Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda e conheça medidas seguras para alocação de lixeiras em condomínios

Lixeiras para condomínio mal alocadas podem trazer perigo para todos os condôminos. Quando colocadas em escada de saída de emergência e corredores, as lixeiras do condomínio podem oferecer risco à vida dos moradores. Além de obstruírem a passagem em caso de incêndio, as lixeiras podem conter materiais inflamáveis como alguns tipos de plástico e gases que são formados na decomposição do lixo orgânico.

Conheça os tipos de plásticos existentes
Bolhas de metano presas no gelo
Gás metano: o que é, características e efeitos

Dificultar a propagação do incêndio é uma das formas de reduzir os danos às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio; e, em alguns estados do país, é um dever previsto pela própria lei.

No caso de São Paulo, por exemplo, a Norma Técnica nº 11/2011 do Corpo de Bombeiros, que atende ao Decreto Estadual nº 56.819/2011, proíbe a alocação de objetos como lixeiras na escada de saída de emergência e corredores dos condomínios e outras edificações coletivas.

coleta seletiva em condomínios
Coleta seletiva em condomínios: como implantar

Proibição de lixeiras nas escadas do condomínio

Não é preciso esperar haver uma lei que imponha a proibição de lixeiras nas escadas do condomínio para evitarmos esse tipo de risco.

Mesmo se no seu estado não há essa proibição é importante incentivar a adoção medidas que visem evitar incêndios, incluindo uma conversa com o síndico ou síndica do condomínio e com os condôminos sobre a importância dessas medidas.

Dentre as principais medidas para tornar os condomínios mais seguros estão: garantir o abandono seguro dos ocupantes da edificação e de áreas de risco; dificultar a propagação de incêndio; proporcionar os meios de controle e extinção do incêndio; permitir o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros; permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes da edificação; garantir a desobstrução de todos os pavimentos; entre outras.

Coleta-seletiva-do-lixo-organico
Coleta seletiva do lixo orgânico: como fazer

Entretanto, mesmo que haja preocupação do síndico em adotar as medidas corretas e retirar as lixeiras do condomínio das escadas e de outras saídas de emergência, alguns moradores podem ficar incomodados com as mudanças.

Por isso, além de retirar as lixeiras da escada do condomínio é preciso conscientizar os moradores sobre a importância dessa medida.

Até porque, se houver um incêndio e a irregularidade na prevenção de incêndio seja comprovada, existe a possibilidade da seguradora não pagar pelas reformas necessárias.

É preciso haver planejamento, estudo do local mais adequado para a disposição das lixeiras, comunicação com os moradores e treinamento de funcionários para que também se adaptem às mudanças.

Precisando de ajuda?

É possível contratar empresas de consultoria especializadas em elaborar projetos de implantação de sistemas de gestão de resíduos. Essas empresas realizam o diagnóstico do local e desenvolvem o projeto para adequação da infraestrutura necessária de acordo com as demandas do condomínio. Além disso, há empresas que aplicam treinamentos e palestras para mostrar os procedimentos do projeto de gestão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental de todos os envolvidos.

O Instituto Muda é uma das empresas que oferecem esse serviço e ainda implementa a coleta seletiva semanalmente, garantindo a destinação dos materiais recicláveis às cooperativas de reciclagem cadastradas na cidade, gerando renda e impacto social positivo.

Caso tenha se interessado pelo trabalho do Instituto Muda, preencha o formulário abaixo para receber a cotação para a implementação do serviço em seu condomínio ou empresa:

Verifique o campo
Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais