Vinagre de maçã emagrece?

eCycle

O vinagre de maçã pode ajudar a perder peso e gordura corporal. Entenda

vinagre de maça emagrece
Imagem editada e redimensinada de Jacek Dylag, está disponível no Unsplash

O vinagre de maçã tem sido usado como tônico de saúde há milhares de anos. Alguns estudos mostram que ele proporciona muitos benefícios à saúde, como a redução dos níveis de açúcar no sangue. Mas será que o vinagre de maçã emagrece? Confira:

Como é feito

O vinagre de maçã é feito em um processo de fermentação em duas etapas. Primeiro, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool. Em seguida, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.

A produção tradicional de vinagre de maçã demora cerca de um mês, embora alguns fabricantes acelerem drasticamente o processo de modo que leve apenas um dia. Feito de forma caseira, ele preserva probióticos benéficos e minerais. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Como fazer vinagre de maçã".

O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre de maçã. Também conhecido como ácido etanoico, é um composto orgânico com sabor amargo e cheiro marcante. Cerca de 5-6% do vinagre de maçã é ácido acético. Ele também contém água e traços de outros ácidos, como o ácido málico.

Uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.

O ácido acético é um ácido graxo de cadeia curta que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo. Alguns estudos em animais sugerem que ele pode promover a perda de peso de várias maneiras:

  • Reduz os níveis de açúcar no sangue: Em um estudo com ratos, o ácido acético melhorou a capacidade do fígado e dos músculos de absorver o açúcar do sangue;
  • Diminui os níveis de insulina: No mesmo estudo com ratos, o ácido acético também reduziu a proporção de insulina para glucagon, o que pode favorecer a queima de gordura;
  • Melhora o metabolismo: Outro estudo em ratos expostos ao ácido acético mostrou um aumento na enzima que aumenta a queima de gordura e diminui a produção de gordura e açúcar no fígado
  • Reduz o armazenamento de gordura: O tratamento de ratos obesos e diabéticos com ácido acético ou acetato protege-os do ganho de peso e aumenta a expressão de genes que reduzem o armazenamento de gordura da barriga e a gordura do fígado (confira aqui estudos a respeito: 1, 2;
  • Queima de gordura: Um estudo em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura suplementada com ácido acético encontrou um aumento significativo nos genes responsáveis ​​pela queima de gordura, o que levou a menos acúmulo de gordura corpora;
  • Suprime o apetite: outro estudo sugere que o acetato pode suprimir os centros no cérebro que controlam o apetite, o que pode levar à redução da ingestão de alimentos.

Embora os resultados de estudos com animais pareçam promissores, são necessárias pesquisas em humanos para confirmar esses efeitos.

Aumenta saciedade e reduz a ingestão de calorias

O vinagre de maçã proporciona saciedade e diminui a ingestão de calorias (confira aqui estudos a respeito: 3, 4).

Em um pequeno estudo com 11 pessoas, aquelas que ingeriram vinagre em uma refeição rica em carboidratos tiveram uma resposta 55% menor no nível de açúcar no sangue uma hora após a ingestão. Elas também consumiram 200-275 calorias a menos pelo resto do dia.

Além de seus efeitos supressores de apetite, o vinagre de maçã também reduz a velocidade com que o alimento deixa o estômago.

Em outro pequeno estudo, ingerir vinagre de maçã com uma refeição rica em amido diminuiu significativamente o esvaziamento do estômago. Isso levou a um aumento da saciedade e reduziu os níveis de açúcar no sangue e insulina.

No entanto, algumas pessoas podem ter uma condição que torne esse efeito prejudicial, como a gastroparesia - uma complicação comum do diabetes tipo 1. O consumo de insulina com a ingestão de alimentos torna-se problemático, pois é difícil prever quanto tempo levará para que o açúcar no sangue suba após uma refeição.

Como o vinagre de maçã tem demonstrado prolongar o tempo que o alimento fica no estômago, tomá-lo com as refeições pode piorar a gastroparesia (confira aqui estudo a respeito: 5).

Pode ajudar a perder peso e gordura corporal

Os resultados de um estudo em humanos indicam que o vinagre de maçã tem efeitos impressionantes no peso e na gordura corporal.

Neste estudo de 12 semanas, 144 adultos obesos japoneses consumiram uma colher de sopa (15 ml) de vinagre, duas colheres de sopa (30 ml) de vinagre ou um placebo todos os dias.

Eles foram orientados a restringir o consumo de álcool, mas continuaram com sua dieta e atividade habituais durante todo o estudo.

Aqueles que consumiram uma colher (15 ml) de vinagre por dia tiveram - em média - os seguintes benefícios:
  • Perda de peso: 1,2 kg
  • Diminuição do percentual de gordura corporal: 0,7%
  • Diminuição da circunferência da cintura: 1,4 cm
  • Diminuição nos triglicerídeos: 26%
Aqueles que ingeriram duas colheres de sopa (30 ml) de vinagre por dia apresentaram:
  • Perda de peso: 1,7 kg
  • Diminuição do percentual de gordura corporal: 0,9%
  • Diminuição da circunferência da cintura: 1,9 cm
  • Diminuição nos triglicerídeos: 26%

O grupo placebo na verdade ganhou 0.4 kg, e a circunferência da cintura aumentou.

De acordo com esse estudo, adicionar uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã à dieta emagrece e reduz o percentual de gordura corporal, além de diminuir os triglicerídeos no sangue.

Outro estudo de seis semanas em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura e alta caloria descobriu que o grupo que ingeriu alta dose de vinagre ganhou 10% menos gordura do que o grupo controle e 2% menos gordura do que o grupo de baixa dose de vinagre.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail