Coentro: o que é e benefícios das folhas e sementes de coentro

eCycle

Folhas e sementes de coentro têm sabores, aromas e benefícios distintos

coentro
Imagem editada e redimensionada de Jules, está disponível no Flickr

O coentro é uma planta pertencente à família Apiaceae, de nome científico Coriandrum sativum. Apesar da incerteza sobre sua origem, sabe-se que os antigos egípcios já o utilizavam para embalsamar corpos e como planta medicinal para melhorar a digestão, acalmar e aliviar dores articulares. Acredita-se que o coentro seja originário da bacia do Mediterrâneo, onde os gregos e romanos o utilizavam em pratos e bebidas. Suas folhas e sementes também são utilizadas nas cozinhas indiana, árabe e brasileira. Entretanto, as diferentes partes do coentro possuem benefícios distintos. Confira:

Propriedades nutricionais


Sementes de Coentro (% IDR) Coentro (% IDR)
Fibra dietética 1,1 16,8
Vitamina A 13,5 0
Vitamina C 4,5 3,5
Vitamina K 38,8 0
Manganês 2,1 9,5
Ferro 1 9,1
Magnésio 0,6 8,2
Cálcio 0,7 7,1
Cobre 1,1 4,9
Fósforo 0,5 4,1
Selênio 0,1 3,7
Potássio 1,5 3,6
Zinco 0,3 3,1

Vale a pena notar que as folhas frescas de coentro são compostas de 92,2% de água. Enquanto isso, as sementes de coentro têm apenas 8,9% de água. Essa é uma das principais razões pelas quais o o coentro tem baixos níveis de minerais em peso, já que a água não contém minerais ou calorias (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

Sementes são bem diferentes das folhas

As folhas e sementes de coentro são bem diferentes em termos de sabor e aroma. Enquanto as folhas têm um sabor refrescante, perfumado e cítrico, as sementes têm um sabor que lembra noz-moscada. O coentro é considerado uma planta polêmica, pois não abatido. Muitas pessoas apreciam o seu sabor e aroma, mas outras não suportam. Curiosamente, as pessoas que acham o coentro repulsivo tendem a ter um traço genético que os faz perceber como “sujo” ou “com gosto de sabão” (confira aqui estudo a respeito: 4).

Um estudo analisou a proporção de pessoas de diferentes etnias que não gostam de coentro. Os resultados mostraram que 21% dos asiáticos orientais, 17% dos caucasianos, 14% dos afrodescendentes, 7% dos sul-asiáticos, 4% dos hispânicos e 3% dos participantes do Oriente Médio não gostavam das folhas de coentro.

Para que serve

As diferentes propriedades das folhas e sementes de coentro levaram as pessoas a usá-las de forma diferente nas receitas. O sabor refrescante e cítrico das folhas é comum em pratos sul-americanos, mexicanos, sul-asiáticos, chineses e tailandeses. Esses pratos incluem:

  • Salsa: um prato mexicano
  • Guacamole: Um molho à base de abacate
  • Chutney: um molho de origem indiana
  • Açorda à alentejana: uma sopa de pão portuguesa

Já as sementes de coentro, com sabor mais quente e picante, são usadas em pratos como:

  • Curry
  • Arroz
  • Sopas e ensopados
  • Legumes em conserva
  • Pão Borodinsky: Um pão de centeio de origem russa
  • Dhana dal: sementes de coentro assadas e esmagadas, um lanche indiano popular

Assar seco ou aquecer sementes de coentro pode melhorar o seu sabor e aroma. Enquanto as moídas ou em pó perdem o sabor rapidamente, por isso são mais apreciadas frescas.

Benefícios do coentro para saúde

Pode reduzir a inflamação

As folhas e sementes de coentro são excelentes fontes de antioxidantes, compostos que reduzem a inflamação causada por radicais livres (confira aqui estudo a respeito: 5).

Um estudo realizado em animais descobriu que os antioxidantes presentes no extrato de coentro ajudaram a combater o envelhecimento da pele (fenômeno muitas vezes acelerado por danos causados ​​pelos radicais livres).

Além disso, um outro estudo em tubo de ensaio descobriu que os antioxidantes presentes em um extrato de semente de coentro reduziram a inflamação e inibiram o crescimento de células cancerígenas do estômago, próstata, cólon, mama e pulmões.

Pode reduzir o risco de doenças cardíacas

A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo. Alguns estudos em tubo de ensaio e em animais mostraram que as folhas e a semente de coentro podem reduzir vários dos fatores de risco para doenças cardíacas (confira aqui os estudos: 6, 7).

Um outro estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de coentro pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos, o que, potencialmente, pode reduzir o risco de doença cardíaca.

Além disso, um estudo em animais descobriu que o extrato de sementes de coentro reduziu significativamente a pressão arterial. Além disso, levou os animais da pesquisa a eliminarem mais água e sal através da urina, o que ajudou a reduzir a pressão arterial.

Pode baixar os níveis de açúcar no sangue

A elevação dos níveis de açúcar no sangue é um fator de risco para diabetes tipo 2. Surpreendentemente, as sementes e as folhas de coentro podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Acredita-se que isso se deve ao aumento dos níveis de atividade das enzimas que ajudam a remover o açúcar do sangue (confira aqui estudo a respeito: 8).

Um estudo realizado com animais mostrou que aqueles que ingeriram sementes de coentro apresentavam significativamente menos açúcar na corrente sanguínea.

Em outro estudo com animais, as folhas de coentro mostraram ser quase tão eficazes quanto um medicamento para diabetes na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Estudos em tubos de ensaio mostraram que as propriedades antimicrobianas e antibacterianas das folhas e das sementes de coentro podem ajudar combater infecções. Um estudo em tubo de ensaio mostrou que os compostos de folhas frescas de coentro ajudaram a combater infecções transmitidas por alimentos ao matar bactérias como Salmonella enterica (16 Fonte Confiável).

Outro estudo de tubo de ensaio mostrou que as sementes de coentro combatem bactérias que comumente causam infecções do trato urinário (ITUs) ( 17 ).

No entanto, não há atualmente nenhuma evidência de que coentro ou coentro possam ajudar a combater infecções em humanos, portanto é necessária mais pesquisa baseada em humanos.

Como escolher e armazenar coentro e as sementes de coentro

Quando você compra o coentro, é melhor escolher folhas verdes e aromáticas. Evite comprar folhas amarelas ou murchas, pois elas não são tão saborosas. O ideal é plantá-lo de forma orgânica em casa. Mas quando isso não for possível, compre sementes inteiras, em vez de moídas ou em pó. Uma vez que o coentro é moído, ele perde o sabor rapidamente, então você obterá os melhores resultados se o moer pouco tempo antes de usá-lo.

Para guardar o coentro na geladeira, apare o fundo das hastes e coloque o cacho em uma jarra com alguns centímetros de água. Certifique-se de trocar regularmente a água e verificar se há folhas amarelas ou murchas. O coentro também pode ser desidratado para durar mais tempo, mas isso faz com que perca muito do seu sabor fresco e cítrico.


Adaptado de Ryan Raman e Wikipedia

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail