Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A uva e o vinho feito a partir dela contêm substâncias benéficas para a saúde. Entenda

A uva é o fruto da planta cujo nome científico Vitis sp. Estima-se que seu cultivo começou entre 6.000 e 8.000 anos atrás, no Oriente Médio, e era voltado principalmente para a produção de bebidas alcoólicas, como o vinho.

Regeneración: vinho orgânico terá parte da renda destinada a reflorestamento na Argentina

Mais tarde, o cultivo dos diversos tipos de uva se espalhou pela Europa, norte da África e em regiões da América, incluindo a parte sul do Brasil.

Essa fruta cresce melhor em regiões de clima temperado e possui diversas espécies, incluindo a Vitis vinifera, Vitis labrusca, Vitis riparia, Vitis rotundifolia e Vitis aestivalis.

Devido à quantidade de nutrientes e antioxidantes que carrega, a uva pode proporcionar benefícios para a saúde como a prevenção do câncer e outras doenças crônicas. Entenda!

Benefícios da uva

1. Rica em nutrientes

As uvas são ricas em vários nutrientes importantes. Um copo contendo 151 gramas de uva vermelha ou verde contém:

  • Calorias: 104
  • Carboidratos: 27,3 gramas
  • Proteína: 1,1 gramas
  • Gordura: 0,2 gramas
  • Fibra: 1,4 gramas
  • Vitamina C: 27% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Vitamina K: 28% da IDR
  • Tiamina: 7% da IDR
  • Riboflavina: 6% da IDR
  • Vitamina B6: 6% da IDR
  • Potássio: 8% da IDR
  • Cobre: 10% da IDR
  • Manganês: 5% da IDR

Um copo de uva fornece mais de um quarto da IDR de vitamina K, que é vital para a coagulação do sangue e saúde dos ossos ​​(confira aqui estudo a respeito: 1). A uva também é uma boa fonte de vitamina C, um nutriente essencial e poderoso antioxidante necessário para a saúde do tecido conjuntivo e formação de colágeno (confira aqui estudo a respeito: 2).

alimentos-ricos-em-vitamina-c
Alimentos ricos em vitamina C

2. Previne doenças crônicas

A uva é rica em antioxidantes, que são substâncias poderosas no combate a doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Estudos identificaram mais de 1.600 compostos vegetais benéficos na uva (confira aqui os estudos: 3, 4).

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

A maior concentração de antioxidantes é encontrada na casca e nas sementes. Por essa razão, a maior parte das pesquisas sobre uva foi feita com os extratos de sementes e da casca.

Usar o óleo de semente de uva é uma forma de aproveitar esses benefícios. Saiba mais sobre ele no vídeo abaixo:

Outra forma de aproveitar os antioxidantes presentes nas uvas é consumir vinho com moderação. Um estudo mostrou que as antocianinas, substâncias antioxidantes que dão tonalidade avermelhada na uva, continuam presentes no vinho mesmo após a fermentação.

Imagem editada e redimensionada de Kelsey Knight, está disponível no Unsplash
Antocianinas: o que são e onde estão presentes

Um dos antioxidantes encontrados no vinho é o resveratrol, que pode proteger contra doenças cardíacas, reduzir o açúcar no sangue e prevenir o desenvolvimento de câncer (confira aqui estudo a respeito: 5).

vinhos-organicos
Vinhos orgânicos oferecem mais segurança para a saúde do consumidor e menor impacto ao meio ambiente

A vitamina C, o beta-caroteno, a quercetina, a luteína, o licopeno e o ácido elágico encontrados na uva também são poderosos antioxidantes (confira aqui estudo a respeito: 6).

3. Previne o câncer

O resveratrol encontrado na uva e no vinho feito a partir dela pode prevenir o desenvolvimento de câncer (confira aqui estudo a respeito: 6).

Consumo de vinho e saúde: os benefícios do resveratrol e os perigos dos sulfitos

O seu potencial de prevenção ao câncer se deve à sua capacidade de reduzir a inflamação, diminuindo o crescimento e disseminação de células cancerígenas no organismo (7).

Além do resveratrol, a uva contém quercetina, antocianinas e catequinas – todos esses compostos podem ter efeitos benéficos contra o câncer (confira aqui o estudo a respeito: 8).

Os extratos de uva bloquearam o crescimento e a disseminação de células de câncer de cólon humano em estudos de tubo de ensaio (confira aqui os estudos: 9, 10).

Além disso, um estudo realizado com 30 pessoas com mais de 50 anos mostrou que comer 450 gramas de uva por dia (o que é bastante) durante duas semanas diminuiu os marcadores de risco de câncer de cólon (confira aqui o estudo: 11).

Outros estudos concluíram que o extrato de uva bloqueia o crescimento e a disseminação de células de câncer de mama, tanto em modelos de laboratório como em ratos (confira aqui os estudos: 12, 13, 14).

Apesar dos estudos sobre uvas e câncer em humanos serem limitados, uma dieta rica em alimentos ricos em antioxidantes, como as uva, tem sido associada a um menor risco de câncer (confira aqui estudo a respeito: 15).

4. Faz bem para o coração

Existem várias razões pelas quais comer uvas é bom para o coração. Entre elas estão a redução da pressão arterial e do colesterol LDL, considerado ruim.

Um copo de uva contém 288 mg de potássio, que é 6% da IDR. Esse mineral é necessário para manter os níveis ​​da pressão arterial saudáveis. A baixa ingestão de potássio tem sido associada ao aumento dos riscos de hipertensão arterial, doenças cardíacas e derrames (confira aqui estudo a respeito: 16).

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Um estudo realizado em 12.267 adultos mostrou que pessoas que consumiram níveis mais altos de potássio em relação ao sódio tinham menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas do que aquelas que consumiam menos potássio (confira aqui o estudo: 17).

Em um outro estudo realizado em 69 pessoas com colesterol alto, foi demonstrado que consumir três xícaras (500 gramas) de uvas vermelhas por dia durante oito semanas reduziu o colesterol LDL total. As uvas brancas não tiveram o mesmo efeito (confira aqui o estudo: 18).

5. Protege contra o diabetes

A uva contém 23 gramas de açúcar por xícara (151 gramas), o que pode gerar dúvidas se ela realmente é boa para prevenir diabetes. Entretanto, ela têm um baixo índice glicêmico (IG) de 53, que faz com que os níveis de açúcar no sangue não se elevem rapidamente.

O que é índice glicêmico?

Em uma análise de 16 semanas em 38 homens, foi mostrado que aqueles que tomaram 20 gramas de extrato de uva por dia apresentaram níveis reduzidos de açúcar no sangue, em comparação com um grupo controle (confira aqui o estudo: 19).

Além disso, o resveratrol demonstrou aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode melhorar a capacidade do organismo usar glicose e, consequentemente, baixar os níveis de açúcar no sangue (confira aqui o estudo: 20).

O resveratrol também aumenta o número de receptores de glicose nas membranas celulares, o que pode ter um efeito benéfico sobre o açúcar no sangue (confira aqui estudo a respeito: 21).

6. Faz bem para os olhos

Os químicos vegetais encontrados na uva podem proteger contra doenças oculares comuns.

Em um estudo, camundongos alimentados com uma dieta suplementada com uva mostraram menos sinais de danos à retina e tiveram melhor função retiniana em comparação com camundongos que não foram alimentados com a fruta (confira aqui o estudo: 22).

Em um estudo de tubo de ensaio, o resveratrol protegeu as células da retina no olho humano contra os efeitos da luz ultravioleta A (UVA). Isso pode diminuir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (confira aqui estudo a respeito: 23).

De acordo com um estudo de revisão, o resveratrol também pode ajudar a proteger contra glaucoma, catarata e doença ocular diabética.

Além disso, as uvas contêm os antioxidantes luteína e zeaxantina. Vários estudos demonstraram que esses compostos ajudam a proteger os olhos contra danos causados ​​pela luz azul (confira aqui estudo a respeito: 24).

Saiba mais sobre a luz azul na matéria Luz azul: o que é, quais os perigos e como se proteger.

7. Evita danos causados pela radiação ultravioleta

Os polifenóis encontrados na uva podem ajudar a proteger a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta e diminuir as proteínas do corpo que promovem a inflamação.

Uma pesquisa realizada com 19 indivíduos que ingeriram uvas liofilizadas em pó durante 14 dias constatou um aumento de 74,8% na proteção da pele (confira aqui estudo a respeito: 25).

8. Reduz a gordura no fígado

Um estudo em ratos sobre a adição de uvas em dietas ocidentais ricas em gordura comprovou que a frase “você é o que você come” está correta — acontece que essas frutas são capazes de alterar a expressão genética dos seres humanos. 

As alterações em questão são relacionadas à prevenção ou desaceleração do desenvolvimento de gordura no fígado. De acordo com os resultados do estudo, o consumo de uva foi responsável pela alteração positiva dos genes responsáveis ​​pelo desenvolvimento do fígado gorduroso.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais