Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A semente de melancia pode ser consumida crua , assada ou em formato de farinha

A semente de melancia costuma ser aquela parte que a gente retira da melancia ou que cuspimos quando alguma escapa da triagem minuciosa. Isso não é só um hábito, é uma consequência do desconhecimento do valor nutricional dessa parte da melancia. A semente de melancia é pouco calórica, mas é rica em folato, magnésio, gorduras boas e ferro. E o melhor é que quem não gosta de consumir a fruta com a semente, pode separar as sementes para assar e consumir como um aperitivo salgado, fazer uma farinha para adicionar nas refeições do café da manhã ou um até mesmo preparar um chá de semente de melancia.

Ferro
Ferro (Fe): importância, propriedades e extração

Benefícios da semente de melancia

Os benefícios da semente de melancia são proporcionais à quantidade de sementes ingeridas. Por ser muito pequena, uma semente só não traz grandes vantagens, é preciso consumir uma quantidade maior.

1. Calorias

Cinco colheres de chá de semente de melancia contêm aproximadamente 158 calorias.

2. Magnésio

Um dos vários minerais encontrados na semente de melancia é o magnésio. Ele participa da síntese de proteínas, função muscular e nervosa, controle de glicose no sangue e regulação da pressão arterial, sendo necessário para a produção de energia e para o desenvolvimento estrutural dos ossos. Além contribuir para a condução de impulsos nervosos, controle do ritmo cardíaco e contração muscular. Para conhecer melhor a importância do magnésio, dê uma olhada na matéria: “Magnésio: para que serve?“.

Em uma porção de 4 gramas de semente de melancia há 21 mg de magnésio, o equivalente a 5,25% da ingestão diária recomendada.

3. Ferro

Um punhado de semente de melancia contém cerca de 0,29 mg de ferro, sendo a quantidade de ingestão diária recomendada 18 mg de ferro. O ferro é um componente importante da hemoglobina. Ele transporta o oxigênio no sangue e ajuda o organismo a converter calorias em energia.

Alimentos rico em ferro
Quais são os alimentos ricos em ferro?

4. Folato

Em uma porção de semente de melancia, há 0,05% da Ingestão Diária Recomendada de folato, também conhecido como ácido fólico ou vitamina B-9. Essa vitamina é importante para o bom funcionamento do cérebro e para controlar os níveis de homocisteína. As mulheres em idade fértil que desejam ter filhos precisam de maiores quantidade de folatos em relação às mulheres em idade fértil que não querem ter filhos, já que a deficiência de folato tem sido associada a certos defeitos congênitos do tubo neural.

5. Gorduras boas

A semente de melancia fornece uma boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados – 0,3 e 1,1 gramas, respectivamente. Segundo a American Heart Association, essas gorduras são úteis na proteção contra ataques cardíacos e derrames cerebrais e na redução dos níveis de colesterol “ruim” no sangue.

Como assar a semente de melancia

Assar a semente de melancia é fácil. Ligue o forno na temperatura em torno de 180ºC e coloque as sementes em uma assadeira. Deixe assar durante dez minutos, mexa as sementes e retorne ao fogo para assar durante mais cinco minutos.

Você adicionar mais sabor à semente de melancia adicionando um pouco de azeite e sal, ou polvilhando canela e um pouco de açúcar. Ainda é possível colocar suco de limão e pimenta caiena.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais