Como fazer batom caseiro de um jeito fácil

eCycle

O batom caseiro é uma alternativa natural muito fácil fazer!

Como fazer batom caseiro certamente é uma pergunta que alguns homens e mulheres, acostumados ao hábito de passar batom, já se fizeram. Principalmente aquelas pessoas que sabem dos riscos que os cosméticos convencionais podem proporcionar. Para entender melhor esse tema dê uma olhada na matéria: "Quem usa batom, brilho ou protetor labial pode estar, aos poucos ingerindo metais pesados".

Para evitar o contato com substâncias perigosas presentes no batom convencional, o Portal eCycle selecionou a melhor forma de como fazer batom caseiro sem agredir sua saúde. Confira:

Como fazer batom caseiro

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cera de canaúba
  • 1 colher de chá de manteiga de karité ou manteiga de cacau
  • 1 colher de chá de óleo de coco
  • 1/4 de colher de chá de pó de cacau, ou de urucum, ou de beterraba, ou de canela, ou de açafrão, ou de amora (depende do tom de batom de sua preferência)
  • 1 gota de óleo essencial de ylang ylang ou de hortelã-pimenta (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de pó de mica (esse ingrediente também é opcional. Só adicione-o se você quiser dar brilho)

Modo de preparo

Derreta a cera de canaúba, a manteiga de karité (ou manteiga de cacau) e o óleo de coco em banho-maria. Depois que a mistura desses ingredientes do seu batom caseiro estiver com aspecto de azeite, retire do fogo e adicione o restante dos ingredientes que escolheu. Se você quiser misturar duas cores de pó para formar uma nova cor, lembre-se de manter as mesmas proporções. Se quiser mistura o pó de morango com o pó de urucum, por exemplo, reduza a medida para meia colher de chá de cada um.

Uma vez que todos os ingredientes estejam bem misturados, mas ainda líquidos, use um conta-gotas para despejar no recipiente - dê preferência aos de vidro, pois o plástico pode ser tóxico. Entenda melhor esse tema na matéria: "Maioria dos plásticos libera compostos parecidos com com hormônios, o que pode enganar o organismo e trazer problemas à saúde"

Como esse batom caseiro se expande após o resfriamento, não preencha o recipiente até o topo. Deixe esfriar por pelo menos meia hora. Guarde em local fresco (abaixo dos 80 graus).

Esse batom caseiro é bastante suave e transparente, muito hidratante e protetor para a pele, pois o óleo de coco e alguns outros componentes são terapêuticos para a pele. Para entender melhor esse tema dê uma olhada nas matérias: "Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar" e "Manteiga de karité: poderoso hidratante natural". Mas lembre-se, verifique se você não é alérgico a alguns ingredientes, como, por exemplo os óleos essenciais ou até mesmo a canela.

Gostou desse jeito de fazer batom caseiro? Então compartilhe a receita!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail