Confira os melhores tipos de projeto de cisternas para sua casa, condomínio, empresa ou escola

Um projeto de cisterna pode ser a solução para quem busca armazenar água para diversos usos como lavagem de pátios, calçadas, pisos, carros, garagens, descarga sanitária, regra de plantas, entre outros.
Adquirir uma cisterna para captação de água da chuva ou de água de reúso é uma forma de economizar na conta de água e reduzir a pegada hídrica.
- Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna
- Quais as diferenças entre reúso de água e aproveitamento de água das chuvas?
Mas há diferentes tipos de projeto de cisterna, que servem tanto para casas quanto escolas, condomínios e empresas.
Importância da cisterna
Reutilizar água da chuva é, em si, um ato ambientalmente amigável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável. Mas você também pode aproveitar a cisterna para utilizar a água de reúso da máquina de lavar, do ar-condicionado, da piscina entre outras.
Alguns tipos de cisternas podem ser instalados em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento. E representam uma economia de 50% nos gastos com água potável.
Tipos de projeto de cisterna
As cisternas possuem diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades. Há modelos de minicisterna e cisternas em vários tamanhos, de 80 litros, mil litros, 16 mil litros, entre outros.
- Cisterna: entenda como funciona e quais seus benefícios
- Tipos de cisternas: modelos do cimento ao plástico
Os projetos de cisternas de plástico contam com grande capacidade de armazenamento e podem ser facilmente colocados em terraços, corredores, garagens e áreas externas.
Cisterna casológica

Cisterna Waterbox

Projeto de cisterna
Para implantar um projeto de cisterna, deve haver planejamento. É preciso saber qual volume que será captado, o melhor local de instalação e onde a água será captada. O telhado é o local mais fácil para fazer instalar um projeto de cisterna - pode ser o próprio telhado da casa, escola, empresa ou prédio; ou o telhado do salão de festas, da churrasqueira... O melhor custo benefício é aproveitar a própria estrutura do local para instalar o sistema de abastecimento por água da chuva. Pode-se instalar a cisterna em locais mais elevados e, por gravidade, a água poderá ser utilizada em mangueiras ou retirada manualmente. Para conseguir saber o tamanho das cisternas que você deverá utilizar, basta pegar o tamanho do telhado (em metros quadrados) e multiplicar pela altura do índice pluviométrico da região (em metros), ou seja, a quantidade de chuva. Assim, o resultado será o volume em litros que chove na sua região.
Caso haja interesse, com um maior investimento, empresas especializadas podem otimizar o aproveitamento da água da chuva. A água captada pode ser enviada para um segundo tanque e se conectar a uma rede específica de encanamentos para abastecer os apartamentos individualmente. Deve-se analisar as plantas hidráulicas do prédio estudando a viabilidade do projeto e apresentar os pontos de conexão mais adequados sem impactar o sistema hidráulico original.
Entretanto, o mais comum é querer aproveitar a água da chuva nas áreas comuns do condomínio, de modo que o projeto de captação não exige grandes modificações na estrutura hidráulica, então o investimento é relativamente baixo e os ganhos são significativos. O custo de uma cisterna varia de acordo com seu volume de armazenamento. Elas podem ser interligadas com outras aumentando a capacidade do seu projeto de armazenamento.
Veja também:
- Sistema de captação de água de chuva prático, bonito e econômico
- Quais as diferenças entre reúso de água e aproveitamento de água das chuvas?
- 11 soluções estruturais para gestão doméstica de recursos hídricos
- Captação de água de chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna