Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda para que serve e como usar o óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um híbrido de menta aquática e menta spicata, e possui diversos usos, podendo ser ingerido e usado na pele para acalmar, aliviar dor muscular, combater infecções bacterianas, entre outros benefícios.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta

1. Alivia a dor muscular

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Um estudo concluiu que o óleo aplicado topicamente ajuda a aliviar dores associadas à fibromialgia e à síndrome da dor miofascial.

2. Óleo essencial de hortelã-pimenta desobstrui as vias nasais

Inalar o óleo ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.

3. Alivia a dor nas articulações

Aplicar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda ajuda a aliviar a dor nas articulações.

4. Reduz a compulsão alimentar

A inalação desse óleo essencial ajuda a afastar a fome, provendo a sensação de saciedade. Você pode aplicar algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em um difusor na hora do jantar, ou aplicar algumas gotas nas têmporas ou no peito.

5. Óleo essencial de hortelã-pimenta é um energizante natural

Para uma alternativa não tóxica a bebidas energéticas perigosas, acrescente uma gota de óleo essencial em um litro de suco ou chá. Ele traz ânimo e pode ajudar quem possui a síndrome da fadiga crônica, melhorando o foco e a concentração.

6. Melhora o aspecto do cabelo

Adicione de duas a três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu xampu e condicionador para estimular o couro cabeludo, energizar a mente e acordar. Por ser um poderoso antisséptico, a hortelã-pimenta também pode ajudar a remover a caspa e os piolhos.

7. Alivia a alergia

O óleo essencial de hortelã-pimenta é eficaz na redução dos sintomas de alergia provocada pela inalação de pólen. Isso porque ele ajuda a limpar as vias nasais. Sendo assim, ele pode ser usado em casos de rinite.

8. Óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a concentrar

Borrife um pouco de óleo na camisa do seu filho antes da hora de estudar ou coloque uma gota em sua língua ou sob o nariz para melhorar a concentração e o estado de alerta.

9. Alivia a coceira

Se você está lutando contra a coceira causada pela dermatite de contato, aplique um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda para aliviar a coceira.

10. Reduz a febre

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um excelente tratamento natural para reduzir a febre, especialmente em crianças. Para isso, misture três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher de sopa de óleo de coco e aplique no pescoço e na sola dos pés.

11. Óleo essencial de hortelã-pimenta é um repelente natural

Os carrapatos não são os únicos insetos que odeiam o óleo essencial. Na verdade, formigas, aranhas, baratas, mosquitos e até mesmo piolhos são repelidos.

Um estudo publicado em Israel mostrou que o repelente de mosquitos all-natural essential oil – que é uma mistura de óleos essenciais de canela, eugenol, gerânio, hortelã-pimenta e erva-cidreira – é um excelente repelente natural.

Um outro estudo mostrou que o óleo apresenta proteção contra mosquitos durante 150 minutos com apenas 0,1 mL de óleo essencial aplicado nos braços. Os pesquisadores observaram que, após 150 minutos, a eficácia do óleo essencial de hortelã-pimenta diminuiu e precisou ser reaplicada.

12. Melhora a inflamação na pele

Esse óleo essencial ajuda a aliviar a inflamação da pele por ser um ótimo anti-inflamatório. A mistura de óleos essenciais de hortelã e lavanda também pode melhorar o eczema e a psoríase quando aplicado topicamente.

13. Ajuda a tratar a acne

Um dos melhores usos desse óleo é a aplicação na pele para tratar espinhas. Isso porque ele possui propriedades antimicrobianas, sendo um excelente remédio caseiro.

14. Alivia a dor de cabeça

O óleo essencial tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos. Todas essas propriedades ajudam a reduzir as dores de cabeça.

Um estudo de pesquisadores da Clínica Neurológica da Universidade de Kiel, na Alemanha, descobriu que uma combinação de óleos, incluindo o óleo essencial de hortelã-pimenta, teve “efeito analgésico significativo com uma redução na sensibilidade às dores de cabeça”. Os óleos foram aplicados na testa.

15. Ajuda o cabelo a crescer

O óleo essencial é usado em muitos produtos de cuidados com o cabelo de alta qualidade porque ajuda a nutrir naturalmente os cabelos danificados. Para isso, basta adicionar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu xampu para ajudar a reduzir a queda capilar.

Como fazer o cabelo crescer
Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente

16. Alivia queimadura de sol

A hortelã-pimenta pode hidratar a pele queimada e aliviar a dor das queimaduras solares. Você pode misturar o óleo de hortelã-pimenta com um pouco de óleo de coco e aplicá-lo diretamente na área afetada, ou fazer o meu spray de bronzeamento caseiro natural para aliviar a dor e apoiar a renovação da pele saudável.

O que passar em queimadura de sol?

17. Melhora a síndrome do intestino irritável

O óleo essencial de hortelã-pimenta ingerido na forma de cápsula mostrou ser eficaz no tratamento natural da SII (síndrome do intestino irritável). Um estudo descobriu uma redução de 50% nos sintomas da SII, com 75% dos pacientes que a utilizaram.

18. Óleo essencial de hortelã-pimenta melhora o inchaço e a indigestão

O óleo essencial é uma alternativa natural que pode substituir drogas como o Buscopan para relaxar os músculos do intestino, o que também pode reduzir o inchaço e gases. Experimente tomar chá de hortelã ou adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã à sua água antes das refeições.

19. Melhora o hálito e reduz as cáries

A hortelã-pimenta tem sido usada há mais de mil anos para refrescar a respiração naturalmente. De acordo com estudos, o óleo essencial de hortelã-pimenta apresentou um desempenho melhor do que o dos produtos químicos para bochechos com clorexidina na redução das cáries.

Você pode fazer pasta de dente caseira, enxaguante bucal ou adicionar uma gota do óleo essencial sob a língua, seguida de um copo de água, pois isso também refresca o mau hálito.

Como acabar com mau hálito?
Como acabar com mau hálito naturalmente

20. Reduz o enjoo

Um estudo mostrou que o óleo ajuda a reduzir o enjoo induzido pela quimioterapia e apresenta efeitos melhores do que os apresentados no tratamento médico padrão. Para isso, adicione uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta à água ou esfregue de uma a duas gotas atrás das orelhas.

Remédio para enjoo
Remédio para enjoo: 18 dicas no estilo caseiro

21. Benefícios respiratórios do óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem a capacidade de abrir as vias aéreas e age como um descongestionante natural. Para isso, misture o óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de coco e óleo essencial de eucalipto e faça vaporização caseira (acrescente cinco gotas do óleo essencial numa bacia com água quente e inale o vapor) para reduzir os sintomas da asma e da bronquite.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

22. Melhora a cólica

Uma pesquisa médica mostrou que o uso desse óleo é eficaz para o tratamento de cólica infantil, sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos prescritos.

23. Alivia a dor nos dentes de bebês

O óleo essencial de hortelã-pimenta é útil no tratamento de dor associada à dentição em bebês. Para isso, misture óleo essencial de hortelã com óleo de coco na proporção de uma para um e esfregue na área da gengiva.

24. Equilibra os hormônios e alivia os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ter efeitos de equilíbrio hormonal e ser terapêutico para a síndrome do ovário policístico.

25. Auxilia o tratamento do câncer

Pesquisas clínicas indicam que a hortelã-pimenta contém o composto mentol, que inibe o crescimento do câncer de próstata. Além disso, estudos descobriram que a hortelã-pimenta apresenta efeitos protetores contra os danos no DNA induzidos por radiação e morte celular.

Como ingerir óleo essencial de hortelã-pimenta?

Óleo essencial de hortelã-pimenta
Imagem de Christin Hume no Unsplash

Você pode usar o óleo essencial de diversos modos para usufruir de seus benefícios. Seja por difusão, inalação direta ou uso tópico. Geralmente, para que funcionem melhor e não causem reações na pele, é recomendado o seu uso em conjunto de um óleo carreador. Portanto, misture algumas gotas do óleo essencial com o óleo carreador de sua preferência antes de aplicá-lo diretamente na pele.

Efeitos colaterais do óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro quando tomado por via oral em quantidades comumente encontradas em alimentos e quando usado topicamente. Entretanto, a ingestão de óleo essencial de hortelã-pimenta, principalmente em alta concentração, pode causar efeitos colaterais para algumas pessoas, incluindo azia, vermelhidão, feridas na boca e dor de cabeça.

Alguns medicamentos prescritos e medicamentos de venda livre podem interagir negativamente com o óleo essencial de hortelã-pimenta. Os suplementos de óleo essencial de hortelã-pimenta com revestimento entérico podem causar rápida dissolução, levando a azia, náusea e rápida absorção de alguns medicamentos. Tome as precauções necessárias.

Os seguintes medicamentos possuem um potencial “moderado” de interação com o óleo essencial:

Neoral, Sandimmune, Elavil, Haldol, Zofran, Inderal, Theo-Dur, Calan, Isoptin, Prilosec, Prevacid, Protonix, Diazepam, Valium, Soma, Viracept, Cataflam, Voltaren, ibuprofeno/Motrin, Mobic, Feldene, Celebrex, Elavil, Varfarina/Coumadin, Glucotrol, Iosartan, Cozaar, Mevacor, Nizoral, Sporanox, Allegra, Halcion.

Os seguintes medicamentos possuem um potencial “menor” para interação com o óleo:

Antiácidos isentos de prescrição, incluindo Tums, Rolaids, Ripan, Bilagog, Amphojel, Tagamet, Zantac, Axid, Pepcid, Prilosec, Prevacid, Aciphex, Protonix, Nexium.

A hortelã-pimenta ainda pode reduzir a absorção de ferro. Se você toma suplementos de ferro e quer fazer uso de óleo essencial de hortelã, espere pelo menos três horas de intervalo. Óleo essencial de hortelã-pimenta também aumenta a absorção de quercetina quando tomado ao mesmo tempo; espere pelo menos três horas de intervalo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais