Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como tirar esmalte sem acetona ou outros tipos de removedor que contêm tóxicos

Como tirar esmalte sem acetona ou removedores certamente é uma pergunta já feita por quem gosta de pintar as unhas. Experimentar as milhares de cores de esmalte, além do esmalte incolor, disponíveis no mercado traz consigo um problema: 

A necessidade de tirar os restinhos de esmalte que não podem ser removidos mecanicamente. E para isso é preciso utilizar a famosa acetona.

Tirar esmalte sem acetona é uma alternativa muito buscada. Afinal, a acetona é um produto nocivo para as pessoas e para o meio ambiente. De acordo com a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), a acetona é um solvente sintético que libera gases inflamáveis. Ao serem inalados, podem causar irritação nos olhos e nariz.

Unhas dizem muito sobre saúde e alimentação
Ingredientes nocivos dos cosméticos
Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos

Se a inalação de acetona ocorrer em altas concentrações, pode haver efeitos narcóticos e anestésicos. Além de dor de cabeça, vertigem, náusea, sonolência e até mesmo perda da consciência. O contato da acetona com a pele causa ressecamento e até inflamações. 

Isso explica os problemas nas cutículas e na região em que a acetona é aplicada na hora da remoção do esmalte. Esses problemas podem se agravar em quem a utiliza com certa frequência. Devido a todos esses problemas, a acetona não deveria ser utilizada diretamente sobre a pele.

A acetona também traz efeitos negativos para o meio ambiente, já que, no ar, seus gases reduzem a concentração do oxigênio. Assim tornando o ambiente asfixiante e extremamente explosivo. Na água, é prejudicial à fauna e à flora, sendo biodegradada lentamente. No solo, quando derramada, a parte que não evapora pode atingir os lençóis freáticos, contaminando-os.

Substâncias tóxicas

Além da acetona, existem outras formas de tirar esmalte que apresentam riscos à integridade da saúde. Alguns componentes de fórmulas utilizadas para tirar esmalte podem conter óleo mineral (derivado do petróleo), propileno glicol, entre outros (em maioria tóxicos).

Muitas marcas se valem da frase “livre de acetona”, como se isso bastasse para o produto não apresentar um risco potencial. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de tirar o esmalte. Leia atentamente o rótulo de qualquer outro produto adquirido para esse fim.

Pesquisamos uma receita para você tirar seu esmalte de um jeito eficiente e fácil de fazer. Para ajudar a encontrar uma solução para os problemas da acetona e de outros produtos perigosos utilizados para remover o esmalte. Confira:

O que pode substituir a acetona para tirar esmalte?

Como tirar esmalte sem acetona
Imagem de Element5 Digital no Unsplash

Aprenda a fazer o seu removedor de esmaltes sem acetona. Confira:

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 2 colheres de sopa álcool etílico;
    • 1 colher de sopa de açúcar refinado.
  2. Modo de preparo
    Modo de Preparo

    Para tirar esmalte sem acetona basta misturar em um recipiente o álcool com açúcar e, antes que ele se dissolva, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique-o em uma camada generosa sobre as unhas, cobrindo todo o esmalte. Esfregue as unhas em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido. Nessa formulação, o açúcar funciona como um abrasivo que exerce a função de tirar mecanicamente o esmalte das unhas, enquanto o álcool vai o dissolvendo. Uma dica natural para hidratar a região após a aplicação é passar óleo de semente de uva ou óleo de coco.

Como usar óleo de coco: três usos inusitados

O álcool é antisséptico, menos agressivo e menos tóxico que a acetona, mas também pode causar algum ressecamento na pele. Por isso, o cuidado de hidratar a região após tirar o esmalte das unhas é super importante.

Bem que gostaríamos de apresentar uma versão totalmente natural para tirar esmalte, mas infelizmente a própria composição dos esmaltes não permite isso. Afinal, são basicamente uma mistura de solventes, resinas e corantes, compostos sinteticamente em sua maioria.

Optando por tirar esmalte sem acetona você contribui com a diminuição do impacto ambiental. Mas também mantém sua rotina de beleza trocando a cor do seu esmalte sempre que desejar. Sempre de uma forma mais suave ao seu corpo e à sua saúde.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais