Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Gergelim é bom para os ossos, previne os efeitos da radiação e os sintomas da diabetes, entre outros benefícios

O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além de deliciosas, as sementes trazem muitos benefícios para a saúde, como melhorar a integridade óssea, proteger contra radiação e prevenir câncer, hipertensão, diabetes e inflamação.

Suas sementes contêm 52% de lipídios (gorduras) benéficos e são constituídas por ácidos graxos insaturados. Elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, elas fazem parte dos alimentos ricos em proteína, fibras, tiamina, folato e triptofano. Também contêm cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre e zinco.

Além disso, é uma ótima fonte de vitamina B6, uma das vitaminas do complexo B . Apenas uma colher de sopa contém aproximadamente 0,8 mg de B6. O alimento pode ser usado como:

  • Óleo essencial
  • Molho
  • Tempero
  • Tahine (pasta de gergelim
  • Receita de biscoitos das sementes
  • Pães
  • Bolos e outros alimentos

Dessa forma, ele é uma ótima opção para incluir em uma alimentação saudável.

Para o que serve e quais os principais benefícios do gergelim?

Reduz hipertensão

O consumo do óleo natural das sementes de gergelim está associado à redução na hipertensão. Isso melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e ajuda a prevenir várias condições cardíacas. Além disso, a semente fornece 25% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de magnésio, um importante vasodilatador.

apneia-do-sono
Sono irregular pode aumentar riscos de hipertensão arterial

Previne câncer

Não é surpresa que o consumo desse ingrediente tenha sido associado a uma redução no risco de câncer. Afinal, tem uma ampla gama de vitaminas e minerais essenciais presentes em sua composição. Além dos minerais, as sementes contêm fitato, antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres.

gergelim
Imagem de Pezibear em Pixabay 

Controla os níveis de açúcar no sangue

Os componentes das sementes de gergelim têm sido associados à redução dos riscos de diabetes e servem para o tratamento de seus sintomas. Além disso, foi demonstrado que o óleo pode afetar positivamente a ação de vários medicamentos em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2.

Ele melhora a funcionalidade da glibenclamida (medicamento para diabetes). Mas também regula ainda mais os níveis de insulina e glicose no corpo, ajudando, assim, a controlar os sintomas da doença.

Faz bem para a saúde óssea

Os níveis impressionantes de minerais essenciais como zinco, cálcio e fósforo encontrados nas sementes de gergelim podem ser grandes amigos da saúde dos ossos.

Eles são parte integrante na criação e reparo de ossos enfraquecidos por lesão ou aparecimento de condições ósseas debilitantes como a osteoporose.

No entanto, essas sementes contêm compostos naturais chamados oxalatos e fitatos, que são considerados antinutrientes e que reduzem a absorção desses minerais. Para limitar o impacto desses compostos, tente embeber, torrar ou germinar as sementes de gergelim.

Ajuda a controlar o colesterol

Alguns estudos sugerem que as sementes de gergelim podem reduzir o colesterol alto e os triglicerídeos. Segundo pesquisas, comer mais gordura poliinsaturada e monoinsaturada (como as presentes no gergelim) em relação à gordura saturada pode ajudar a diminuir o colesterol ruim e reduzir o risco de doenças cardíacas. Além do mais, estas sementes contêm dois tipos de compostos vegetais, lignanas e fitoesteróis. Os dois também podem ter efeitos de redução do colesterol.

Colesterol HDL
Colesterol HDL: o que é e como aumentar o colesterol “bom”

Gergelim melhora a digestão

Quando a semente de gergelim é usada in natura, há o consumo de suas fibras. Estas são importantes para a saúde do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre e a diarreia, e protegendo a saúde do cólon.

Reduz inflamações

O alto teor de cobre das sementes de gergelim tem várias funções valiosas. Isso inclui a redução da inflamação nas articulações, ossos e músculos, reduzindo, assim, a dor associada à artrite. Além disso, o cobre é um mineral essencial para o fortalecimento dos vasos sanguíneos, ossos e articulações, sendo necessário para a captação adequada de ferro, um componente chave da hemoglobina.

Melhora a saúde bucal

Talvez os efeitos mais notáveis ​​do gergelim sejam sobre a saúde bucal. O óleo de gergelim pode ser aplicado na boca interna e externamente, apresentando efeito antibacteriano e adstringente. Ele também reduz a presença de Streptococcus, uma bactéria comum que pode causar estragos nas cavidades orais e em outras partes do corpo.

óleo de gergelim
Óleo de gergelim proporciona benefícios à saúde

O gergelim protege contra radiação

Um dos compostos orgânicos presentes no gergelim é o sesamol. Ele tem sido associado à proteção do DNA contra os efeitos nocivos da radiação. A radiação, que pode vir de fontes acidentais ou do tratamento de câncer por quimioterapia e radioterapia, causa danos ao DNA, aumentando a chance de um novo câncer. Nesse sentido, o gergelim pode ser aliado na prevenção desse tipo de dano e, consequentemente, prevenir o câncer.

Gerglim, pele e cabelo

Como mencionado, as sementes de gergelim contêm altos níveis de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que fortalece o tecido muscular, cabelo e pele. Além disso, o óleo de semente de gergelim reduz manchas de queimadura e outras marcas na pele, bem como sinais de envelhecimento precoce.

Aumenta função metabólica

O gergelim também contém uma grande quantidade de proteínas dietéticas com aminoácidos de qualidade fina. Esses são essenciais para o crescimento celular saudável, manutenção dos níveis de energia e da função metabólica.

Qual a melhor forma de consumir gergelim?

Você pode encontrar tipos de gergelim branco, gergelim preto e gergelim marrom (quando há casca). Apesar das variações, o valor nutricional entre os diferentes tipos da semente muda pouco. Porém, acredita-se que as sementes torradas tenham um gosto melhor e mais rico do que as cruas.

Quem não pode consumir gergelim?

Vale lembrar que o gergelim não é indicado para pessoas que sofrem com colite, um tipo de inflamação no intestino grosso. Isso porque ele é um alimento rico em fibras, que aumenta o bolo alimentar e os movimentos intestinais. Logo, pode causar mais problemas para quem tem obstruções nessa região do corpo.

Como usar o gergelim para emagrecer?

As sementes de gergelim podem auxiliar na perda de peso se combinadas a uma alimentação saudável. Isso porque o gergelim é rico em proteínas, gorduras e fibras, aumentando a saciedade e diminuindo a fome.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais