Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Candidíase masculina tem tratamento fácil, mas se o homem não der a devida atenção pode evoluir para quadro grave

Pouco se fala sobre a candidíase masculina na sociedade brasileira, mas o fungo Candida albicans, causador da candidíase, pode acometer qualquer pessoa, em várias regiões do corpo – incluindo o pênis, a mucosa vaginal, as vias orais (candidíase oral), a pele e o intestino.

Candidíase: causas, sintomas, tipos e como tratar

Como saber se o homem está com candidíase?

Se não tratada, a candidíase no homem pode causar sintomas dolorosos, desconfortáveis ​​e muitas vezes embaraçosos. Também pode levar a complicações graves se a infecção se disseminar para a corrente sanguínea.

Sintomas da candidíase masculina

Os primeiros sintomas de uma candidíase no pênis incluem vermelhidão, e, às vezes, manchas brancas espalhadas na região peniana.

A pele do pênis costuma ficar úmida e começa a escorrer uma secreção branca e espessa sob o prepúcio ou outras dobras da pele. Além disso, também pode haver coceira, sensação de queimação, descamação na pele do pênis e inflamação na glande do membro. 

A vermelhidão, coceira e dor no pênis ou na região genital também podem ser sinais de outras condições mais sérias, incluindo algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); portanto, não ignore os sintomas quando eles aparecerem. Um urologista ou clínico geral pode diagnosticar a condição, geralmente em uma única consulta.

O que causa a candidíase no homem?

A candidíase masculina é causada pelo fungo Candida Albicans, pertencente ao gênero Candida. Esse fungo costuma estar presente no organismo em pequenas quantidades. No entanto, quando há baixa na imunidade ou outras condições favoráveis ao fungo, ele pode apresentar um crescimento excessivo e causar a candidíase.

Apesar de não ser considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode ser transmitida por um contato íntimo ou relação sexual desprotegida com outra pessoa que tenha candidíase.

Um cenário perfeito para a proliferação da candidíase são:

  • Má higiene; 
  • Excesso de umidade (como uso de sunga molhada durante muitas horas); 
  • Roupa apertada; 
  • Alergias 
  • Dieta rica em açúcar, glúten, fermentados, refinados e álcool;

Manter os cuidados íntimos pode prevenir a candidíase peniana.

Fatores de risco

Além do sexo desprotegido com alguém que tenha candidíase, não tomar banho regularmente ou limpar de modo inadequado os genitais também colocam o homem em risco.

Outros fatores de risco incluem o prolongado uso de antibióticos, diabetes mellitus, obesidade, sistema imunológico prejudicado por causa do tratamento do câncer e estar infectado por HIV.

Diagnóstico da candidíase

O diagnóstico é feito através de exames médicos. O médico examinará os genitais da pessoa com suspeita de candidíase e diagnosticará seus sintomas. As placas brancas que se formam no pênis podem ser examinadas no microscópio ou cultivadas para confirmar o tipo de fungo que causou os sintomas.

Se você não conseguir ajuda médica, considere uma visita a um centro de atendimento de urgência ou até mesmo à sala de emergência. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado e o tratamento começar, maior a probabilidade de evitar complicações.

Não diagnostique e inicie o tratamento por conta própria. Se você desconfia que está com candidíase, consulte um médico ou médica.

Como acabar com a candidíase no homem?

Na maioria dos casos, pomadas e cremes antifúngicos tópicos são suficientes para o tratamento da candidíase masculina. Muitos dos cremes antifúngicos recomendados para uma infecção por fungos incluem:

  • Miconazol
  • Imidazole
  • Clotrimazol

O fluconazol oral é uma pomada de hidrocortisona que pode ser aconselhada em infecções graves. Ela deve ser utilizada naquelas que evoluem para uma condição séria chamada balanite.

Às vezes, a candidíase retorna depois de parecer curada. Se isso ocorrer, seu médico provavelmente recomendará tratamentos semanais por vários meses após algumas semanas de tratamento diário, para garantir saúde, nutrição e bem estar.

A maioria dos cremes antifúngicos são bem tolerados. É pouco provável que você tenha efeitos colaterais graves. Verifique o rótulo, no entanto, e pergunte ao seu médico e/ou farmacêutico o que fazer se você tiver uma reação ruim.

Se a sua infecção não responde bem a uma pomada antifúngica e você não é circuncidado, você pode ser aconselhado a fazer uma circuncisão. Embora este procedimento cirúrgico seja feito com mais frequência em bebês, ele pode ser feito com segurança em um homem de qualquer idade.

Além de usar a pomada indicada pelo médico durante o tratamento, você também deve praticar uma boa higiene para ajudar a mandar embora qualquer infecção persistente. Fatores como diabetes e um sistema imunológico enfraquecido podem contribuir para o risco de infecção por fungos.

Complicações

Uma das complicações potenciais da candidíase em homens é a balanite. A balanite é uma inflamação do prepúcio ou da cabeça do pênis. A diabetes pode aumentar o risco de balanite.

Se a balanite não for tratada de forma eficaz, pode ocorrer cicatrização do prepúcio. A condição pode ser dolorosa e tornar a micção mais difícil. Se não tratada, a balanite pode causar inchaço nas glândulas, dor, fraqueza e fadiga.

A candidíase pode se espalhar para a corrente sanguínea. Esse quadro é conhecido como candidemia ou candidíase invasiva, sendo mais comum no homem que demora muito para realizar o tratamento da candidíase no pênis ou que tem o sistema imunológico enfraquecido.

Se você esteve em um hospital e usou um cateter para urinar, é mais comum que você enfrente a candidíase invasiva. Esta forma avançada de infecção por fungos é muito grave. Medicamentos antifúngicos orais podem ser necessários por várias semanas. Em alguns casos, os medicamentos são administrados por via intravenosa.

Quantos dias cura candidíase masculina?

Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção. A pessoa que mantém relações sexuais com você deve ser tratada independente de a infecção ter sido transmitida ou não.

Se você tem candidíase recorrente e descarta causas como higiene e contato sexual, converse com seu médico sobre outras possíveis causas. Você pode ter uma condição de saúde subjacente, como diabetes, alergia ou intolerância a alimentos que contenham glúten ou outras substâncias.

Homens são geralmente muito menos propensos do que as mulheres a desenvolver candidíase. Mas é importante saber como tal infecção pode se desenvolver e como reconhecer seus sintomas.

Prevenção de candidíase masculina

Evite o contato sexual com uma pessoa que tenha candidíase. Você também deve evitar fazer sexo quando estiver com candidíase. Do contrário, você passa a candidíase para a pessoa e ela retorna para você.

Para evitar a candidíase no pênis:

  • Use preservativo em todas as relações sexuais;
  • Evite alimentos que facilitam a proliferação de fungos, como pão, doces, álcool e cerveja;
  • Pratique a monogamia sexual para reduzir riscos;
  • Pratique uma boa higiene e mantenha a região íntima sempre limpa e seca;
  • Limpe bem a região do prepúcio com bastante água depois de manter relações sexuais.
Infecção bacteriana
Infecção bacteriana: o que é e exemplos

Alimentação e candidíase masculina

O principal é não alimentar as espécies de Candida. Esse fungo se alimenta de tudo o que você come. E ele adora massas como pães, álcool, doces e alimentos que demoram para ser digeridos como a proteína de glúten.

Portanto, procure matar a candidíase de fome consumindo alimentos probióticos e prebióticos, e evite açúcar, refinados, massas, glúten e fermentados como a cerveja. Se você tem diabetes, com ajuda médica, procure controlar os níveis de açúcar no sangue e cuide da sua imunidade.

Tome chá de barbatimão e utilize sabonete feito com esta planta. Na medicina popular, ele é muito utilizado como fitoterápico natural no tratamento de gonorreia, leucorreia, úlceras, diarreia e candidíase.

A casca do caule e as folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, hemostáticas, antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e adstringentes. Por isso, pode ajudar no tratamento de feridas, infecções e outros problemas de pele. A atividade farmacológica da planta se deve sobretudo ao seu alto teor de taninos, mas o barbatimão também apresenta outros compostos benéficos à saúde, como alcalóides e flavonóides.

Conheça a melhor forma de se alimentar para espantar a candidíase na matéria: “Alimentos para candidíase: o que comer?“.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais