Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Permafrost é uma camada de gelo, rocha e matéria orgânica que se encontra abaixo de 0ºC por pelo menos dois anos consecutivos

Permafrost, ou pergelissolo, é uma camada formada por gelo, rocha e matéria orgânica que se encontra abaixo de 0 ºC por pelo menos dois anos consecutivos na região ártica e antártica. A palavra permafrost é inglesa, e, etimologicamente, vem do latim, em que Perm significa permanente e frost, congelado. Além disso, em português, ele também pode ser chamado de solo permanentemente congelado.

O que é a teoria da trofobiose

Originalmente encontrado em países do Hemisfério Norte, como Islândia, Argentina e Noruega, o permafrost começou a ficar conhecido mundialmente e no Brasil no contexto das mudanças climáticas, pois quando derrete nessas áreas – devido ao aumento da temperatura global – causa impactos significativos ao meio ambiente.

efeito estufa
O que é efeito estufa e seus gases?

Consequências do derretimento do permafrost

O permafrost é um tipo de solo congelado que possui uma camada relativamente grossa, podendo atingir até 300 metros de profundidade. O topo dessa camada ativa é constituído basicamente por gelo e neve, que derretem no verão levando a água sobre o permafrost para as regiões vizinhas, tornando-as pantanosas. Com essa distribuição de água, é encontrado árvores no pergelissolo, mas o seu significativo estoque de carbono não está em vegetação crescida, e sim abaixo da camada de gelo.

Calotas polares
Derretimento das geleiras da Antártida triplica e impulsiona aumento do nível do mar

Por ser muito gelado, o trabalho de decomposição das bactérias e fungos presentes no pergelissolo acontece lentamente. Mas, no contexto das mudanças climáticas, o derretimento desse tipo de solo está ocorrendo de forma acelerada nos últimos anos. O resultado é uma decomposição de matéria orgânica cada vez mais alta que libera grandes quantidades de carbono e outros gases do efeito estufa na atmosfera.

Metano e dióxido de carbono (CO2), que são gases com potencial de risco climático significativo, são os principais gases liberados na decomposição do pergelissolo. E o agravante é que estudos mostram que a quantidade de gás carbônico no solo permanentemente congelado, há milhares de anos, chega a ser até duas vezes maior que a presente na atmosfera.

O que é biodegradação

Uma outra pesquisa apontou que o planeta Terra pode entrar em estado de efeito estufa permanente caso o permafrost continue derretendo a altas taxas e não permaneça congelada. Isso se agrava com a perda de hidratos de metano no solo oceânico e a redução de florestas tropicais. Isso porque estes são locais que estocam carbono e que podem atingir um ponto de colapso em que essas reservas de carbono sejam liberadas para a atmosfera, acelerando ainda mais o fenômeno do aquecimento global.

Minerais de ferro

Outros pesquisadores relatam, ainda, como a situação pode ser mais preocupante do que se imagina. Acreditava-se, anteriormente, que o mineral ferro ligava o carbono mesmo com o degelo do permafrost. Entretanto, uma nova pesquisa, que analisou uma área do pântano em Abisko, no norte da Suécia, observou que as bactérias impossibilitam a capacidade de aprisionamento de carbono pelo ferro, resultando na liberação de quantidades bem maiores de CO2.

“O que vemos é que as bactérias simplesmente usam minerais de ferro como fonte de alimento. À medida que se alimentam, as ligações que tinham o carbono aprisionado são destruídas e ele é lançado na atmosfera como gás de efeito estufa”, explica o professor Carsten W. Müller da University of Copenhagen.

Os pesquisadores ainda não têm certeza da quantidade de carbono extra que o solo pode liberar. Mas sem dúvidas há uma nova grande fonte de emissões de CO2 que precisa ser incluída nos modelos climáticos.

Por que o permafrost é uma ameaça à saúde humana?

Permafrost
Imagem de Public Co por Pixabay

O permafrost conserva micro-organismos porque é frio, sem oxigênio e escuro. Em outras palavras, isso significa que ele pode manter vivos micróbios que infectam seres humanos e animais. Sendo assim, além do problema da liberação de gases do efeito estufa, o derretimento do permafrost pode trazer de volta antigos vírus, bactérias e fungos. Como se não bastasse a pandemia de coronavírus, a humanidade poderá conhecer doenças igualmente nocivas ou até piores.

Pioneira da agroecologia, Ana Primavesi ganha acervo virtual

Uma prévia desse cenário aconteceu em 2016, em uma parte remota da Sibéria, no Ártico. Como relata a BBC, um verão excepcionalmente quente em 2016 descongelou uma camada de permafrost, revelando a carcaça de uma rena infectada com antraz cerca de 75 anos antes.

A doença chamada de antraz ou carbúnculo é causada por uma bactéria, Bacillus anthracis. No caso citado, a bactéria se espalhou pelos suprimentos de água e de comida da região e também chegou ao solo. Um menino de 12 anos morreu da infecção, assim como 2,3 mil renas; dezenas de pessoas ficaram doentes e hospitalizadas.

De acordo com um estudo, bactérias resistentes à antibióticos, vírus desconhecidos, elementos radioativos e metais pesados podem ser liberados com o derretimento do permafrost, causando diversos prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.

Por fim, o derretimento do permafrost deve danificar edifícios e estradas, levando a dezenas de bilhões de euros em custos adicionais em um futuro próximo, de acordo com uma revisão internacional coordenada por geógrafos finlandeses.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais