Conheça 12 tipos de massagem e seus benefícios

eCycle

Existem vários tipos de massagem que se concentram em diferentes partes do corpo, com distintas abordagens de cura

tipos de massagem
Imagem editada e redimensionada de alan caishan, está disponível no Unsplash

Massagem é a prática de esfregar e amassar o corpo usando as mãos, aplicando pressão local de modo suave ou forte, com a finalidade de aliviar a dor e a tensão dos músculos e articulações do corpo. Um massagista é uma pessoa treinada para fazer massagem.

Existem vários tipos de massagem que se concentram em diferentes partes do corpo, com distintas abordagens de cura. Confira:

1. Massagem sueca

A massagem sueca é um tipo de massagem de corpo inteiro que é ideal para pessoas que são iniciantes, têm muita tensão e são sensíveis ao toque. Ela ajuda desfazer os nós musculares e é uma boa escolha para relaxar completamente.

Para esse tipo de massagem, é necessário retirar as roupas, com exceção da roupa íntima. A pessoa a ser massageada é coberta por um lençol que será retirado pelo massagista apenas das partes massageadas.

O massagista usará uma combinação de:
  • Amasso;
  • Movimentos longos e fluidos na direção do coração;
  • Movimentos circulares profundos;
  • Vibração e batidas;
  • Técnicas de movimento articular passivo.
Normalmente, uma massagem sueca dura entre 60 e 90 minutos.

2. Massagem com pedras quentes

tipos de massagem
Imagem editada e redimensionada de Sara Johnston, está disponível no Unsplash

A massagem com pedras quentes é indicada para pessoas que têm dores musculares e tensão, ou que simplesmente querem relaxar. Esse tipo de massagem terapêutica é semelhante à massagem sueca, a única diferença é que são usadas pedras em vez das mãos. Ela serve para aliviar a tensão muscular, relaxar, melhorar o fluxo sanguíneo e a dor.

O massagista coloca pedras aquecidas em diferentes áreas do corpo fazendo movimentos similares aos da massagem sueca, com pressão suave.

A pessoa a ser massageada não usa roupas, a não ser que se sinta mais confortável. Esse tipo de massagem costuma durar 90 minutos.

3. Massagem de aromaterapia

tipos de massagem
Imagem editada e redimensionada de Christin Hume, está disponível no Unsplash

A massagem de aromaterapia é um tipo de massagem indicado para pessoas que buscam se curar emocionalmente. Esse tipo de massagem melhora o humor; reduz o estresse e a ansiedade; alivia a tensão muscular e a dor; e reduz os sintomas da depressão.

O massoterapeuta combina pressão suave e uso de óleos essenciais na pele e em um difusor.

Às vezes, a massagem de aromaterapia se concentra apenas nas costas, ombros e cabeça e dura entre 60 e 90 minutos.

4. Massagem profunda

Durante a massagem profunda é utilizada mais pressão do que na massagem sueca. É uma boa opção para quem tem problemas musculares crônicos, como dor ou lesão. Pode ajudar a aliviar os músculos tensos, a dor muscular crônica e a ansiedade.

Durante a massagem profunda, o massagista usa movimentos lentos e uma pressão profunda dos dedos para aliviar a tensão das camadas mais profundas dos músculos e tecidos conjuntivos. A pessoa a ser massageada pode ficar nua ou usar apenas a roupa íntima. Esse tipo de massagem dura em torno de 60 a 90 minutos.

5. Massagem esportiva

tipos de massagemImagem editada e redimensionada de Jesper Aggergaard, está disponível no Unsplash

A massagem esportiva é uma boa opção para quem possui lesão causada por movimento repetitivo, como pode acontecer quando há prática de algum esporte. Também é importante para prevenir lesões esportivas, aumentar a flexibilidade e o desempenho físico. Além disso, a massagem esportiva pode ser usada para aliviar a dor, a ansiedade e a tensão muscular. Ela pode ser feita no corpo se concentrar nas partes do corpo que precisam de mais atenção. A pressão profunda pode ser alternada com movimentos suaves, dependendo das necessidades.

Esse tipo de massagem pode ser feita usando roupas finas ou de corpo nu e dura entre 60 e 90 minutos

6. Massagem de ponto-gatilho

tipos de massagemImagem editada e redimensionada de Toa Heftiba, está disponível no Unsplash

A massagem de ponto-gatilho é mais adequada para pessoas que têm lesões, dores crônicas ou condições específicas. Às vezes, áreas de tensão nos tecidos musculares, conhecidas como pontos-gatilho, podem causar dor em outras partes do corpo. Concentrar a massagem nos pontos-gatilho ajuda a reduzir a dor em outras partes do corpo.

A massagem de ponto-gatilho usa traços largos e fluidos que são suaves e relaxantes combinados com uma pressão mais forte e profunda. A massagem incluirá trabalho em todo o corpo, embora o terapeuta se concentre em áreas específicas do corpo que precisam ser liberadas. Você pode usar roupas leves para a massagem ou ser totalmente ou parcialmente despido.  Esse tipo de massagem geralmente dura entre 60 a 90 minutos. 

7. Reflexologia

tipos de massagemImagem editada e redimensionada de massagenerds / 18 imagesestá disponível no Pixabay

A reflexologia é indicada para quem está procurando relaxar ou restaurar seus níveis naturais de energia. Também é uma boa opção para quem não se sente à vontade em ser tocado no corpo inteiro, pois essa técnica usa uma pressão (de suave a firme) apenas em pontos dos pés, mãos e orelhas. Uma massagem de reflexologia dura em torno de 30 a 60 minutos.

8. Massagem shiatsu

tipos de massagemImagem editada e redimensionada de Stewart Black, está disponível no Flickr

A massagem shiatsu é um tipo de massagem japonesa indicada para pessoas que querem se sentir relaxadas e aliviar o estresse, a dor e a tensão. Ela promove o relaxamento físico e emocional; alivia o stress, a ansiedade e a depressão; pode aliviar a dor de cabeça e reduz a tensão muscular. 

Ela pode ser feita em todo o corpo em regiões específicas que precisem de atenção extra. Durante a massagem, o terapeuta usa as mãos, as palmas das mãos e os polegares para massagear certos pontos do corpo. São utilizadas técnicas de pulsação ou pressão rítmicas e a pessoa não precisa se despir se desejar. Esse tipo de massagem dura entre 60 e 90 minutos. 

9. Massagem tailandesa

A massagem tailandesa aumenta a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. Essa massagem é feita no corpo inteiro usando uma sequência de movimentos que são semelhantes aos alongamentos feitos na ioga. 

O massagista usa as palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme; e estica e torce o corpo em várias posições. Você pode usar roupas folgadas e confortáveis ​​durante esse tipo de massagem. Ela dura entre 60 e 90 minutos.

10. Massagem pré-natal

A massagem pré-natal pode ser uma maneira segura das gestantes reduzirem as dores, o estresse e a tensão muscular durante a gravidez. Ela pode ser aplicada em qualquer momento da gestação. No entanto, muitas instalações não oferecem as condições ideais para realização de massagem às gestantes no primeiro trimestre de gravidez, devido ao risco de aborto espontâneo durante esse período.

A massagem pré-natal usa pressão leve semelhante à massagem sueca. Nesse tipo de massagem, o massagista se concentra em áreas como a parte inferior das costas, os quadris e as pernas. A pessoa pode ficar total ou parcialmente despida, dependendo do nível de conforto. Durante a massagem, a gestante fica deitada de lado ou em uma mesa especialmente projetada com um recorte para sua barriga. Mas atenção: se você está grávida e apresenta dor nas panturrilhas ou outras partes da perna, procure ajuda médica antes de fazer massagem. O tempo de duração é entre 45 e 60 minutos.

11. Massagem de casal

A massagem de casal proporciona todos os benefícios de uma massagem normal e, às vezes, fornece acesso às banheiras de hidromassagem, saunas e outras instalações do spa. Outros tratamentos, como pedicure, tratamentos faciais e esfoliação corporal, às vezes são oferecidos como parte de um pacote.

Normalmente, você pode escolher o tipo de massagem que gostaria de receber junto com sua companheira ou companheiro. Mas também é possível escolher receber um tipo diferente de massagem do parceiro. O casal fica em mesas lado a lado, e cada um tem seu próprio massoterapeuta, sendo possível conversar durante a massagem, se for o desejado

12. Massagem em cadeira

A massagem realizada em uma cadeira é indicada para quem deseja uma massagem rápida concentrada no pescoço, nos ombros e nas costas. Essa técnica também pode ser uma forma de ter o primeiro contato com esse universo da massagem. Ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, usando pressão média. A pessoa massageada permanece totalmente vestida e se senta sobre a cadeira especialmente projetada para que o massagista realizar o seu trabalho. Esse tipo de massagem dura entre dez e 30 minutos. 


Adaptado de Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail