Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Benefícios da berinjela fazem dela um alimento aliado de quem possui diabetes

A berinjela é uma fruta (sim, é uma fruta!) que pode ser encontrada em uma variedade de tamanhos e cores, incluindo as versões preta, vermelha, verde e roxo. Além da versatilidade em receitas, os benefícios da berinjela incluem o seu teor de antioxidantes, nutrientes e prevenção a doenças cardíacas. Entre outros benefícios que você pode conferir seguindo a leitura:

É rica em nutrientes

Um copo de berinjela crua (cerca de 82 gramas) contém os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 20
  • Carboidratos: 5 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Manganês: 10% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Folato: 5% da IDR
  • Potássio: 5% da IDR
  • Vitamina K: 4% da IDR
  • Vitamina C: 3% da IDR

Fornece antioxidantes

O antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres no organismo, prevenindo quadros crônicos como o câncer e as doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre eles na matéria: “Antioxidantes: o que são e em quais alimentos encontrá-los“.

A berinjela é rica em um antioxidante chamado antocianina, uma substância responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas. A antocianina encontrada na berinjela é eficaz para proteger as células contra danos causados por radicais livres nocivos (confira aqui estudos a respeito: 1, 2), ajudando a combater dessa forma, doenças crônicas como o câncer. Saiba mais sobre as antocianinas na matéria: “Antocianina presente nas frutas vermelhas traz benefícios“.

Pode reduzir o risco de doença cardíaca

Em um estudo, coelhos com colesterol alto que receberam 10 ml de suco de berinjela, diariamente, por duas semanas, apresentaram níveis mais baixos de colesterol LDL (considerado “ruim”) e triglicerídeos, dois marcadores de sangue que podem levar a um aumento do risco de doença cardíaca quando elevados.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Em um outro estudo, animais que foram alimentados com berinjela crua ou grelhada por 30 dias apresentaram melhorara na função cardíaca e reduziram a gravidade do ataque cardíaco.

Pode melhorar os níveis de açúcar no sangue

As fibras presentes na berinjela ajudam a reduzir o açúcar no sangue, pois elas passam intactas pelo sistema digestivo, diminuindo a taxa de digestão e, consequentemente, os picos de açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito: 3).

Além disso, de acordo com outro estudo, os polifenóis presentes em vegetais como a berinjela podem reduzir a absorção de açúcar e aumentar a secreção de insulina, melhorando o nível de açúcar no sangue.

Um estudo feito em tubo de ensaio que analisou os extratos enriquecidos com polifenol específico da berinjela mostrou que eles reduzem os níveis de enzimas específicas que influenciam a absorção de açúcar, ajudando a reduzir o açúcar no sangue. Isso tudo significa que a berinjela pode ser um alimento amigável para quem busca controlar a diabetes, assim como outros alimentos ricos em fibras como os grãos integrais e os vegetais. Saiba mais sobre as fibras nas matérias: “O que são fibras alimentares e seus benefícios?” e “Alimentos ricos em fibras combatem diabetes e colesterol alto“.

diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar
Conheça o índice glicêmico das frutas

Pode ajudar a perder peso e previne o câncer

Por ser rica em fibras e baixa em calorias, a berinjela é uma excelente aliada de quem está acima do peso. Ela proporciona saciedade e reduz a ingestão de calorias. Cada xícara (cerca de 82 gramas) de berinjela crua contém três gramas de fibra e apenas 20 calorias.

Além disso, uma revisão de 200 estudos concluiu que comer frutas e vegetais como a berinjela aumenta a proteção contra câncer de pâncreas, estômago, colo-retal, bexiga, colo do útero e mama.


Fonte: Rachael Link, Pub Med e Nutrition Data


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais