O que é açúcar demerara e seus benefícios

eCycle

Açúcar demerara possui mais nutrientes que o açúcar branco, mas deve ser consumido com moderação

acucar demerara
Imagem editada e redimensionada de Healthline

O açúcar demerara é um tipo de açúcar com grânulos grandes produzido a partir da cana-de-açúcar. Ele é originário da Guiana, um país do norte da América do Sul que, antes de ser independente, havia sido formado por três colônias neerlandesas (Essequibo, Demerara e Berbice). Entretanto, a maior parte do açúcar demerara vem das Ilhas Maurício, na África. Ele é muito utilizado para compor receitas e enfeitar doces. E seu uso têm sido considerado uma prática mais saudável do que o uso do açúcar branco. Mas será que é mais saudável mesmo? Confira:

É mais saudável que o açúcar branco?

Alguns defensores do açúcar demerara afirmam que ele é muito mais saudável que o açúcar branco. Na verdade, a principal diferença entre eles é que o tipo demerara sofre menos processamento.

No processo de produção do açúcar demerara, é extraído o caldo de cana por meio da aplicação de pressão na cana-de-açúcar. O caldo, então, é cozido até engrossar e formar um xarope. A água presente no xarope evapora e a substância endurece, dando origem ao açúcar demerara (confira aqui estudo a respeito: 1). Esse processo permite que o açúcar demerara retenha vitaminas e minerais. Enquanto o processamento do açúcar branco faz com que ele seja desprovido de nutrientes (confira aqui estudo a respeito: 2).

Apesar do açúcar demerara sofrer menos processamento do que o açúcar branco, ele ainda é considerado um açúcar adicionado (açúcar adicionado é todo o açúcar acrescentado no processo de confecção de um produto, não estando nele naturalmente). E o excesso de açúcar adicionado está associado a um aumento do risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Portanto, é importante consumir açúcar demerara apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades (confira aqui estudo a respeito: 3).

Vitaminas e minerais

O açúcar demerara contém algumas vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6 (confira aqui estudo a respeito: 4). Em geral, quanto mais escura a cor do açúcar demerara, maior a quantidade desses nutrientes (confira aqui estudo a respeito: 5).

Entretanto, um estudo descobriu que açúcares marrom-escuros, como o demerara, são uma fonte pobre de vitaminas. E não compensa ingerir mais açúcar adicionado para aumentar a ingestão de nutrientes; pois, como já mencionado, excesso de açúcar adicionado pode ser nocivo.

Use com moderação

Assim como no caso do açúcar branco, o açúcar demerara é composto principalmente por sacarose (união de glicose e frutose), que pode ter efeitos nocivos para a saúde, estando associada a um aumento do risco de diabetes tipo 2.

O açúcar branco e o demerara são iguais em termos de quantidade de calorias. Cada colher de chá (4 gramas) de qualquer açúcar possui 15 calorias (confira aqui estudos a respeito: 8 , 9).

Além disso, qualquer açúcar do tipo adicionado aumenta o sabor doce dos alimentos, tornando maior o desejo por comer, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Dessa forma, apesar do açúcar demerara ser um pouco mais saudável que o açúcar branco - por reter mais nutrientes em seu processamento - ele deve ser consumido com moderação da mesma forma que o branco.


Adaptado de: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail