Como limpar sofá com bicarbonato de sódio?

eCycle

Limpar o sofá com bicarbonato de sódio é um método eficaz, prático e evita a exposição a produtos químicos nocivos

como limpar sofá com bicarbonato de sódio
Imagem editada e redimensionada de Sven Brandsma, está disponível no Unsplash

Você já parou para pensar que existe um método muito simples que ensina como limpar o sofá com bicarbonato de sódio? Esse método é ótimo por evitar a exposição a produtos químicos nocivos, além de ser prático e eficaz.

Para isso, você só precisa separar uma quantidade de bicarbonato de sódio o suficiente para cobrir a região do sofá que precisa ser limpa. Em seguida, acrescente água aos poucos até formar um pasta.

Com uma espoja (de preferência bucha vegetal - entenda o porquê na matéria: "Bucha vegetal: como usar e seus diversos benefícios"), esfregue a região manchada com a pasta de bicarbonato de sódio.

Se a mancha estiver muito profunda, você também pode usar uma escova para remover a sujeira. Deixe essa mistura agir por pelo menos 40 minutos, ou até que seque e remova com um aspirador de pó.

Você também pode limpar o sofá a seco usando o mesmo procedimento, mas sem a água, obviamente.

Por que usar bicarbonato na limpeza do sofá?

O bicarbonato de sódio é um sal de fórmula NaHCO3 encontrado na forma de pó branco e cristalino, com pH alcalino. Ele é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias (veja mais na matéria "Utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha"). Também é bastante utilizado para combater maus odores devido à sua ação antisséptica, que combate o crescimento bacteriano. Mas, na verdade, ele possui inúmeras utilidades nas mais diferentes situações, que vão da limpeza de paredes à da pele.

como limpar o sofá com bicarbonato de sódio
Imagem editada e redimensionda de PTMP, está disponível no Unsplash

O bicarbonato de sódio que encontramos para venda é indicado como adequado para o uso alimentar, serve para a preparação de produtos de beleza, para tratar problemas de saúde leves como aftas e azia e é ótimo para a limpeza.

Ele neutraliza os odores dos tecidos do sofá e ainda tem ação abrasiva, que ajuda a exfoliar as manchas de sujeira.

Usar bicarbonato de sódio para limpar o sofá permite que você faça uma limpeza eficiente, eficaz e saudável, pois esse método evita gastos de tempo e energia, tem bons resultados, economiza produtos de limpeza e não demanda produtos nocivos para a sua saúde, de seus filhos e animais. Saiba mais sobre esse tema nas matérias: "Substâncias para evitar nos cosméticos e produtos de higiene" e "Fazer limpeza com produtos químicos é tão nocivo quanto fumar 20 cigarros por dia, diz estudo".


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail