Receitas caseiras para pele oleosa

eCycle

Confira uma lista com oito opções de receitas caseiras para pele oleosa

pele oleosa
Imagem de Isabell Winter no Unsplash

A pele oleosa é o resultado da superprodução de sebo das glândulas sebáceas. Essas glândulas estão localizadas sob a superfície da pele. O sebo é uma substância oleosa feita de gorduras. Mas ele não é de todo ruim, já que ajuda a proteger e hidratar a pele e manter o cabelo brilhante e saudável. Sebo demais, no entanto, pode deixar a pele oleosa, o que pode entupir os poros e causar acne. Genética, alterações hormonais ou mesmo estresse podem aumentar a produção de sebo.

Pele oleosa e acne são condições incômodas. Ainda assim, algumas receitas caseiras para pele oleosa ajudam a reduzir os sintomas. Confira uma lista com oito opções de receitas caseiras para pele oleosa:

1. Lave o rosto

Muitas pessoas com pele oleosa não lavam o rosto diariamente. Se a sua pele estiver oleosa, você deve lavar o rosto duas vezes por dia. Use um sabonete suave, como o sabonete de glicerina.

2. Argila

A argila verde é um ingrediente famoso nas receitas caseiras para pele oleosa e acne. Isso porque ela é altamente absorvente.

Para fazer uma máscara de argila verde digna de spa:

  1. Adicione, aos pouquinhos, água filtrada em uma colher de sopa de argila verde até formar uma pasta;
  2. Aplique a mistura de argila no rosto e deixe-a até que ela seque;
  3. Retire a argila com água morna e seque.

Se você possui a pele oleosa, mas seca, utilize argila branca ou bege, que são versões mais suaves. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Argila bege regula a produção sebácea da pele sem a desidratar".

3. Farinha de aveia

A farinha de aveia ajuda a diminuir a inflamação na pele, absorvendo o excesso de óleo, além de ajudar a esfoliar a pele morta. Para usar a aveia em receitas caseiras para pele oleosa, é interessante combiná-la com papinha de frutas como banana, mamão e maçã.
  1. Combine 1/2 xícara de farinha de aveia com água quente para formar uma pasta;
  2. Massageie a mistura de farinha de aveia em seu rosto por cerca de três minutos (ou até 15 minutos);
  3. Enxágue com água morna e seque.

4. Limão

O limão também está na lista de receitas caseiras para pele oleosa. Ele ajuda a fechar os poros e a quebrar a oleosidade.
  1. Aplique no rosto uma colher de sopa de limão espremido na hora;
  2. Deixe secar e retire com bastante água e um sabonete suave (esfregue bem!);
  3. ATENÇÃO: não se exponha ao sol de maneira alguma enquanto estiver com limão sobre o rosto, pois seu ácido mancha a pele. Certifique-se de retirar todo o suco de limão do rosto.

5. Amêndoas

A amêndoa moída ajuda a esfoliar a pele e absorver o excesso de oleosidade e impurezas. Confira uma das receitas caseiras para pele oleosa que leva amêndoa:
  1. Moa três colheres de chá de amêndoas cruas;
  2. Adicione duas colheres de sopa de melado de cana;
  3. Aplique no seu rosto suavemente, em movimentos circulares;
  4. Lave com água morna e seque.

6. Aloe vera

A Aloe vera é conhecida por melhorar queimaduras leves e outras condições da pele. De acordo com a Mayo Clinic, há boas evidências científicas de que a Aloe vera ajuda a tratar a escamação da pele causada por oleosidade.

Uma das receitas caseiras para pele oleosa pode ser feita aplicando-se gel de aloe vera (babosa) no rosto antes de dormir e deixá-lo até a manhã seguinte. A Aloe vera é conhecida por causar reação alérgica na pele sensível. Se você nunca usou Aloe vera, teste uma pequena quantidade em seu antebraço. Se nenhuma reação aparecer dentro de 24 a 48 horas, você pode aplicá-la no rosto.

7. Tomates

Os tomates contêm ácido salicílico, um remédio caseiro para a acne comum. Mas esse ácidos também podem ajudar a absorver o excesso de oleosidade da pele e a desobstruir os poros. Uma das receitas caseiras para pele oleosa que levam tomate é a seguinte:

  1. Misture uma colher de chá de açúcar com polpa de um tomate;
  2. Aplique na pele em movimentos circulares;
  3. Deixe a máscara por cinco minutos;
  4. Enxágue bem com água morna e seque.
Você também pode aplicar apenas polpa de tomate ou fatias de tomate na pele.

8. Óleo de jojoba

Embora a ideia de aplicar óleo na pele oleosa pareça contraproducente, o óleo de jojoba é um remédio popular para tratar pele oleosa e também está na lista dos melhores ingredientes para receitas caseiras para pele oleosa. Acredita-se que a jojoba imita o sebo da pele para “enganar” as glândulas sebáceas, fazendo-as produzirem menos sebo e ajudando a manter os níveis de produção de óleo equilibrados.

Um estudo de 2012 descobriu que a aplicação de uma máscara feita de argila e óleo de jojoba aplicada de duas a três vezes por semana ajudou a curar as lesões da pele e acne leve. Entretanto, o uso em excesso pode piorar a pele oleosa. Tente massagear algumas gotas de óleo de jojoba na pele limpa alguns dias por semana para ver como você reage. Se gostar dos resultados, aplique diariamente. Saiba mais sobre o óleo de jojoba na matéria: "Conheça o óleo de jojoba e suas aplicações cosméticas".


Fonte: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail