Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Brotos contêm maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais do que as sementes não germinadas

Germinar brotos comestíveis é uma prática que pode ser muito benéfica para a saúde. Quando germinados, as sementes e os grãos aumentam sua quantidade de proteínas, vitaminas e minerais; além de diminuírem a quantidade de antinutrientes e melhorar sua digestibilidade. Confira:

Como funciona

Para cultivar brotos, de modo geral, primeiro é preciso deixar as sementes de molho por até 24 horas. Depois dessa etapa, é necessário drenar todo a água do molho e borrifar com água nova durante alguns dias.

Semente de girassol
Semente de girassol tem benefícios incríveis

Os grãos e as leguminosas como o girassol, trigo-sarraceno, o feijão, o grão-de-bico e a lentilha podem ser cozidos e adicionados aos pratos ou moídos e acrescentados na farinha utilizada para diversos fins, como a panificação. O processo de germinação aumenta a concentração de vários nutrientes e diminui a quantidade de antinutrientes.

Aumenta a quantidade de nutrientes e a digestibilidade dos grãos

O grãos integrais e as leguminosas são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais importantes, incluindo ferro, zinco e magnésio (confira aqui estudos a respeito: 1, 2). Eles também contêm uma boa quantidade de proteína, que é essencial para o crescimento, desenvolvimento, função imunológica e saúde geral (confira aqui estudo a respeito: 3).

Mas, de acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, a germinação pode aumentar ainda mais a quantidade de aminoácidos (proteínas) e a biodisponibilidade de vitaminas e minerais. Um outro estudo mostrou que, em comparação às sementes de feijão não brotadas, os brotos de feijão-fradinho possuem de quatro a 38 vezes mais vitamina C, nove a 12% mais proteína e uma digestibilidade 20% maior.

Outro estudo mostrou que brotar sementes de trigo-sarraceno aumenta significativamente os níveis de antioxidantes, proteínas, flavonoides e nutrientes; e diminui os antinutrientes.

Conheça 10 alimentos ricos em proteínas

Além disso, germinar brotos pode reduzir a quantidade de glúten dos grãos, o que pode torná-los mais fáceis de digerir, especialmente para as pessoas sensíveis ao glúten, de acordo com estudo.

O que é glúten e quais são seus prejuízos à saúde?

Diminui a quantidade de antinutrientes

O ácido fítico, as lectinas e os inibidores de protease são compostos encontrados nos grãos e legumes que reduzem a capacidade de absorção de nutrientes, e por isso são chamados de “antinutrientes” (confira aqui estudo a respeito: 4). Germinar brotos desses grãos, por outro lado, pode reduzir o teor do antinutriente ácido fítico em até 81% (confira aqui estudos a respeito 4, 5).

Outro estudo descobriu que germinar brotos diminuiu os níveis de lectina em 85% e os inibidores de protease em 76%. Esse processo pode aumentar a absorção de proteínas e minerais importantes, como ferro, zinco, cálcio, magnésio e manganês (confira aqui estudo a respeito: 5).

Alimentos rico em ferro
Quais são os alimentos ricos em ferro?

Aumenta a saciedade e ajuda a perder peso

Se você está acima do peso, começar a germinar brotos em casa para o consumo próprio pode ser uma forma de começar a colocar a saúde em dia. Os brotos são ricos em fibras, que aumentam a saciedade e auxiliam a perda de peso (confira aqui estudo a respeito: 6).

Alimentos ricos em fibras
Conheça os melhores alimentos ricos em fibras para incluir na dieta
fibras alimentares
O que são fibras alimentares e seus benefícios?

Eles também contêm uma boa quantidade de proteínas, que reduzem o apetite e a ingestão de calorias (confira aqui estudo a respeito: 7). Além disso, um estudo realizado com 1.475 pessoas mostrou que aquelas que consumiram feijão regularmente apresentaram peso corporal e circunferência da cintura menores do que aquelas que não tinham esse hábito. Os consumidores de feijão ainda apresentaram um risco 23% menor de aumento do tamanho da cintura e 22% menor de obesidade.

Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa

Melhora os níveis de açúcar no sangue

As fibras presentes nos brotos também ajudam a controlar o açúcar no sangue, retardando a absorção de glicose na corrente sanguínea, o que evita picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito: 8).

Alimentos ricos em fibras
Conheça os melhores alimentos ricos em fibras para incluir na dieta

De acordo com um estudo realizado em 11 pessoas, o consumo de arroz germinado durante seis semanas reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue, em comparação com o arroz branco. Outros estudos também encontraram uma conexão entre o consumo de leguminosas germinadas e grãos integrais e melhor controle do açúcar no sangue.

Cultivar brotos faz bem

Os brotos podem ser cozidos e usados ​​em sopas, ensopados, molhos e risotos. Crus, eles combinam perfeitamente com saladas e lanches. O cultivo caseiro de brotos também é uma forma de garantir um alimento orgânico sempre à mão, economizar idas ao mercado e evitar embalagens descartáveis.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais