O que é água termal e seus benefícios para a pele

eCycle

A água termal é aquecida pelo calor de rochas e vulcões e faz bem para a inflamação na pele devido à presença de minerais

água termal
Imagem editada e redimensionada de Tom Grimbert (@tomgrimbert), está disponível no Unsplash

Popularmente chamada de água termal, uma fonte termal é a emergência de qualquer água subterrânea aquecida (que tenha temperatura superior ao do corpo humano - que varia entre 36,5ºC e 37,5ºC) naturalmente pelo calor proveniente das rochas ou de vulcanismo. A água termal pode ser muito benéfica para pele e, inclusive, ser encontrada para à venda em farmácias. Entenda:

Cada fonte tem uma composição específica, mas, basicamente, a água termal possui quantidades significativas de minerais como cloretos, sódio, potássio, cálcio e magnésio.

Alguns estudos concluem que a água termal tem efeitos benéficos para a pele. Infelizmente, quase todos são realizados por empresas que envasam água termal, o que gera um conflito de interesse.

Benefícios da água termal

Protege contra os danos causados pelos raios UV

A água termal protege as células de danos relacionados aos raios UV in vitro. Ratos de laboratório tratados com um creme contendo água termal envasada desenvolveram tumores mais lentamente em comparação aos ratos do grupo controle após a exposição ao UVB. Um outro creme que continha água termal reduziu a formação de células doentes em voluntários humanos após a exposição ao UVB.

Especula-se que os componentes responsáveis por esses efeitos sejam o selênio, o zinco e/ou o cobre, uma vez que são importantes para o funcionamento de enzimas antioxidantes presentes na pele, que absorvem os radicais livres nocivos produzidos pela luz ultravioleta.

Diminui a inflamação de quadros como psoríase, dermatite atópica e ictiose

A água termal tem sido usada para tratar algumas condições relacionadas à inflamação, como dermatite atópica (eczema), psoríase e ictiose.

A água termal de três marcas distintas diminuiu a produção de substâncias químicas causadoras de inflamação pelas células da pele. Um estudo com voluntários humanos descobriu que um gel de água termal reduziu a irritação causada pelo lauril sulfato de sódio.

Um estudo que envolveu a ingestão e a aplicação de água termal na pele mostrou que houve redução na gravidade da dermatite atópica e da psoríase.

Entretanto, esse estudo analisou a marca de água termal que continha a menor quantidade de minerais de todas as marcas. Provavelmente, águas termais com menores teores de minerais são menos irritantes para a pele.

A água termal também pode ser encontrada envasadas em latas de aerossol. Nesse formato, é preciso tomar cuidado com o descarte, pois a lata contém nitrogênio, que age como um propelente, para empurrar a água para fora como um spray.

A rápida expansão do nitrogênio ao passar de líquido para gás pode causar aumento perigoso de pressão se deixado dentro de algum recipiente que não permita alívio desta pressão excedente. Para isso, tome alguns cuidados na hora de descartar latas de aerossol, incluindo a de água termal. Conheça os cuidados a serem tomados nesse caso na matéria: "Latas de aerossol são recicláveis?".

Locais com água termal para visitar

Blue Lagoon, na Islândia

água termal
Imagem editada e redimensionada de Francesco Ricca Iacomino, está disponível no iStock

Grutas de Tolantongo, no México

água termal

Uma das lagoas dos “Infernos de Beppu”, no Japão

água termal

Pamukkale, na Turquia

água termal

Caldas Novas, no Brasil

água termal


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail