da fadiga no final do dia.

Participantes de um estudo relataram sentir mais cansaço ​​no dia seguinte depois de consumirem bebidas com cafeína. Isso pode ser uma evidência de que tomar menos cafeína pela manhã pode ajudar a sentir menos cansado. Para ter um bom dia, evite as grandes canecas de café, beba em um pequena xícara.

8. Exponha-se ao sol

Expor-se à luz solar aumenta os níveis de serotonina do organismo, o que ajuda a melhorar o sono - e, portanto, aumenta a disposição durante o dia. De acordo com uma série de estudos, passar um tempo na natureza faz as pessoas sentirem-se mais dispostas.

9. Faça exercício aeróbico pela manhã

Claro, quando você quer rastejar de volta para a cama, o exercício pode parecer muito desagradável - mas pode ser exatamente o que seu corpo precisa para se sentir energizado. Um estudo mostrou que a prática de exercício físico está correlacionada à menor sensação de fadiga. Tente fazer uma caminhada rápida, organizar a casa ou andar de bicicleta de manhã.

10. Controle o estresse

É possível que sentimentos negativos sobre o seu trabalho ou estressores em casa estejam drenando sua força da manhã. Talvez você não consiga consertar certas situações da noite para o dia, mas, depois de identificá-las como uma fonte de exaustão mental e física, muitas vezes você pode tomar algumas medidas para aliviá-las. Agilize as manhãs corridas em casa fazendo almoços escolares na noite anterior ou reserve tempo para meditações matinais e crie calma antes do início do dia.

11. Tenha um bom motivo para levantar

Às vezes, tudo o que você precisa para ter um bom dia é olhar para além do horizonte. Se o único motivo pelo qual você se levanta da cama é trabalhar para sustentar sua casa, repense suas motivações. Lembre-se que você vem em primeiro lugar. Planeje levantar da cama para fazer algo que você goste e tenha uma rotina de autocuidado.

Faça passeios ao ar livre, prepare um café da manhã caprichado para si mesmo ou qualquer outra atividade cativante que te ajuda a começar bem o dia.

12. Cuide da saúde mental

Se a fadiga matinal se tornar um problema crônico, isso pode ser causado por depressão ou ansiedade. Pessoas com depressão ou ansiedade podem se sentir piores pela manhã. A única maneira de saber se esse é o seu caso, no entanto, é com ajuda de um profissional.



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