Psyllium: entenda para que serve e use a seu favor

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As sementes de psyllium contribuem para a saúde intestinal, cardíaca e a perda de peso

Psyllium

Psyllium é o nome dado às sementes das plantas do gênero Plantago, também chamadas de isphagula. Essas sementes são muito conhecidas por seus efeitos laxativos, mas também possuem outros benefícios, como ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e a saúde do coração. Descubra para que serve o psyllium e fique atento aos seus possíveis efeitos indesejados.

Para que serve o psyllium

Faz bem para o intestino

A semente de psyllium tem a propriedade de absorver água em grande quantidade, o que ajuda a manter o intestino hidratado e facilita os movimentos peristálticos (movimentos intestinais). Essas sementes também ajudam a promover o equilíbrio, sem aumentar a flatulência. O psyllium pode ser usado para aliviar a constipação ou ser adicionado à dieta para melhorar a saúde digestiva geral.

Além disso, ele pode ser um aliado de quem possui síndrome do intestino irritável (SII) e doença de Crohn, principalmente por ser um prebiótico, ou seja, um alimento que ajuda a manter a saúde das colônias de micro-organismos benéficos do intestino. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "O que são alimentos prebióticos?".

Algumas pesquisas mostraram que o consumo de 7,9 gramas de psyllium por dia com probióticos (alimentos que contém micro-organismos benéficos) é uma maneira segura e eficaz de tratar a doença de Crohn. Porém, outros resultados mostram que fibras solúveis, como as presentes no psyllium, podem piorar os sintomas para algumas pessoas.
Por ajudar a manter a hidratação do intestino, o psyllium pode contribuir para uma defecação mais suave, o que é bastante necessário em casos de hemorroida e fissuras anais.

Pesquisas concluíram que o psyllium pode ajudar com os sintomas dolorosos associados a essas condições. Entretanto, por não haver consenso científico, procure ajuda médica para saber se a semente se aplica ao seu caso.

Saúde do coração

Ingerir fibras solúveis pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, algo que é vital para pessoas com mais de 50 anos. Um estudo concluiu que ingerir sementes de psyllium diariamente durante seis semanas seguidas é eficaz para reduzir o colesterol em pessoas obesas ou com excesso de peso.

Outros estudos apontam que ingerir fibras regularmente, como as presentes no psyllium, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas. O psyllium ajuda a reduzir a pressão sanguínea e os níveis lipídicos, fortalecendo o músculo cardíaco.

Psyllium emagrece?

Psyllium husk
Imagem de LaszloBartucz, disponível sob Pixabay License

Como o psyllium absorve facilmente os líquidos do organismo, ele pode contribuir para a sensação de saciedade. Isso faz você ter menos fome, e, consequentemente, evita o ganho de peso. Mas, se você está pensando em ingerir psyllium com a finalidade de perder peso, não deixe de procurar ajuda médica ou de um/a nutricionista.

Contraindicações do psyllium

A maioria das pessoas não apresenta efeitos adversos ao ingerir psyllium. De modo geral, de cinco a dez gramas das sementes tomadas três vezes ao dia raramente podem provocar cólicas, inchaço ou gases (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3).

Além disso, a ingestão de psyllium pode atrasar a absorção de certos medicamentos. Portanto, procure ajuda médica se estiver tomando algum remédio e deseja saber se ele pode interagir com o psyllium.

Embora incomum, algumas reações alérgicas como erupções cutâneas, coceira ou dificuldade para respirar podem resultar da ingestão ou manipulação de psyllium (confira aqui estudos a respeito: 4, 5).

O psyllium não parece ter muitos efeitos colaterais e é bem tolerado - reações adversas costumam aparecer raramente em pessoas sensíveis às suas fibras.

Como usar o psyllium

O psyllium pode ser consumido em doses de cinco a dez gramas junto com as refeições, pelo menos uma vez por dia. No entanto, por se tratar de fibras, mais nem sempre é melhor. Os benefícios observados na maioria dos estudos estão associados a ingestões entre três e 20,4 gramas por dia - ingerir mais pode causar problemas digestivos. É importante tomá-lo com água e depois beber bastante água ao longo do dia.

Para usá-lo como laxante, recomenda-se ingerir cinco gramas com um copo de água três vezes por dia como ponto de partida. Isso pode ser aumentado gradualmente, conforme tolerado. O ideal é seguir as instruções de dosagem da embalagem.

Recomenda-se começar a suplementação de psyllium com doses de cinco gramas três vezes ao dia. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem. Lembrando da importância para sua saúde, consulte sua médica ou médico.



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