Chá de camomila: para que serve?

eCycle

Confira uma lista com sete benefícios da camomila para a saúde

chá de camomila
Imagem de Ioana Cristiana está disponível no Unsplash

O chá de camomila é uma bebida popularmente conhecida por seus benefícios para a saúde. Muitos dos estudos relacionados à camomila apontam potenciais benefícios do chá da planta, como acalmar, melhorar a digestão e a saúde da pele, entre outros.

A camomila é uma erva pertencente à família Asteraceae. Mas, para além da ciência, ela tem sido consumida há séculos como um remédio natural para várias condições de saúde, como excesso de gases, náuseas e dor de estômago. Para fazer o seu chá, as flores da camomila são desidratas e depois infundidas em água quente.

Para que serve o chá de camomila

1. Melhora o sono

A camomila contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro e promove o sono (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).

Em um estudo, mulheres que tinham acabado de dar à luz (puérperas) e tomaram chá de camomila por duas semanas relataram melhor qualidade do sono em comparação a um grupo que não consumiu o chá. Elas também apresentaram menos sintomas de depressão, o que está frequentemente relacionado a problemas de sono.

Outro estudo concluiu que pessoas que consumiram 270 mg de extrato de camomila duas vezes ao dia por 28 dias despertaram no meio da noite 1/3 menos e adormeceram 15 minutos mais rápido do que aquelas que não consumiram o produto.

2. Melhora a digestão

Alguns estudos (confira aqui: 3, 4) descobriram que o extrato de camomila exerce um efeito protetor contra diarreia em ratos, efeito que tem sido atribuído às propriedades anti-inflamatórias da camomila.

Outro estudo, que também testou em ratos, descobriu que a camomila é útil na prevenção de úlceras estomacais, pois pode reduzir a acidez no estômago e inibir o crescimento de bactérias que contribuem para o desenvolvimento da úlcera.

3. Tem efeito protetor contra câncer

Os antioxidantes encontrados no chá de camomila têm sido associados a uma menor incidência de certos tipos de câncer.

Em estudos de tubo de ensaio, a apigenina (antioxidante encontrado na camomila) demonstrou combater células cancerígenas, especialmente as da mama, do aparelho digestivo, da pele, da próstata e do útero (confira aqui estudos a respeito: 5, 6, 7).

Além disso, um estudo com 537 pessoas observou que aquelas que bebiam chá de camomila de duas a seis vezes por semana tinham uma probabilidade significativamente menor de desenvolver câncer de tireoide do que aqueles que não consumiram a bebida.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Consumir chá de camomila pode ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo com 64 pessoas diabéticas, aquelas que consumiram chá de camomila diariamente entre as refeições, por oito semanas, tiveram níveis médios de açúcar no sangue significativamente menores do que aquelas que tomaram água em vez do chá da planta.

Além disso, vários outros estudos realizados em animais sugerem que o chá de camomila pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em quantidade considerável, e também pode ser benéfico para prevenir picos de açúcar no sangue depois das refeições (confira aqui os estudos: 8, 9, 10).

5. Faz bem para o coração

O estudo que analisou 64 pessoas diabéticas também descobriu que aquelas que tomavam chá de camomila com as refeições tinham notáveis ​​melhoras em seu colesterol total, triglicérides e nos níveis de colesterol LDL (o chamado "colesterol ruim"), em comparação com aqueles que bebiam água.

6. Ameniza a ansiedade e a depressão

Há algumas evidências de que a camomila pode reduzir a gravidade da ansiedade e da depressão, mas isso se baseia principalmente em seu uso aromaterápico (ou seja, em sua forma de óleo essencial) ou como suplemento (confira aqui os estudos a respeito: 1, 4, 11, 12).

7. Faz bem para a pele

A aplicação de camomila por meio de produtos cosméticos, como loções, cremes e sabonetes, pode apresentar efeito hidratante e anti-inflamatório para a pele (confira aqui estudos a respeito: 4, 13, 14).

Efeitos adversos do chá de camomila

Beber chá de camomila é seguro para a maioria das pessoas e dificilmente apresenta risco de toxicidade. Entretanto, há relatos de pessoas que tiveram reações alérgicas à camomila, o que é mais comum em quem tem alergia a plantas da família das margaridas, como a ambrósia e os crisântemos.

Além disso, os produtos cosméticos que contém camomila podem irritar os olhos, se entrarem em contato direto com eles.


Fonte: Healthline

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail