Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma lista com seis tipos de remédio para diarreia no estilo caseiro

A diarreia é um desconforto, que já apareceu na maioria das pessoas, tem como principal sintoma a frequência exagerada de idas ao banheiro. Mas não é só isso, a pessoa com diarreia ainda apresenta como sintomas fezes aquosas ou muito moles, acompanhadas de cólicas abdominais e inchaço.

A frequência e a duração da diarreia dependem de como cada organismo lida com as perturbações gastrointestinais. Mas, de modo geral, a diarreia aguda dura menos de duas semanas e pode ter diversas causas como:

A diarreia infecciosa é mais comum em crianças e geralmente é causada por vírus. Às vezes, ela costuma aparecer em viagens, quando o intestino da pessoa não está preparado para receber a comida local, ou quando a qualidade de tratamento da água é inferior à do seu país de origem. Alimentos armazenados de forma inapropriada também podem ser fontes de bactérias causadoras de intoxicação alimentar.

Confira abaixo algumas dicas de remédio para diarreia no estilo caseiro. Mas, lembre-se: essa doença pode ser fatal se gerar uma desidratação intensa ou ser causada por um agente infeccioso perigoso. As informações contidas neste site não substituem em hipótese alguma sua avaliação médica. Ao persistirem os sintomas, procure orientação de um profissional da saúde. Não deixe de buscar orientação médica.

1. Hidratação

A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. Não deixe de amamentar crianças que estejam com diarreia. É recomendado que se dê muita água para elas, inclusive picolés de fruta. Estudos mostraram que, para adultos com sintomas leves de diarreia, bebidas esportivas e soluções de reidratação que não precisam de receita médica são igualmente eficazes.

Álcool, leite, refrigerante e outras bebidas gaseificadas ou com cafeína não devem ser tomadas ​​para hidratação, pois podem piorar os sintomas da diarreia, devendo ser utilizado apenas bebidas e alimentos com grandes concentrações de água.

2. Probióticos

Os probióticos são os alimentos que contêm bactérias “boas” que atuam no intestino criando um ambiente saudável. Esses micro-organismos vivos existem em certos alimentos, incluindo:

Mas você também pode encontrá-los em farmácias na forma de pó ou cápsulas.

As bactérias benéficas que vivem no trato intestinal são necessárias para o funcionamento normal do sistema gastrointestinal. Elas desempenham um papel importante na proteção do intestino contra infecções. Quando seu sistema é alterado por antibióticos ou sobrecarregado por bactérias ou vírus nocivos, você pode ter diarreia. Os probióticos podem ajudar a reduzir esse quadro pois restauram o equilíbrio das bactérias no intestino.

O Saccharomyces boulardii é um probiótico de levedura. Embora não seja uma bactéria, age como uma, podendo melhorar a diarreia associada a antibióticos. Ele também proporciona alívio para a “diarreia do viajante“. Estudos sugerem que esse tipo de levedura pode ajudar o intestino a combater agentes patogênicos indesejáveis ​​e garantir a absorção adequada de nutrientes. Por ser uma levedura, deve ser usada com cautela em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Para saber mais sobre os probióticos e por que eles fazem bem, dê uma olhada na matéria:

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

É importante receber cuidados médicos adequados em casos de diarreia aguda. Procure ajuda com um profissional da área médica antes de tomar suplementos probióticos para tratar sua diarreia.

3. Alimentos para ingerir

Embora possa parecer contra a nossa intuição ingerir determinados alimentos quando estamos com diarreia, essa atitude pode ajudar a aliviar os sintomas e garantir que sua saúde não se agrave por não comer. Atenha-se aos alimentos de baixa fibra que ajudarão a firmar suas fezes. Estes incluem:

Outros alimentos que são geralmente bem tolerados em casos de diarreia incluem:

4. Alimentos para evitar

Alimentos fritos e gordurosos geralmente não são bem tolerados em casos de diarreia. Você também deve considerar limitar a ingestão de alimento ricos em fibras, como farelo, bem como frutas e legumes que podem aumentar o inchaço. Entre os alimentos para evitar estão:

5. Gengibre

As propriedades do gengibre o tornam um remédio para diarreia muito eficaz, por isso separamos um tópico apenas para ele.

Como plantar gengibre no melhor estilo

O gengibre aquece o estômago e é um tônico para o sistema digestivo. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibacterianas que ajudam na cura de doenças do estômago. Seus efeitos antioxidantes têm um efeito positivo na saúde geral do estômago.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia.

Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia. O gengibre também está disponível em cápsulas, pó e como tintura. Mas não tome mais de quatro gramas por dia. Você pode tomar de dois a quatro ml de tintura por dia.

Para usá-lo como remédio para diarreia na forma de chá, rale algumas colheres de gengibre e deixe por dez minutos na água fervente. Você pode adicionar limão e xarope de bordo para suavizar o sabor. Você também pode usar gengibre em pó ou comprar saquinhos de chá de gengibre.

Maple syrup, o famoso xarope de bordo

Um estudo realizado em animais descobriu que o gengibre é um tratamento eficaz para a diarreia causada por E. coli, pois bloqueia o crescimento desses micro-organismos impedindo o acúmulo de líquido nos intestinos.

Um outro estudo concluiu que além de atuar como um remédio para diarreia, o gengibre reduz náuseas, vômitos, gases e espasmos abdominais.

Porcos, que frequentemente apresentam infecções bacterianas, têm apresentado diminuição na diarreia com o uso do gengibre, de acordo com estudo.

confinamento-animal
Os perigos e a crueldade do confinamento animal

Mas fique atento, pois o gengibre pode interagir com medicamentos, tais quais:

  • Medicamentos que retardam a coagulação do sangue
  • Fenoprocumon
  • Varfarina (Coumadin) ou outros anticoagulantes
  • Medicamentos para diabetes
  • Remédios para pressão alta
  • Medicamentos para doenças cardíacas

A diarreia pode ser sintoma de um quadro grave, não deixe de procurar aconselhamento médico.

6. Chá de pitanga

O chá de pitanga, feito a partir da folha da pitangueira, possui propriedades medicinais, sendo muito utilizado como um remédio para diarreia.

Amora: conheça os incríveis benefícios da fruta

Para tratar diarreia não infecciosa, algumas pesquisas sugerem o preparo de chá de pitanga na proporção de três gramas de folha de pitanga (uma colher de sopa) para 150 ml (uma xícara de chá) de água fervente.

Nesses casos de diarreia, a indicação é utilizar um cálice (30 ml) de chá de pitanga após a evacuação por no máximo dez vezes ao dia. Para saber mais sobre os benefícios do chá de pitanga, dê uma olhada na matéria:

pitanga
Chá de pitanga: para que serve e benefícios

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais