Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja como fazer farinha de osso em casa e evite enviar os ossos para aterros

A farinha de osso é um produto muito rico em fósforo e cálcio. Ela é obtida pelo processo de calcinação e exerce a função de um ótimo adubo natural.

Antes da descoberta do fogo pela humanidade, os ossos de carcaças eram calcinados quando ocorriam focos de fogo causados por raios ou temperaturas elevadas. A temperatura elevada do fogo elimina a parte proteica do osso, deixando apenas a parte mineral, que faz muito bem às plantas. Assim ele é um fertilizante orgânico e bom.

farinha-de-arroz
Farinha de arroz: benefícios e como fazer em casa

Mas não é só para as plantas que a farinha de osso já mostrou utilidade. Antes da invenção da pasta de dente, os romanos utilizavam farinha de osso, ervas e areia para a higienização bucal.

Mas hoje em dia, infelizmente, a farinha de osso é um produto caro. Entretanto, você pode fazê-la em casa e ainda ajudar a evitar o envio de resíduos (restos de ossos) para aterros sanitários. Essa prática, por sua vez, diminui a demanda por espaços nas cidades.

Como fazer farinha de osso

farinha-de-osso
Foto: Por Phu Thinh Co, sob CC BY-SA 2.0, em Flickr

Para fazer farinha de osso é preciso reservar uma quantidade suficiente de ossos de restos animais.

Junte os ossos que restaram do seu consumo ao longo do dia e congele-os até chegar numa quantidade significativa com o passar dos meses. E, quando chegar o dia de fazer churrasco em casa, aproveite para, antes de fazê-lo, preparar sua farinha de ossos. Assim você precisará lidar com a churrasqueira uma vez só.

Farinha de coco: para que serve e benefícios

Atenção: Limpe bem a churrasqueira para evitar que resíduos de sal do churrasco contaminem a farinha de osso, pois ele é prejudicial para os vegetais. Além disso, a própria cinza de madeira poderá ser utilizada para neutralizar solos ácidos e fornecer potássio. Porém, isso só acontece se a cinza não estiver contaminada com sal e temperos prejudiciais às plantas.

Será necessário apenas um pouco de madeira para que se inicie a combustão, e espaço para montar a pilha de osso. Depois de iniciado o fogo, os próprios ossos alimentarão a chama.

Você deve deixar os ossos diretamente na chama, até o ponto em que fiquem brancos. Esse estado indica que ocorreu a calcinação. Entretanto, antes de calcinarem, eles ficarão pretos, o que é normal devido à queima de proteínas. Quanto mais calcinada, mais rapidamente a farinha de osso estará disponível para as plantas.

farinha-de-grao-de-bico
Farinha de grão-de-bico: benefícios e como fazer

Depois de calcinar, deixe que a pilha de osso esfrie.

Quando frios, depois de calcinados, os ossos facilmente se esfarelam. Para obter a farinha de osso você pode bater os ossos calcinados no liquidificador ou colocá-los dentro de um pano e esfarela-los com um martelo.

Assista ao vídeo sobre como você pode preparar a farinha de osso em casa.

Como usar farinha de osso nas plantas?

Para adubar as plantas você pode tanto misturar farinha de osso ao húmus quanto colocá-la por cima do solo e regar bem.

Normalmente coloca-se uma colher de sopa de farinha de osso e uma colher de sopa de cinzas em vasos médios. Esse adubo é forte e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas.

A farinha de osso pode ser aplicada em todas as estações do ano, mas em quantidade reduzida no inverno.

farinha-de-grao-de-bico
Farinha de grão-de-bico: benefícios e como fazer

A farinha de osso que não for utilizada pode ser armazenada em potes de plástico ou de vidro. Mas se você for adquirir um pote apenas para essa finalidade, dê preferência a um de vidro, que é mais viável ambientalmente.

O que fazer quando o cachorro come farinha de osso?

Se você tem animais de estimação, tome cuidado ao utilizar a farinha de osso. Se consumida por cachorros, ela pode causar problemas gastrointestinais. Entre os possíveis efeitos do fertilizante nos animais estão o vômito, a diarreia e a constipação. Em casos mais sérios, o consumo dessa farinha pode resultar no desenvolvimento de pancreatite.

Se houver suspeita de intoxicação, é recomendável buscar imediatamente a orientação do médico veterinário, informando prontamente sobre o produto tóxico envolvido.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais