Salsa: benefícios e para que serve seu chá

eCycle

Salsa ajuda na prevenção do câncer, da diabetes, faz bem para a saúde dos rins e muito mais benefícios

A salsa, também chamada de salsinha, é um alimento ótimo para dar sabor a pratos sem acrescentar quantidades excessivas de sal ou açúcar. Além de ajudar na redução do consumo de temperos refinados, o consumo de salsa proporciona benefícios à saúde. Confira:

Benefícios da salsa

1) Previne o câncer

A miricetina, um flavonoide encontrado na salsa e em outras plantas, ajuda a prevenir o câncer de pele. Estudos mostraram que a salsa pode prevenir o câncer causado por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), substâncias nocivas geradas quando a carne é grelhada em altas temperaturas.

Para saber mais sobre os HPAs e como se prevenir, dê uma olhada na matéria: "HPAs: o que são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e seus efeitos".

De acordo com uma revisão, outra substância encontrada na salsa, a apigenina, contribui para a diminuição do tamanho de tumores agressivos na mama.

2) Protege contra a diabetes

Além de prevenir o câncer, a miricetina presente na salsa previne a diabetes.

Estudos realizados em animais concluíram que a miricetina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a resistência à insulina, atuar como anti-inflamatório e remover o excesso de gordura do sangue.

3) Melhora a saúde óssea

O baixo consumo de vitamina K tem sido associado a um maior risco de fratura óssea. Já o consumo de uma quantidade adequada de vitamina K pode melhorar a saúde óssea, aumentando a absorção de cálcio e reduzindo sua excreção pela urina. Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, pessoas com níveis mais altos de vitamina K sofreram 22% menos fraturas do que aquelas com níveis baixos. Dez raminhos de salsa são o suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina K.

Comer uma variedade de frutas, legumes e ervas está ligado a um risco reduzido de problemas de saúde. Uma dieta com maiores quantidades de alimentos naturais e menos alimentos industrializados tem maior probabilidade de resultar em melhor saúde geral. Um produto químico ou vitamina não é susceptível de fornecer os mesmos benefícios de saúde por conta própria ou em forma de suplemento. Os seus benefícios são melhor aproveitados quando a ingestão se dá por meio de alimentos, em que as vitaminas e nutrientes são encontrados em sua forma original.

4) Chá de salsa limpa os rins

De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, a salsa, rica em antioxidantes e vitaminas, ajuda a limpar os rins naturalmente. Por muitos séculos, o chá de salsa tem sido usado como um diurético que ajuda a tratar pedras nos rins, pedras na vesícula biliar, infecções da bexiga e do trato urinário.

Uma limpeza dos rins pode ser feita, sob supervisão médica, por meio da ingestão de salsa crua, do chá de salsinha ou de salsa com água e limão . As raízes da erva também são muito úteis para combater pedras nos rins. Saiba mais sobre o chá na matéria: "Quais os benefícios do chá de salsinha?".

5) Melhora anemia

De acordo com um estudo, a alta concentração de ferro na salsa ajuda a tratar a anemia causada por deficiência de ferro. A vitamina C na salva ainda auxilia a melhor absorção de ferro. As pessoas que têm dificuldade em tomar suplementos de ferro são frequentemente aconselhadas a tomar suco ou chá de salsa.

6) Trata mau hálito

Mastigar alguns raminhos de salsa ajuda a combater o mau hálito ou a halitose. O sabor fresco da salsa e o alto teor de clorofila ajudam a refrescar o hálito.

7) Saúde do coração

A salsa é abundante em antioxidantes flavonas, que podem reduzir o estresse oxidativo, melhorando assim a saúde cardiovascular. A salsa também contém altos níveis de vitamina B e ácido fólico, que impedem o espessamento das paredes das artérias. Além disso, o potássio presente na salsa reduz a pressão arterial, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e derrames.

8) Equilibra os hormônios

A salsa ajuda a melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres, aumenta a libido e aumenta a secreção do hormônio estrogênio. A ingestão da erva ajuda a tratar distúrbios hormonais, como a síndrome pré-menstrual, a menopausa ou o ciclo menstrual atrasado. Além disso, o chá de salsa ajuda a reduzir cólicas menstruais e desconforto.

9) Saúde ocular

A salsa é abundante em vitamina A e antioxidantes como o carotenoide, bem como o beta-caroteno, que ajuda a melhorar a saúde dos olhos. Ela ajuda a proteger a retina contra danos e previne a degeneração macular e a catarata. Os nutrientes da salsa também ajudam a reduzir o inchaço dos olhos e as olheiras.

10) Cuidado capilar

A pasta feita a partir de sementes em pó de salsa tem sido usada como um remédio natural para piolhos, caspa e irritação do couro cabeludo. Também ajuda a fortalecer o cabelo fraco, promovendo seu crescimento saudável e impedindo a queda. Os nutrientes da salsa podem ajudar a aumentar a produção de queratina e colágeno, que protegem os cabelos dos danos dos radicais livres. Além disso, lavar o cabelo com salsa pode ajudar a reter a cor do cabelo, uma vez que a erva possui altos níveis de cobre.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail