Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Faça sua parte no Dia da Reciclagem e ao longo de todo o ano e recicle seus resíduos

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Como o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.

Cores da coleta seletiva: seus significados

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem por aqui ainda é muito baixa. Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, nosso país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%.

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

No Dia Internacional da Reciclagem e ao longo de todo o ano, o consumidor precisa se engajar e fazer sua parte, que é destinar seus resíduos corretamente. Em cidades onde a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e jogar cada um na lixeira apropriada. Nas outras cidades, é importante procurar pontos de descarte apropriados. Encontre o mais próximo da sua casa na busca gratuita do Portal eCycle.

“Looop”: como funciona o novo sistema de reciclagem de roupas da H&M

Seja qual for a situação da limpeza urbana na sua cidade, não jogue lixo a céu aberto. A criação de lixões é um problema socioambiental grave e deve ser evitada a qualquer custo. Se não for possível reciclar, garanta que seus resíduos cheguem ao menos em um aterro sanitário.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais