Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que pode acontecer se você colocar papel ou itens de alumínio no micro-ondas

Colocar utensílios de metal ou mesmo papel alumínio no micro-ondas pode ser muito perigoso. Os metais são excelentes condutores de energia e, se levados ao micro-ondas, o contato com os campos elétricos e magnéticos do aparelho pode criar uma corrente elétrica nesses materiais condutores. Assim, uma inocente marmita de papel alumínio que você gostaria de descongelar no micro-ondas pode acabar provocando um incêndio.

Esquecer um talher de alumínio dentro do recipiente a ser esquentado também é perigoso. O fenômeno elétrico começa com algumas faíscas, estalos e pequenas explosões, evoluindo para explosões maiores, que podem acabar colocando fogo no aparelho – ou até na casa inteira. Assim, se você ouvir uns estalos ao esquentar a comida, pause o aparelho e verifique se não acabou esquecendo um objeto de alumínio no micro-ondas por engano!

Por que não se deve colocar alumínio no micro-ondas

Para entender o que acontece se você fizer isso, é preciso conhecer o princípio de funcionamento do aparelho. O forno de micro-ondas contém um magnétron, isto é, um tubo onde os elétrons são afetados por campos magnéticos e elétricos de maneira a produzir radiações na forma de micro-ondas, que são minúsculas ondas eletromagnéticas (daí o nome!).

As ondas eletromagnéticas liberadas pelo micro-ondas interagem com as moléculas de água presentes nos alimentos, fazendo com que a agitação entre elas aumente. Esse movimento interno das moléculas dos alimentos gera energia que, quando a radiação cessa, é emitida na forma de calor, que aquece o alimento.

Por isso é necessário usar utensílios que sejam feitos de materiais transparentes a esse tipo de radiação eletromagnética, como vidro, cerâmica, papel e alguns plásticos. São materiais que deixam as ondas passarem e permitem que o alimento se aqueça.

Já os metais, como o alumínio, além de não serem transparentes às micro-ondas, também são ótimos condutores. Como as paredes do aparelho também são revestidas de metal, colocar uma panela grande de metal pesada dentro do micro-ondas irá apenas refletir as ondas pelo próprio aparelho, impedindo que a comida esquente.

O grande perigo, no entanto, está em itens de metal menores, como talheres, utensílios e até mesmo o papel alumínio. No caso desses materiais, que agem como pequenos condutores, os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar uma corrente elétrica – pedaços grandes de metal, como é o caso da própria parede do forno, geralmente suportam essa corrente. Por outro lado, se você colocar pequenos itens de alumínio no micro-ondas, como talheres ou marmitas, eles podem ficar sobrecarregados pela corrente elétrica, sofrer superaquecimento e gerar faíscas que podem causar um incêndio. Tome cuidado!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais