Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se você está evitando produtos sintéticos, confira oito remédios caseiros para acabar com caspa

Como acabar com a caspa é uma busca frequente, pois esse problema afeta até 50% das pessoas. Tudo começa com uma coceira no couro cabeludo e descamação. Mas a caspa também pode apresentar outros sintomas, como manchas gordurosas no couro cabeludo e na raiz do cabelo e formigamento na pele.

Problemas relacionados à caspa incluem:

  • Pele seca;
  • Dermatite seborreica;
  • Sensibilidade a produtos capilares;
  • Crescimento de um tipo específico de fungo que vive no couro cabeludo;

As glândulas sebáceas são responsáveis pela criação das placas brancas da caspa. Afinal, a inflamação faz com que elas inchem e passem a produzir uma secreção oleosa em excesso. Isso vai acumulando e formando as placas.

Para o tratamento da caspa é preciso aumentar a frequência das lavagens do cabelo. Se o seu couro cabeludo não ficar oleoso com facilidade, é indicado lavar o cabelo pelo menos três vezes por semana. Caso ele fique, a melhor opção pode ser lavar todos os dias.

Se você está evitando produtos sintéticos, incluindo shampoo anticaspa, confira oito opções de remédio caseiro para acabar com a caspa:

1. Óleo essencial de melaleuca

Alimentos que causam espinhas
Os sete principais alimentos que causam espinhas

De acordo com o estudo, o óleo essencial de melaleuca tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Elas podem ajudar a aliviar os sintomas da caspa. Outro estudo mostrou que o óleo essencial de melaleuca tem a propriedade de combater a cepa específica do fungo que pode causar tanto a dermatite seborreica quanto a caspa.

Uma análise mostrou que 41% das pessoas com caspa tratadas com xampu contendo 5% de óleo essencial de melaleuca apresentaram melhoras. Mas se você está pensando em aplicar o óleo essencial de melaleuca, faça o teste de alergia na parte inferior do antebraço.

Se você sentir irritação, retire com óleo de coco, de semente de uva, de amêndoas ou outro óleo neutro como o azeite. Você pode usar o óleo de coco como óleo carreador. Aplique cinco gotas de óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de óleo de coco.

Conheça mais benefícios do óleo essencial de melaleuca na matéria: “Óleo de melaleuca: para que serve?“.

Óleo de amêndoas doce
Óleo de amêndoas: para que serve e benefícios
Óleo de semente de uva
Óleo de semente de uva: benefícios e como usar

2. Óleo de coco

Bem conhecido por seus benefícios à saúde, o óleo de coco também é usado como um remédio caseiro para acabar com a caspa. O óleo de coco pode ajudar a melhorar a hidratação da pele e prevenir o ressecamento, que piora a caspa.

Um estudo realizado com 34 pessoas mostrou que o óleo de coco foi tão eficaz quanto o óleo mineral na melhora da hidratação da pele. Outra pesquisa descobriu que o óleo de coco ajuda no tratamento de eczema. Essa é uma condição da pele que pode contribuir para o aparecimento da caspa.

Os resultados mostraram que a aplicação de óleo de coco na pele por oito semanas reduziu os sintomas de eczema em 68%. Isso quando comparado a apenas 38% do grupo que usou óleo mineral.

3. Babosa

A babosa, também chamada de Aloe vera, é uma planta encontrada com frequência na composição de pomadas, cosméticos e loções.

Quando aplicada na pele, ela ajuda a tratar problemas de pele como queimaduras, psoríase e herpes labial.

De acordo com uma revisão de estudos, a Aloe vera possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater a caspa.

Além disso, a planta é rica em vitamina C, nutriente que colabora para limpeza do couro cabeludo e retirada de resíduos de shampoos, condicionadores e outros produtos capilares.

Outros estudos descobriram que a babosa é eficaz contra várias espécies de fungos, podendo ajudar a controlar infecções fúngicas que causam a perda de cabelo e combate inflamações.

4. Evite se estressar

Acredita-se que o estresse impacta muitos aspectos da saúde e do bem-estar, podendo influenciar desde condições crônicas até a saúde mental.

Embora o estresse em si não cause caspa, pode agravar sintomas como ressecamento e coceira. Passar estresse a longo prazo pode suprimir a atividade do sistema imunológico.

Um sistema imunológico enfraquecido pode reduzir a capacidade do corpo de combater infecções fúngicas e doenças da pele que contribuem para a caspa.

Para reduzir os níveis de estresse, tente algumas técnicas como meditação, yoga, respiração profunda ou aromaterapia.

Aromaterapia
Aromaterapia: o que é, benefícios e usos

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem sido associado a uma variedade de benefícios para a saúde. Incluindo a melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a perder peso.

Mas ele também pode acabar com a caspa, porque equilibra o pH da pele, reduzindo o aparecimento de fungos.

Vinagre de maçã
12 benefícios do vinagre de maçã
Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa

6. Ômega 3

Ácidos graxos ômega 3 desempenham um papel importante no organismo. Eles são cruciais para o funcionamento do coração, do sistema imunológico, dos pulmões e ajudam a hidratar a pele. Assim contribuindo para a cicatrização de feridas e prevenção do envelhecimento precoce.

Uma deficiência de ácidos graxos ômega-3 pode causar uma série de sintomas, incluindo cabelos secos, pele seca e até mesmo caspa.

Os ácidos graxos ômega-3 também podem reduzir a inflamação, o que pode ajudar a aliviar a irritação e acabar com a caspa .

Alimentos ricos em ômega-3, como sementes de linhaça, sementes de chia e nozes são fontes de ômega-3. Confira quais são os alimentos ricos em ômega-3 na matéria Alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9: exemplos e benefícios.

7. Probióticos

Os probióticos são microrganismos benéficos para a saúde, protegendo o organismo de alergias, níveis altos de colesterol e obesidade.

Eles também podem ajudar a melhorar a função imunológica, o que pode contribuir para acabar com infecções fúngicas que causam a caspa.

Um estudo mostrou que tomar probióticos por 56 dias reduziu significativamente a gravidade da caspa em 60 pessoas.

Os probióticos também mostraram ajudar a diminuir os sintomas de doenças da pele, como eczema e dermatite, especialmente em bebês e crianças.

8. Bicarbonato de sódio

Acredita-se que o bicarbonato de sódio age como um esfoliante suave removendo as células mortas da pele, a descamação e a coceira. Ele também possui propriedades antifúngicas que podem ajudar a acabar com a caspa.

Um estudo mostrou que que o bicarbonato de sódio inibiu completamente o crescimento de fungos em 79% das amostras após sete dias.

Outro estudo, que analisou os efeitos do bicarbonato de sódio em 31 pessoas com psoríase, mostrou que ele reduziu significativamente a coceira e a irritação após três semanas. Confira mais benefícios do produto no vídeo abaixo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais