Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Doenças hepáticas são causadas por hábitos não saudáveis, apesar da limpeza do fígado ser indicada para o tratamento, existem alguns riscos

A limpeza do fígado é um processo que promete eliminar as toxinas acumuladas no órgão e evitar condições como pedras na vesícula. Apesar de ter feito sucesso na internet, chamando atenção de pessoas preocupadas com a saúde, a desintoxicação do fígado não possui fundamento científico. Sendo assim, pode causar danos ao organismo.

problemas no fígado
Dicas para evitar problemas no fígado

Qual é a função do fígado? 

O fígado é um órgão essencial para o bom funcionamento do corpo humano, ele fica localizado na cavidade abdominal direita, abaixo do diafragma. Suas funções se resumem a regulação do metabolismo, absorção de nutrientes, síntese de proteínas, degradação de hormônios e excreção de substâncias tóxicas.

Quando o indivíduo faz o consumo de um alimento com muita gordura, o fígado é o responsável pela separação e eliminação dessa substância. Além disso, oórgão está relacionado ao funcionamento da vesícula biliar. Afinal, é ela que armazena o bile produzido no fígado e libera a substância no bolo fecal durante o processo de digestão.

Quando uma pessoa consome uma grande quantidade de gordura ou substâncias tóxicas, a vesícula produz mais bile. Apenas com intuito de equilibrar a limpeza do fígado. Se o órgão produzir mais bile, existe a possibilidade dele se acumular devido ao excesso e formar pequenos cristais chamados de cálculos biliares. 

Essa condição, causada pelo trabalho excessivo do fígado e da vesícula, pode ser tratada com adoção de hábitos saudáveis. Em casos graves, a cirurgia também é uma opção. Porém, a defesa da limpeza hepática, feita por naturopatas, faz com que algumas pessoas busquem por um tratamento caseiro. Isso muitas vezes resulta na piora dos sintomas. 

O que sai na limpeza do fígado?

Existe um mito, propagado no livro “Limpeza do Fígado e da Vesícula” do naturopata Andreas Moritz, de que é possível limpar o fígado das toxinas a partir de uma série de dietas e jejuns. No entanto, já foi apontado cientificamente que essa prática pode ser feita de maneira errônea.

Segundo os defensores da técnica, para limpar o fígado, evitar doenças hepáticas e eliminar pedras é preciso fazer dieta detox por uma semana. Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos. Também deve ser evitado o consumo de carnes, laticínios, frituras, gorduras, açúcar e industrializados.

Depois do sexto dia da dieta de detox se inicia um jejum, em que apenas a ingestão de água é permitida. A partir disso, a pessoa tem que ingerir sulfato de magnésio diluído e uma mistura de azeite com frutas cítricas. Só depois do último dia é que é possível voltar à dieta normal.

Moritz defende em seu livro que isso faz com que as toxinas e os cálculos biliares sejam liberados pelas fezes. Porém a informação foi rebatida por pesquisadores da revista The Lancet. Uma paciente que fez o processo ainda apresentava dores abdominais. Isso fez os cientistas perceberem que o que era eliminado não eram cristais de bile. 

Ao analisar as pedras eliminadas, os estudiosos apontaram que na verdade elas eram formadas por ácido oléico (encontrado no azeite de oliva) e por suco de limão (usado no tratamento de limpeza do fígado). Ou seja, o consumo desenfreado da mistura de limpeza hepática foi responsável pela formação desses cristais. Assim sendo totalmente ineficaz em eliminar as pedras biliares — que permaneceram no corpo da paciente. 

Como fazer limpeza do fígado natural

alimentação-saudável-para-limpeza-do-fígado
Foto de Vitalii Pavlyshynets na Unsplash

Como explicado anteriormente, esse método de limpeza do fígado pode não ser a melhor alternativa para prevenir problemas hepáticos. Porém, isso não significa que não existe tratamento para essas condições. 

O primeiro passo para garantir que seu fígado não fique sobrecarregado é mantendo uma alimentação saudável e evitando o consumo de álcool. Os alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado costumam ser frutas e vegetais. Gorduras, alimentos ultraprocessados e frituras em excesso precisam ser eliminadas do dia a dia.

Alimentos podem ajudar, mas também é possível manter o fígado em bom estado parando de fumar, praticando exercícios e tomando vacinas. A imunização contra doenças como hepatite A e B já existe e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Não exagere nas medicações que têm efeitos negativos no fígado e elimine qualquer tipo de automedicação. O acompanhamento médico é essencial para manter  a saúde dos órgãos sob controle. 

Por fim, se você apresentar sintomas de sobrecarga no fígado ou de cálculo biliar, entre em contato com um profissional da saúde. Ele ficará responsável por prescrever o tratamento adequado.

Muitas pessoas vivem com as pedras no corpo e apenas fazem tratamento para melhorar a saúde do fígado através de uma nova dieta. Porém, alguns podem evoluir para um caso grave onde os cristais saem da vesícula e obstruem outros tratos no organismo. Isso pode ser causado pela falsa limpeza de fígado. Nessa situação é recomendado uma cirurgia de retirada da vesícula e das pedras. 

Quais são os sinais de que o fígado não está bem?

  • Coceira
  • Pele amarelada
  • Inchaço
  • Problemas nos vasos sanguíneos
  • Dores nas costas — causadas pelas pedras na vesícula;
  • Fadiga
  • Depressão
  • Náusea
  • Tontura
  • Diarreia
Tontura
Tontura: sintomas, causas e como lidar

O descuido com a saúde e a prática da limpeza do fígado pode causar o desenvolvimento de condições como: 

  • Doença dos canais biliares
  • Cirrose
  • Hemocromatose
  • Hepatite C
  • Doença de Wilson. 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais