Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O óleo de coco natural serve para usar no cabelo, no corpo e na dieta, mas há controvérsia. Entenda

Óleo de coco natural, azeite de coco ou manteiga de coco natural são nomes diferentes para o óleo vegetal natural extraído da fruta do coco. Esse óleo pode ser obtido por meio de prensagem e processos caseiros.

O óleo de coco pode ser extraído de diversos tipos de coco. Entre eles, os mais conhecidos são o Cocos nucifera (coco copra ou verde) e o Attalea speciosa (coco babaçu).

Apesar de algumas pessoas confundirem o óleo de coco natural com o leite de coco e a polpa de coco. Essas versões derivadas do coco são diferentes tanto em termos de aspecto, densidade e sabor, quanto em termos de propriedades nutricionais e funcionais.

Para obter os benefícios do óleo de coco natural é preciso ficar atento aos diversos tipos de coco e às formas de extração de seu óleo.

Tipos de óleo de coco

O óleo de coco virgem, 100% natural, apresenta propriedades diferentes do óleo de coco seco, ou copra, e é o mais encontrado no mercado. Em contrapartida, é preciso evitar o óleo de coco hidrogenado e dar preferência aos óleos extravirgens orgânicos prensados a frio.

O óleo de coco extravirgem é o tipo mais puro de todos. Quando é orgânico prensado a frio é o que melhor conserva suas propriedades. Isso significa que ele é o mais apropriado para a ingestão.

Além de serem uma opção natural, são mais saudáveis e conservam melhor as propriedades originais do coco natural. Assim, preservam o sabor e aroma da fruta. Este tipo deve ser utilizado tanto na versão copra quanto do coco virgem ou babaçu.

É preciso evitar o consumo de óleo de coco obtido por meio de processo solvente. Isso porque a utilização do hexano é nociva para o meio ambiente. Para saber mais sobre esse tema, clique na matéria abaixo:

extracao-de-oleos-vegetais
Conheça as técnicas de extração de óleos vegetais

Benefícios do óleo de coco natural

O óleo de coco (Cocos nucifera) é famoso por trazer benefícios para a saúde e beleza por meio da alimentação e aplicação direta nos cabelos, pele, dentes e mucosas. Além disso, ele é considerado o melhor óleo para fritura. Isso acontece porque ele suporta altas temperaturas, principalmente se for o óleo de coco extra virgem.

A indústria de produtos de limpeza também o utiliza para fazer sabões. Por sua vez, os sabões de óleo de coco têm fama de serem mais sustentáveis que outros tipos de agentes limpantes com ação detergente.

Além disso, ele tem sido indicado como um alimento funcional para a ingestão diária, sendo benéfico para tratamentos e prevenção de doenças. Entretanto, há controvérsia sobre a sua ingestão.

Enquanto uma parte dos médicos e nutricionistas confirma os benefícios do consumo de óleo de coco, outra parte afirma que a ingestão não é ainda comprovadamente segura por causa da quantidade de gorduras saturadas presente nesse tipo de óleo. Entretanto, há estudos que concluem que o consumo de óleo de coco é eficaz no tratamento e na prevenção de doenças.

Para que serve o óleo de coco natural?

óleo de coco natural
Imagem de Freepik

Óleo de coco natural para o cabelo

Um estudo publicado pela Society Cosmetic Chemists concluiu que o óleo de coco natural é um produto que:

  • previne os efeitos nocivos causados ao cabelo devido à penteação;
  • trata os danos ao cabelo causados pela utilização de química (clareamentos);
  • protege o cabelo de danos térmicos provocados pela água quente do chuveiro, uso de chapinhas de alisamento, secadores, entre outros.

Isso acontece porque, segundo os pesquisadores, o óleo de coco ajuda a evitar a perda de proteínas e água do cabelo, servindo como um filme lubrificante.

Ajuda a controlar o nível de gordura no sangue

Um estudo feito com mulheres filipinas e publicado pela US National Library of Medicine sugere que ingerir óleo de coco natural melhora os níveis de gordura de mulheres na pré-menopausa.

O mesmo estudo cita análises realizadas em animais, que mostram que o consumo de óleo de coco reduz o colesterol total. Isso contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, pois é um ótimo substituto para manteigas e gorduras vegetais hidrogenadas.

O estudo ainda apresenta a informação de que dados da Pesquisa Nacional de Nutrição das Filipinas, de 2003, mostram uma incidência relativamente baixa de diversas complicações, como:

  • hipercolesterolemia (colesterol alto);
  • hipertensão;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • angina (enfraquecimento dos músculos do coração).

Tal estudo aconteceu na região de Bicol, onde as dietas apresentam níveis altos de consumo de coco em relação às demais regiões.

Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer

Embora o uso de óleo de coco na dieta tenha sido mencionado como nocivo devido ao nível de gordura saturada, um estudo publicado pela plataforma PubMed concluiu que os benefícios do óleo de coco devem ser reconsiderados.

De acordo com o estudo, diferente da gordura saturada de origem animal, o óleo de coco natural possui ácidos graxos de cadeia média. Eles incluem o ácido láurico, o ácido mirístico e o ácido caprílico. Tais ácidos são os únicos que podem ser absorvidos e metabolizados pelo fígado sendo convertidos em cetonas.

As cetonas são importantes fontes de energia alternativa para o cérebro. Assim, podem ser benéficas para as pessoas que estão desenvolvendo ou já possuem deficiência de memória. Um exemplo inclui a doença de Alzheimer.

É bom para o diabetes

O estresse oxidativo é uma das características do diabetes mellitus. Segundo um estudo publicado pela plataforma PubMed, as propriedades antioxidantes do óleo de coco virgem podem ter um efeito benéfico na melhora do diabetes.

De acordo com o estudo, o óleo de coco natural é bom para quem possui diabetes. Isso porque reduz significativamente o nível de glicemia em jejum e melhora a tolerância oral à glicose.

Faz bem para a gengiva e para os dentes

Um estudo publicado pela plataforma PubMed sugere que o uso de óleo de coco natural é um adjuvante na diminuição da formação de placa bacteriana e gengivite.

Elimina aspereza, escamosidade e secura da pele

Peles secas, escamosas, ásperas e que coçam estão associadas ao mau funcionamento da barreira de proteção natural da pele. Segundo um estudo publicado pela ScienceDirect, o óleo de coco pode funcionar como um hidratante natural para peles secas, escamosas e ásperas. Além disso, ele apresenta efeitos antissépticos e é mais eficaz que outros óleos, como os óleos minerais.

Conheça mais benefícios do óleo de coco para a pele no vídeo abaixo:

Como usar óleo de coco natural

Dê sabor aos pratos

Não há restrição de pratos em que o óleo de coco natural não possa ser usado. Bolo, doce, creme, molho, mousse, sorvete e até chocolate caseiro são opções que ficam deliciosas e com uma textura pastosa do óleo de coco natural, que derrete facilmente.

Use o óleo de coco natural no corpo

Por ser um hidratante natural para a pele, o óleo de coco não possui as substâncias nocivas dos cosméticos convencionais.

Ingredientes nocivos dos cosméticos
Conheça os ingredientes nocivos dos cosméticos
Removedor-de-maquiagem-natural-receitas-caseiras
Removedor de maquiagem natural: quatro receitas caseiras

Dessa forma, o óleo de coco natural também pode ser usado como demaquilante, hidratante do corpo e hidratante labial. Se misturado a óleos essenciais com propriedades específicas e nas quantidades corretas, pode proporcionar benefícios terapêuticos em massagens e exercer a função de desodorizador do corpo.

Use óleo de coco para cuidar da higiene bucal

O óleo de coco pode ser um complemento natural à sua pasta de dente comum. Isso porque é eficaz no tratamento da placa bacteriana dentária e da gengivite causada por placa.

Controvérsia

Apesar de alguns estudos concluírem que a ingestão de óleo de coco natural pode ser eficaz no tratamento e prevenção de algumas doenças como a doença de Alzheimer, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) avalia que as análises realizadas até então são controversas e inconclusivas. Desse modo, ela recomenda que o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças.

A Abran ainda afirma que:

  1. Quando o óleo de coco é comparado a óleos vegetais menos ricos em ácido graxo saturado, ele aumenta o colesterol total.
  2. Estudos que concluem que o óleo de coco possui atividade antibacteriana, antifúngica, antiviral, e que ele pode fortalecer o sistema imunológico, são predominantemente experimentais, notadamente in vitro, não havendo estudos clínicos demonstrando esses efeitos.
  3. Até o momento, não existem evidências clínicas de que o óleo de coco possa proteger ou atenuar doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
  4. Um número muito pequeno de estudos, com resultados controversos, tem relatado os efeitos do óleo de coco sobre o peso corporal em seres humanos. Ou seja, embora muitas pessoas acreditem que o ingrediente auxilia na queima de gordura, não existem provas científicas concretas desse efeito. 

Mas lembre-se: quando acabar o seu óleo de coco, caso você não reutilize o pote de vidro, descarte a embalagem corretamente. Veja quais são os Postos de Coleta mais próximos de sua residência.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais