Porcelana: como, onde descartar e fazer a reciclagem

eCycle

Encontre postos de coleta mais próximos de sua casa e saiba como embalar a porcelana para o descarte correto

A porcelana é um produto feito a partir da cerâmica branca, impermeável, translúcido e branco. Entretanto, ela se distingue de outros produtos cerâmicos pelo seu aspecto de vidro, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade. A porcelana é composta, basicamente, por argila, quartzo, caulim e feldspato.

Além de estar presente na composição de vasilhames, a porcelana também compõe panelas, louças, entre outros objetos.

Reciclagem de porcelana

A reciclagem de porcelana é possível; entretanto, sua reciclabilidade nem sempre é uma garantia. A reciclagem da porcelana depende da abundância de matéria-prima (geralmente comercializada por peso), da demanda de mercado e do amparo da legislação.

Os objetos de porcelana possuem reciclabilidade difícil, diversidade de composições, mercado ruim, sucata pouco valorizada e reaproveitamento energético inviável. Entretanto, a maioria dos materiais de porcelana são duráveis, ou seja, podendo ser reutilizados.

Impactos ambientais da porcelana

Os principais impactos ambientais gerados na produção de porcelana incluem doenças ocupacionais (silicose); acidentes (cortes); extração de recursos naturais utilizados como matéria-prima e na obtenção de energia para a fabricação; além de aumento do efeito estufa (5% do CO2 mundial provém da indústria do cimento). Por isso, é importante priorizar a reutilização e a reciclagem da porcelana m relação ao seu descarte.

Como descartar ou reciclar porcelana

A reutilização é sempre o melhor destino para a porcelana. Entretanto, se não for possível reutilizar, é preciso reciclar ou garantir o envio para aterros.

Procure por postos de coleta próximos de sua casa que reciclam materiais de porcelana. Porém, se você não encontrar postos de coleta que recolham esse tipo de descarte é preciso enviar a porcelana para aterros comuns. Para isso, embale o material em jornal ou papelão e coloque numa sacola de plástico, para evitar quebras durante o transporte.

E se a porcelana quebrar em cacos?

Se a porcelana quebrou em cacos - e você não conseguiu enviar para a reciclagem nem reutilizá-la -, lembre-se de embalar os pedaços de porcelana corretamente.

Se os cacos de porcelana forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-los. Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos daporcelana quebrada, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.

Como nem sempre temos embalagem de garrafa PET em casa (por isso é bom deixar alguma de reserva), é possível utilizar embalagens cartonadas como as de suco e de leite de caixinha ou embalagens de plástico resistente com tampa, como as de achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas, é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa PET - grampeando-as para garantir que a embalagem não abra no meio do caminho. O problema é que as embalagens cartonadas não são transparentes, o que impossibilita que os garis e trabalhadores de cooperativas vejam o conteúdo interno do descarte. Então dê preferência às embalagens transparentes e resistentes na hora de descartar a porcelana quebrada, e, se não houver postos de reciclagem de entrega voluntária que a recebam, envie para o aterro sanitário comum.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail