Cebola: benefícios da cebola crua e da cebola cozida

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A cebola cozida ou crua apresenta benefícios e malefícios para a saúde humana e de animais. Entenda

cebola
Imagem: Burhan Rexhepi no Unsplash

A cebola é o bulbo das plantas conhecidas cientificamente como Allium cepa.

As cebolas são cultivadas no mundo inteiro e proporcionam vários benefícios para a saúde, principalmente devido à presença de antioxidantes e compostos que contém enxofre.

Normalmente utilizada como tempero ou acompanhamento, a cebola é um alimento essencial na cozinha brasileira; podendo ser consumida na forma assada, cozida, grelhada, frita (cebola empanada), salteada, em pó ou crua, em saladas.

As cebolas podem variar em tamanho, forma e cor, mas os tipos mais comuns são branco, amarelo e roxo.

O sabor da cebola pode variar de leve e doce a acentuado e picante, dependendo da variedade de cebola e da época.

Propriedades nutricionais da cebola crua:

As cebola crua possui apenas 40 calorias a cada 100 gramas, sendo 89% de sua composição água, 1,7% fibra e pequenas quantidades de proteína e gordura.

Cada 100 gramas de cebola possui:

Calorias 40
Água 89 %
Proteína 1,1 g
Carboidratos 9,3 g
Açúcar 4,2 g
Fibra 1,7 g
Gorduras totais 0,1 g
Saturadas 0,04 g
Monoinsaturada 0,01 g
Poliinsaturadas 0,02 g
Ômega-3 0 g
Ômega-6 0,01 g

Benefícios da cebola

Fonte de fibras

As cebolas são uma ótima fonte de fibra, cerca 0,9 a 2,6% do peso fresco, dependendo do tipo de cebola.

Elas são ricas em fibras solúveis saudáveis, ​​chamadas frutanos. Os frutanos são os chamados fibras prebióticas, pois servem de subsídio alimentar para as bactérias benéficas para o organismo.

O consumo dessas fibras solúveis leva à formação de ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato, que pode melhorar a saúde do cólon, reduzir a inflamação e reduzir o risco de câncer de cólon (confira aqui estudos a respeito: 1, 2, 3 ).

No entanto, os frutanos são também conhecidos como Fodmaps (oligo-, di-, monossacarídeos e polióis fermentáveis), os quais algumas pessoas não conseguem digerir.

Os Fodmaps podem causar sintomas digestivos desagradáveis ​​em indivíduos sensíveis, como aqueles que sofrem da síndrome do intestino irritável (IBS) (confira estudos a respeito aqui: 4, 5, 6 ).

Fonte de vitaminas e minerais

A cebola também é fonte de vitaminas e minerais como:

  • Vitamina C: vitamina antioxidante que é necessária para a função imunológica e a manutenção da pele e do cabelo;
  • Folato (B9): vitamina B solúvel em água que é essencial para o crescimento e metabolismo celular e é especialmente importante para mulheres grávidas;
  • Vitamina B6: encontrada na maioria dos alimentos, possui importância na formação de glóbulos vermelhos;
  • Potássio: mineral essencial que pode ter efeitos redutores da pressão arterial e é importante para a saúde do coração.

Rica em compostos saudáveis

As cebolas estão entre as principais fontes de flavonoides, especialmente e quercetina (confira os estudos a respeito aqui: 7, 8, 9). Além disso, elas também são ricas em:

  • Antocianinas: encontradas somente em cebolas vermelhas ou roxas, as antocianinas são poderosos antioxidantes e pigmentos que dão à cebola sua cor avermelhada;
  • Quercetina: flavonóide antioxidante que pode reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração (confira estudos a respeito aqui: 10, 11);
  • Compostos de enxofre: principalmente sulfetos e polissulfuretos, que podem ter efeitos protetores contra o câncer (confira estudos a respeito aqui: 12, 13, 14);
  • Tiosulfinatos: compostos contendo enxofre que podem inibir o crescimento de microrganismos prejudiciais e prevenir a formação de coágulos sanguíneos (confira estudos a respeito aqui: 15, 16

A cebola vermelha e a cebola amarela são as mais ricas em antioxidantes. As cebolas amarelas podem conter quase 11 vezes mais antioxidantes do que as cebolas brancas.

Entretanto, cozê-las pode reduzir significativamente sua quantidade de antioxidantes, de acordo com estudo.

As propriedades antioxidantes da cebola reduzem a inflamação e o crescimento de microrganismos prejudiciais (confira estudos a respeito aqui: 15, 16, 17, 18, 19).

Efeitos antimicrobianos

Existem muitos microorganismos no ambiente, assim como dentro de nossos corpos. Alguns deles podem ser nocivos.

Dois estudos concluíram que os extratos e óleos essenciais de cebola podem diminuir o crescimento de microrganismos nocivos, como bactérias e leveduras.

Ajuda a reduzir o açúcar no sangue

A diabetes é uma doença comum, caracterizada principalmente por altos níveis de açúcar no sangue.

Três estudos em animais mostraram que as cebolas podem reduzir os níveis de açúcar no sangue (confira os estudos a respeito aqui: 20, 21, 22).

Um outro estudo realizados em humanos em diabéticos concluiu que 100 gramas de cebola crua por dia leva a uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue.

Faz bem para os ossos

A osteoporose é um problema de saúde comum, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

Três estudos em animais mostraram que as cebolas têm efeitos protetores contra a deterioração óssea e podem até aumentar a massa óssea (confira aqui os estudos a respeito: 23, 24, 25).

Um outro estudo realizado com mulheres com mais de 50 anos concluiu que o consumo regular de cebola está ligado ao aumento da densidade óssea.

Um outro estudo controlado também concluiu que a ingestão de frutas selecionadas, ervas e vegetais, incluindo cebola, pode reduzir a perda óssea em mulheres na pós-menopausa.

Previne câncer

O câncer é uma doença comum, caracterizada pelo crescimento descontrolado de células no corpo, sendo uma das principais causas de morte do mundo.

Estudos observacionais associaram o aumento do consumo de cebola à redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de estômago, mama, cólon e próstata (confira aqui os estudos a respeito: 26, 27, 28, 50, 51, 52 ).

Intolerância e alergia à cebola 

A alergia a cebola é relativamente rara, mas a intolerância à cebola crua é bastante comum.

Os sintomas da intolerância à cebola crua incluem sintomas digestivos, como mal-estar estomacal, azia e gases.

Algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas apenas pelo contato com a cebola, independente de serem alérgicas à cebola que comem.

Irritação dos olhos e da boca

O problema mais comum na preparação e corte de cebolas é a irritação dos olhos e a produção de lágrimas.

Isso acontece quando a cebola é cortada, fazendo com que as células da cebola liberem um gás chamado fator lacrimogêneo (LF).

O gás causa uma sensação de ardor, seguida por lágrimas que são produzidas para limpar os olhos.

Deixar a extremidade da raiz intacta durante o corte pode reduzir a irritação, pois a base da cebola tem uma concentração maior dessas substâncias do que a do bulbo.

Cortar cebolas debaixo d'água ou sob água corrente também pode impedir que o gás se dissolva no ar.

O fator lacrimogêneo (LF) também é responsável pela sensação de queimação na boca quando a cebola é ingerida crua.

Essa sensação de queimação é reduzida ou eliminada pelo cozimento, mas ele também diminui a quantidade de antioxidantes.

Perigo para animais de estimação

Embora as cebolas sejam um componente saudável da dieta dos seres humanos, elas podem ser mortais para alguns animais, incluindo cães, gatos, cavalos e macacos.

Os principais culpados são compostos chamados sulfóxidos e sulfetos, que podem induzir uma doença chamada anemia do corpo de Heinz.

A anemia do corpo de Heinz é caracterizada por danos nas células vermelhas do sangue, o que leva à anemia.

Não dê cebola para o seu animal de estimação.

Que tal aproveitar que você já está aqui e dar uma olhada no vídeo abaixo? Ele explica como cortar cebola do jeito mais fácil.


Fonte: Healthline

Veja também:


 

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