Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Usada em diversos pratos como sopas, chá e molhos, a folha de louro proporciona benefícios para a saúde

O chá de louro é uma bebida popular no Brasil, mas essa folha também é usada como tempero e como produto concentrado em cápsulas. Entenda suas propriedades e para que serve.

A folha de louro vem do loureiro, uma árvore que atinge até dez metros de altura e é conhecida cientificamente como Laurus nobilis. As folhas de louro podem ser colhidas e utilizadas durante todo o ano. Seus frutos, entretanto, semelhantes a pequenas azeitonas escuras, são colhidos apenas durante dois meses do ano. Sendo do mediterrâneo, o louro é muito cultivado em vários jardins da Itália, mas também é possível cultivá-lo no Brasil.

Muito usada na culinária em diversos pratos como sopas, legumes, chá e molhos, a folha de louro proporciona diversos benefícios para a saúde. Utilizada na medicina tradicional, a folha é indicada para controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, tratar feridas, e causar bem estar físico. Confira:

Benefícios da folha de louro

Calmante natural

A presença de linalol, um tipo de óleo essencial, no louro, o confere propriedades com efeito calmante que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Potencial de uso contra o câncer

Um estudo concluiu que o extrato da folha de louro é uma opção natural capaz de eliminar células cancerígenas, auxiliando a apoptose (a morte celular programada).

Ajuda a regular diabetes

De acordo com um outro estudo, tomar todos os dias cápsulas que contêm de um a três gramas de folha de louro pode ajudar a diminuir e a controlar os níveis de glicose e colesterol em pessoas com diabetes. Isso ocorre, provavelmente, porque as folhas de louro contêm polifenóis, que são poderosos antioxidantes. Esta informação promissora indica que a folha de louro pode ajudar a regular e até prevenir o diabetes e outras doenças cardiovasculares.

Pode tratar feridas

Alguns estudos mostraram que as propriedades curativas do extrato da folha de louro podem reduzir a inflamação de feridas. Apesar desses experimentos terem sido realizados em ratos, as cientistas imaginam que em humanos o efeito seja semelhante. Se assim for, a antiga tradição de usar folha de louro para curar feridas tem finalmente uma prova científica.

Trata pedras nos rins

Um estudo analisou o efeito do extrato de folha de louro sobre pedras dos rins. Como resultado, concluiu-se que, juntamente com oito outras ervas medicinais tradicionais, a folha de louro foi capaz de reduzir a quantidade de urease no organismo. Isso significa que ela tem potencial para auxiliar o tratamento de pedras nos rins e reduzir a retenção de líquidos.

Auxilia tratamento de convulsão

Textos antigos referem-se à folha de louro como um remédio para convulsões. Um estudo realizado em ratos mostrou que essa prática pode ter respaldo científico. Isso porque o extrato da folha de louro foi eficaz contra convulsões.

Chá de louro para o estômago

A infusão de louro é usada para aliviar dores de estômago ou cólica. Tal uso é justificado pois ele tem ação anti-inflamatória, promove a digestão e ajuda a expelir os gases do trato gastrointestinal.

Use de três a quatro folhas para preparar o chá de folhas de louro. Deixe a folha de louro na água fervente por cerca de dez minutos e tome entre duas ou três xícaras ao dia.

folha-de-louro
Imagem de Bishnu Sarangi por Pixabay

Usos do louro na cozinha

A principal função da folha de louro na cozinha é temperar os mais diversos pratos. No entanto, ela também proporciona o benefício de tornar suas receitas mais digeríveis, evitando o risco de inchaço abdominal. Isso acontece porque a folha de louro possui diversas enzimas digestivas.

Essa erva aromática combina particularmente com molho de tomate, feijão, grão-de-bico, lentilha, refogados e chá. Mas é importante saber que a folha de louro não deve ser ingerida, devendo ser removidas após o preparo da refeição.

Quem não deve tomar chá de louro?

Quando consumido em exagero, o chá de louro pode causar sonolência, cólicas abdominais, diarreia e dor de cabeça. O uso tópico pode causar erupções cutâneas e dermatites em pessoas hipersensíveis à planta.

O consumo diário de louro e remédios naturais que o utilizam em sua composição, são contraindicados para mulheres grávidas. Isso porque eles podem estimular o aborto. Além disso, os remédios naturais de louro não são recomendados para crianças.

Chás
Privado: Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais