Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As cisternas de plástico podem ser utilizadas para armazenar água potável, reaproveitar a água da chuva, da piscina e da máquina de lavar roupas, entre outros usos

As cisternas de plástico são ótimas alternativas para economizar na conta de água e ainda, de quebra, diminuir a pegada hídrica. Elas podem ser utilizadas para armazenar água potável, aproveitar a água da chuva e para reutilizar a água da piscina, da máquina de lavar roupas, do chuveiro e da máquina de lavar louças, entre outros usos. A água de reúso armazenada na cisterna de plástico pode ser aproveitada para a limpeza de calçadas, carros, quintal, irrigação e até na descarga sanitária.

Mas caso você queira consumir a água coletada da chuva, é preciso tratá-la. Entenda como realizar esse processo de forma segura na matéria:

como-filtrar-agua
Como tratar água da chuva?

A cisterna de plástico é um sistema de baixo custo e é considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economia de água. Há diversos modelos, formatos e tamanhos de cisternas de plástico. Os tipos de cisterna variam conforme a necessidade de cada residência.

Tipos de cisternas
Tipos de cisternas: modelos do cimento ao plástico

As cisternas de plástico são ótimas para quem procura segurança, um equipamento fácil de deslocar e que não exige reformas para instalação.

De acordo com a ONU, são necessários 110 litros de água por dia para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Dessa forma, a cisterna de plástico, que está disponível em diversos tamanhos, é uma ótima alternativa para quem quer economia de espaço com uma boa oferta de água.

Confira alguns modelos de cisternas de plástico a seguir:

Cisternas de plástico 1050 litros

Cisterna de plástico

As cisternas de plástico 1050 litros daTecnotri são garantia de uma boa quantidade de armazenamento de água e economia de espaço. Com as cisternas 1050 litros você também pode captar água da chuva ou armazenar água de reúso da máquina de lavar roupa, do chuveiro, da piscina e da máquina de lavar louça. Além disso, ela serve para armazenar água potável, sendo vertical, compacta e modular, ideal para pequenos espaços.

Ela também possui proteção antimicrobiana, com filtro inteligente, clorador e acessórios para instalação. É feita de material atóxico e 100% reciclável, economizando até 50% na conta de água. As cisternas 1050 litros são muito resistentes e imunes a agentes climáticos e variações de temperatura de -35ºC a + 50ºC.

Cisterna de plástico para reúso de água da máquina

Cisterna de plástico

Uma opção para quem é viciado em economia de água e não tem muito espaço, ou para ampliar sua economia, é usar uma cisterna de plástico de 150 litros. Ela é feita de polietileno, material atóxico e que pode ser reciclado, mas é uma versão menor, ou seja, mais leve e compacta. Resistente e durável, a cisterna modular pode ter diferentes funções, como reaproveitar a água da máquina de lavar ou do chuveiro (as chamadas águas cinzas). No entanto, esse modelo não pode ser utilizado para a captação de água da chuva, já que não contém filtro acoplado em seu sistema (necessário para filtrar a primeira água da chuva, que em geral vem com sujeira da calha). Saiba mais sobre esse tema na matéria:

Cisterna
Entenda o que é cisterna e quais são os benefícios

“Então para que ela serve”? Essa cisterna modular é um kit de reúso de água para máquina de lavar e funciona como um modo prático para você reaproveitar água da máquina de lavar limpando o chão, o quintal e outros locais em que a água utilizada não precisa ser totalmente limpa. Com essa cisterna, também é possível reaproveitar água do chuveiro, por exemplo.

Se 150 litros for pouco para você, não se preocupe. Ela é modular e permite que mais módulos sejam acoplados para aumentar a capacidade de armazenamento – os módulos são empilháveis, de modo que a adição de novos módulos não precisa tomar mais espaço.

Além disso tudo, usar uma cisterna de plástico na versão modular também é uma atitude de consumo consciente, diminui sua pegada hídrica e promove sustentabilidade. Sua dimensão menor é prática e leve, ou seja, é mais fácil de mover caso você queira se mudar e levar a cisterna ou emprestar para alguém.

Cisternas de plástico Waterbox

Cisterna de plástico

As cisternas de plástico Waterbox são uma solução prática, versátil e bonita para que todos possam poupar recursos hídricos, independentemente do tipo de água que desejam reaproveitar e da disponibilidade de espaço. Elas se adaptam a espaços reduzidos e possuem um design moderno. O formato e cores valorizam o ambiente.

Você pode utilizar a cisterna modular Waterbox em ambientes internos, para estocar água potável (como uma caixa d’água comum) ou armazenar água de reúso (da sua máquina de lavar, por exemplo). Já nos ambientes externos, ela é uma ótima ferramenta para a captação de águas pluviais. As cisternas Waterbox foram a solução escolhida para a gestão de água no projeto de casa sustentável Casa Aqua, conceito exibido na Casa Cor SP 2016 (foto anterior).

Cada cisterna tem 1,77 m de altura, 0,55 m de largura, profundidade de 0,12 m e comporta até 97 litros de água! A característica modular permite que você conecte mais de uma Waterboxpara expandir o armazenamento de acordo com sua necessidade e disponibilidade de espaço.

Reaproveitar água é uma atitude ambientalmente amigável que economiza não só recursos hídricos, como poupa dinheiro. Em relação ao impacto ambiental do produto, vale ressaltar que ele é produzido com polietileno de alta densidade completamente atóxico e 100% reciclável. Além disso, as Waterbox são produzidas somente em cores que não contém metais pesados.

Cisternas de mil e 750 litros

Cisterna de plástico

As cisternas de plástico mil litros da Tecnotri são reservatórios de água para captação e armazenamento de água das chuvas, água de reúso e água potável, assim como os modelos menores de 750 litros (cisterna da direita na imagem). Essas cisternas são completas e fáceis de instalar, não precisando ser enterradas. Além disso, são verticais, compactas e modulares (você pode adquirir uma cisterna de mil litros, outra com capacidade de 750 litros – ou outro tamanho do mesmo modelo – e conectá-las para obter a capacidade de armazenamento de acordo com a necessidade), sendo ideal para pequenos espaços. Ela possui proteção antimicrobiana, filtro inteligente com clorador e acessórios para instalação.

Como essas cisternas não precisam ser enterradas, elas adaptam-se perfeitamente a corredores, terraços, garagens, jardins de residências, condomínios e empresas.

A cisterna da Tecnotri, em seus diversos tamanhos, é atóxica e 100% reciclável, garantindo o uso consciente e redução de até 50% na conta de água. É um produto resistente e de longa vida útil, imune a agentes climáticos e variações de temperatura de – 35°C a + 40ºC.

Confira no vídeo como é simples a instalação de uma cisterna 1000 litros Tecnotri.

Cisterna de plástico Casológica

Cisterna de plástico

Uma boa opção para quem quer coletar a água da chuva é a Minicisterna de plástico Casológica, que possui 240 litros de capacidade e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios. Ela garante segurança e conforto para a sua família em épocas de estiagem. Além disso, seu bolso e o planeta agradecem – saiba mais sobre a captação da água da chuva, suas vantagens e cuidados necessários.

A cisterna de plástico Casológica é acoplada diretamente nas calhas para a captação da água. A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, em que impurezas como folhas ou pedaços de galhos são eliminadas mecanicamente. Além disso, é importante ressaltar que essa minicisterna possui um separador da primeira água da chuva, que pode conter sujeiras do telhado. A Minicisterna Casológica tem capacidade de 240 litros e tem uma torneira em sua parte inferior para facilitar a utilização.

O produto foi adaptado por uma equipe de biólogos e engenheiros ambientais. Ele é confeccionado em polietileno de alta densidade na cor verde. As dimensões da minicisterna são de 52 cm x 107 cm. Inclui filtro autolimpante, separador da primeira água da chuva, redutor de turbulência, torneira de 3/4 de ferro e ladrão em PVC. A minicisterna atende a todos os padrões da norma ABNT NBR 15.527:2007, destinada ao aproveitamento da água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

O sistema permite ampliação. É possível acoplar uma cisterna de plástico em outra, somando suas capacidades de armazenamento. Vazia, a cisterna pesa oito quilos, mas vale lembrar que cada litro de água corresponde a um quilo, de modo que é importante colocá-la em um local que aguente o seu peso quando cheia (ou seja, os oito quilos da minicisterna mais os 240 kg de água que ela consegue armazenar).

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Cisterna Ecosoli

Cisterna de plástico

O reservatório de água de chuva da Ecosoli é ideal para os sistemas de filtragem de água de chuva com descida pela calha e tubulação. Ele possui 350 litros de capacidade de armazenamento e um formato moderno, com vaso na parte superior que possibilita o plantio de flores. Com 15 quilos de peso (vazio), a cisterna de plástico rotomoldado está disponível em oito cores diferentes (e também na versão com capacidade de armazenamento de 300 litros) e é uma alternativa ecológica e segura de reutilizar a água da chuva para a rega de jardins, lavagem de carros, quintal, entre outros usos.

Esse tipo de cisterna só não pode ser instalado em locais com declive ou gramados e áreas que podem afundar com muito peso. É preciso fazer a drenagem e limpeza interna do tanque a cada seis meses para evitar formação de lodo, acúmulo de fungos e contaminação.

Cisterna de plástico Ecosoli Slim

Cisterna de plástico

O reservatório de água da chuva slim da Ecosoli tem capacidade para 300 litros de armazenamento de água da chuva, com acabamento em relevo diferenciado. Esse modelo de cisterna de plástico foi desenvolvido para receber água não potável para ser usada para fins como rega de jardins e limpeza de pisos em geral. Ele pode ser fechado e não traz riscos de proliferação de mosquitos. Além disso, aguenta até 25 quilos de peso na parte superior da tampa, onde podem ser colocadas terra e planta.

Cisterna 750 litros com filtro

Cisterna

Essa cisterna de plástico rotomoldado é um reservatório de água para captação e armazenamento de água das chuvas e também água potável. Assim como outros modelos da Tecnotri, a cisterna 750 litros em formato cilíndrico é fácil de instalar e não precisa ser enterrada, sendo ideal para pequenos espaços.

Ela possui proteção antimicrobiana e UV14, com acessórios para instalação e filtro inteligente com clorador. Além de tudo, é 100% reciclável, atóxica e contribui para a economia de água potável, sendo um produto de vida útil longa e resistente a variações de temperatura de -35ºC a + 50ºC.

Reservatório de água de chuva ânfora

Cisterna de plástico

O reservatório de água de chuva do modelo ânfora é um compartimento preparado para receber água não potável para ser usada para fins como rega de jardins e lavações em geral. Ele pode ser fechado e não traz risco de proliferação de mosquitos. Assim como os outros dois modelos da Ecosoli, o reservatório de chuva do modelo ânfora não pode ser colocado em locais de declive ou gramados, correndo o risco de afundar quando estiver cheio e mais pesado.

A drenagem e limpeza devem ser feitas a cada seis meses, a fim de evitar a formação de lodo, proliferação de fungos e contaminação.

Pode ser colocado até 25 kg de peso na parte superior do reservatório, que pode ser enfeitada com vasos de folhagens. Esse tipo de cisterna está disponível nos tamanhos 250, 260 e 360 litros.

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais