Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Suco de batata crua previne envelhecimento precoce, melhora a função dos rins, fígado e sistema nervoso, entre outros benefícios

O suco de batata crua pode não parecer muito saboroso, no entanto, ao misturá-lo a sucos de frutas, ele proporciona diversos benefícios, como propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar os sintomas de problemas estomacais.

Além disso, ele é rico em vitaminas e nutrientes essenciais, e é indicado para o tratamento de úlceras no estômago.

Benefícios do suco de batata crua

1. Tem vitaminas C

A batata contém pouco mais de 100% da Ingestão Diária Recomendada (IGR) de vitamina C, que ajuda o organismo a absorver ferro e formar colágeno nos vasos sanguíneos, músculos, cartilagens e ossos.

Suas propriedades antioxidantes e seus efeitos anti-inflamatórios também podem melhorar a saúde geral da pele, ajudando a aliviar o inchaço, irritação e proporcionar brilho.

2. Tem vitaminas do complexo B

Uma xícara de suco de batata pode oferecer cerca de 40% da IDR de tiamina (vitamina B-1) e niacina (vitamina B-3), além de pequenas quantidades de riboflavina (vitamina B-2) e vitamina B-6.

Essas vitaminas do complexo B são vitais para ajudar o organismo a converter carboidratos em glicose, gerando energia. Além disso, essas vitaminas dão suporte às funções do cérebro e do sistema nervoso, ajudando a promover a saúde capilar, da pele e do fígado.

3. É rico em potássio

O suco de batata é três vezes mais rico em potássio do que uma laranja de tamanho médio, o que representa 31% da IDR. O potássio é um eletrólito que ajuda a regular os fluidos corporais, dá suporte à função muscular e aos rins.

4. Tem ferro

O ferro é fundamental para a manutenção da saúde do organismo. O suco de batata feito com aproximadamente uma xícara de batata pode fornecer 14% da IDR deste nutriente.

5. Tem cálcio

Sem cálcio, o sangue do organismo humano não coagularia e os dentes e ossos seriam extremamente fracos. O suco de batata feito com a quantidade de uma xícara de batatas pode suprir até 5% da IDR deste mineral, contribuindo para a saúde dos ossos.

6. Tem zinco

Além de manter o sistema imunológico saudável, o zinco ajuda a acelerar a cicatrização de feridas. Uma porção de uma xícara de batatas contém cerca de 1 miligrama de zinco. Isso representa cerca de 9% da IDR para homens e 11% para a maioria das mulheres.

7. Reduz o refluxo

A batata é altamente alcalina, e essa propriedade age neutralizando a acidez do estômago e diminuindo as dores neste órgão. Além disso, a batata pode ajudar a aliviar os sintomas do refluxo ácido e de outras doenças estomacais, como gastrite.

Como começar

Escolha a batata certa

Em geral, o suco de batata crua é seguro desde que você evite usar qualquer batata que tenha:

  • Um tom verde, pois podem conter altos níveis de solanina, um pesticida;
  • Brotos verdes;
  • Manchas escuras.

Lembre-se que as quantidades de nutrientes mencionadas acima variam não só segundo o tipo de batata, mas também de acordo com a forma como o vegetal foi cultivado e preparado para consumo.

Como preparar o suco de batata crua

suco de batata crua
Foto de Peter Schad na Unsplash

Suco de batata inglesa

Ingredientes:

  • 2 unidades de batata crua;
  • De 100 ml a 200 ml de água, aproximadamente.

Modo de preparo:

  1. Descasque as batatas, lave-as e corte cada uma delas em pedaços;
  2. Coloque as batatas e a água no liquidificador e bata até virar um suco.

Suco de batata doce cozida

Ingredientes:

  • 100 g de batata doce cozida (pode estar com casca ou descascada);
  • 1 ½ copos (200 ml) de água gelada;
  • 1 colher de chá de xarope de bordo (opcional).

Modo de preparo:

  1. Higienize bem e cozinhe a batata doce em água;
  2. Deixe esfriar e bata no liquidificador
  3. Se achar que o resultado final ficou um pouco grosso, adicione mais um pouco de água. Caso ache necessário adoçar, acrescente uma colher de chá de xarope de bordo.

Para dar mais sabor, você pode misturar frutas no suco de batata, como manga, limão ou maçã.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais