Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que é anemia megaloblástica e saiba como se prevenir

A anemia megaloblástica (do grego haima, sangue; megalo, grande; e blastos, célula imatura) é uma condição causada pela redução no número de glóbulos vermelhos normais, que se tornam grandes, imaturos e disfuncionais na medula óssea.

Este é um tipo de anemia macrocítica, que ocorre como consequência de baixos níveis de vitamina B12 (cobalamina) e/ou deficiência de ácido fólico e pela ingestão de medicamentos que prejudicam a formação do DNA, como alguns antibióticos e remédios quimioterápicos.

Vitamina B12
Vitamina B12: saiba para que serve

O que causa a anemia megaloblástica?

A principal causa da anemia megaloblástica é a redução da síntese de DNA na produção de glóbulos vermelhos. A redução normalmente é causada pela deficiência da vitamina B12 e folato. Essa forma de anemia é caracterizada pela falta do fator intrínseco, uma proteína que se liga à cobalamina e auxilia na sua absorção pelo intestino delgado.

A vitamina B12 é responsável, em parte, pela formação da hemoglobina e do ácido fólico (vitamina B9) e tem a função de ajudar na síntese do DNA.

Entretanto, a anemia megaloblástica também pode ser causada por defeitos genéticos da síntese de DNA, toxinas e uso de drogas, como certos tipos de medicamentos quimioterápicos e antibióticos.

A deficiência de B12 também pode ser consequência da baixa ingestão dessa vitamina ou de sua má absorção, como no caso da anemia perniciosa.

Doenças como leucemia, mielofibrose, mieloma múltiplo e doenças hereditárias também podem ser a causa de um quadro de anemia megaloblástica.

Quais são os sintomas da anemia megaloblástica?

Assim como ocorre com outros tipos de anemia, na anemia megaloblástica os principais sinais e sintomas são:

  • Falta de apetite e perda de peso;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Coração acelerado;
  • Dor abdominal, enjoo e diarreia;
  • Alterações da pele e do cabelo;
  • Boca e língua mais sensíveis;
  • Dormência nos dedos;
  • Parto prematuro ou malformação fetal;
  • Crescimento e puberdade atrasados (em crianças).

A anemia por deficiência de folato não causa sintomas neurológicos.

Qual exame detecta anemia megaloblástica?

O diagnóstico da anemia megaloblástica, é feito a partir da solicitação de um hemograma do sangue periférico. Assim, os médicos podem analisar se houve diminuição do número de hemácias e de hemoglobina, aumento do tamanho das hemácias, entre outros indicadores técnicos da condição.

Além disso, também pode ser feita a dosagem dos níveis séricos de folato, vitamina B12, ferro, HDL e ácido metilmalônico.

anemia megaloblástica
Foto de Nguyễn Hiệp na Unsplash
Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir
vitaminas
Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão

Qual é o melhor tratamento para anemia megaloblástica?

O tratamento da anemia megaloblástica varia conforme a causa da doença. Normalmente são aplicadas injeções ou suplementos de vitamina B12 e ácido fólico. A ingestão de vitamina C também é importante, uma vez que ela auxilia na absorção do ferro.

Como se prevenir da anemia megaloblástica?

Para prevenir a anemia megaloblástica, é preciso manter o organismo nutrido de vitamina B12 e ácido fólico. Embora essas substâncias possam ser adquiridas pela dieta, em produtos de origem animal, a deficiência é muito comum.

Se você é vegetariano estrito ou se suspeita que seus níveis estão baixos, o ideal é buscar orientação médica para verificar a melhor maneira de suplementar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais