O que é oxicoco e seus benefícios

eCycle

O oxicoco, também chamado de cranberry, ajuda a melhorar o estado de saúde geral, incluindo problemas estomacais e no fígado

Suco de oxicoco
Imagem editada e redimensionada de Evan Wise, está disponível no Unsplash

O oxicoco, também chamado de cranberry, é uma fruta que cresce em arbustos perenes do gênero Vaccinium. Na Inglaterra, cranberry pode se referir a espécie nativa Vaccinium oxycoccos, enquanto que na América do Norte, pode referir-se à espécie Vaccinium macrocarpon. O suco de oxicoco é conhecido por ajudar no combate à infecção urinária, mas esse não é o seu único benefício. O oxicoco é um fruta pantanosa rica em água e nutrientes que ajudam a melhorar o estado de saúde geral, incluindo problemas estomacais e no fígado. Quando amadurecido, o oxicoco cai na água e fica boiando, o que aumenta seu contato com a luz solar e seu valor nutricional.

O oxicoco representa a maior colheita comercial de estados americanos e províncias canadenses, sendo encontrado na forma de suco, molho e no formato fresco. Como acontece com a maioria das frutas, é melhor ingerir o oxicoco em sua versão integral, mas também é possível obter benefícios nutricionais do suco. Confira seus benefícios:

Previne infecções urinárias

O oxicoco contém proantocianidinas, que são compostos que ajudam a prevenir infecções urinárias, impedindo que as bactérias se liguem ao revestimento do trato urinário.

Faz bem para o coração

O oxicoco também contém fitonutrientes, que proporcionam efeitos anti-inflamatórios. A inflamação desempenha um papel na destruição dos vasos sanguíneos ao longo do tempo. Os vasos danificados atraem a placa causando aterosclerose. Por proteger contra a inflamação, o oxicocoajuda a prevenir contra doenças cardíacas.

Previne o câncer

Os fitoquímicos presentes no oxicoco são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o organismo dos danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento e também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition descobriu que o oxicoco pode ter um papel na prevenção do câncer através de mudanças na dieta.

Melhora a saúde digestiva

Os mesmos compostos que ajudam a proteger o coração também melhoram a função do sistema digestivo. Eles podem impedir que as bactérias como a Helicobacter pylori (H. pylori) cresçam e se multipliquem no revestimento do estômago e oferecem proteção contra o câncer de cólon.

Se for tomar suco, escolha com sabedoria

Quando você está procurando por suco de oxicoco saudável, é importante não cair nas armadilhas dos rótulos. Há uma grande diferença entre o suco de oxicoco e o néctar de oxicoco.

O néctares processados contêm altas quantidades de açúcares adicionados como xarope de milho de alta frutose; e pouquíssimo oxicoco. Faça seu próprio suco de oxicoco ou procure etiquetas que digam “feito com 100% de fruta” ou que liste outros adoçantes naturais, como suco de maçã ou de uva.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail