Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você pode utilizar cinzas de madeira de maneira natural, mas sempre evite produzi-las

As cinzas de madeira, antes do período mesolítico (período em que a humanidade passou a dominar a técnica do fogo), eram apenas produtos naturais gerados na queima da vegetação de florestas, que ocorriam devido a focos de fogo causados por raios ou temperaturas elevadas. Entretanto, atualmente, a ação humana tem elevado as ocorrências de queimas florestais, o que é muito impactante. Outro tipo de impacto antrópico que gera como produto as cinzas de madeira é a utilização de fornos a lenha (muito utilizados em pizzarias e em algumas casas no Brasil), churrasqueiras, lareiras e até mesmo o próprio ato de fumar.

Na geração das cinzas é emitido monóxido de carbono, um gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde. Além disso, toda queima de madeira pressupõe a morte de um vegetal, uma forma de desmatamento. Então evite gerar cinzas de madeira.

Alunos produzem instrumentos musicais a partir de madeira certificada

Entretanto, a cinza de madeira pode ter usos naturais e benéficos. Mas é seguro utilizar somente a cinza de madeira natural de fornos a lenha e lareiras, pois as cinzas de cigarro podem conter contaminantes e as cinzas de churrasqueira podem conter sal, um esterilizador de solos. Uma forma de diminuir os impactos da produção de cinza de madeira é coletar os restos das cinzas da pizzaria mais próxima de sua casa, por exemplo, que seria levada para aterros e lixões, aumentando a demanda por espaço deles.

Cuidados ao manusear a cinza de madeira

Mesmo parecendo fria ao toque, a cinza de madeira pode conter brasas enterradas que podem permanecer quentes por dias – ou mesmo semanas. Para armazenar com segurança as cinzas de madeira, coloque-as (utilizando luvas e pá) em um recipiente de metal com tampa e coloque-o em uma superfície não combustível, como o concreto. Certifique-se de que o recipiente esteja isolado e pelo menos a alguns metros de distância de materiais inflamáveis.

Ao manusear as cinzas de madeira, sempre use luvas, proteção para os olhos e, se as partículas estiverem bem finas, uma máscara contra poeira. Nunca misture cinzas de madeira com fertilizantes nitrogenados como a ureia, pois essa mistura produz gás de amônia.

Não use cinza de madeira nas mudas. A cinza de madeira contém sais que danificam as plantas jovens.

Usos naturais da cinza de madeira

1. Neutralize o solo ácido

A menos que você esteja cultivando plantas que gostam de solos ácidos, como mirtilos, pimentas e azaleias, você precisará manter um pH do solo entre 6 e 7,5 em seu jardim. Esse intervalo é considerado ideal porque os nutrientes dos fertilizantes serão dissolvidos em água e melhor absorvidos pelas raízes das plantas.

O solo ácido (um pH abaixo de 6) não permite que as plantas recebam nitrogênio, fósforo ou potássio suficientes. O solo alcalino (um pH acima de 7,5), em contrapartida, não permite que as plantas recebam doses adequadas de ferro, manganês e fósforo.

A cinza de madeira contém até 70% de carbonato de cálcio e pode ser usada como um substituto da cal. Ao contrário do calcário agrícola, que é de ação lenta, a cinza de madeira produz efeitos desejados rapidamente devido ao pequeno tamanho de suas partículas. Como regra geral nunca exceda 30% de cinza para cada parte de solo, ou seja, se for utilizar um quilo de solo, misture até no máximo 300 gramas de cinzas.

2. Afaste lesmas e caracóis

Muitas vezes, lesmas e caracóis acabam tendo sua população excedida por desequilíbrios ambientais e entram no jardim comendo tudo o que há pela frente. Uma forma de afastar esse tipo de animal sem precisar matá-los é cercar o jardim com barreiras de cinzas de madeira.

3. Adicione ao húmus da composteira

A cinza de madeira ajuda a aumentar os níveis de potássio do composto. O potássio é um nutriente essencial para a floração e a frutificação. Acrescente uma fina camada de cinzas de madeira a cada seis centímetros de composto.

Bicicleta feita de madeira pode ser mais durável e ecológica

4. Use no solo de plantas que gostam de cálcio

A cinza de madeira é uma substância natural que contém boas quantidades de carbonato de cálcio. Polvilhe cinzas de madeira no solo onde você quer que cresçam cenouras, tomates, batatas, couve-flor, brócolis, alface, couve-de-bruxelas, repolho, aipo, entre outras.

5. Aplique nas folhas

Coloque um quilo de cinzas em um saco de pano e deixe dentro de um recipiente com um litro de água. Deixe por vários dias até que se forme uma espécie de chá. Então aplique em manchas marrons nos vegetais, folhas onduladas, amarelamentos de veias foliares e em plantas que demoram para crescer. Isso corrigirá deficiências de potássio principalmente em plantas como tomates, batatas, maçãs, framboesas e beterrabas.

6. Faça um banho de poeira para as galinhas

Como muitos pássaros, as galinhas precisam se banhar em pó para se manterem limpas. Contorcer-se na terra é um comportamento social que permite que as galinhas limpem suas penas removendo parasitas, como piolhos e ácaros. Se você cuida de galinhas com amor, dê esse presente à elas. Crie um “banheiro” misturando areia e cinzas de madeira num vasilhame no galinheiro.

7. Faça sabão

Os primeiros sabonetes foram feitos pelos antigos babilônios por volta de 2800 a.C.. Eles utilizavam uma mistura de gorduras animais e cinzas de madeira. Quando as cinzas das madeiras são fervidas em água, cria-se lixívia. Quando a lixívia (hidróxido de potássio) é misturada com gorduras como óleos vegetais, há a formação de sabão.

8. Limpe metal e vidro

A cinza de madeira é levemente abrasiva e pode ser usada para polir talheres manchados, metais opacos e vidro turvo. Para isso, utilize uma xícara de cinzas e adicione um pouco de água para fazer uma pasta grossa. Use luvas de borracha e espalhe essa pasta por todos os seus itens sem brilho. Deixe a mistura descansar por alguns minutos antes de limpar com um pano.

9. Neutralize odores

Como o bicarbonato de sódio, a cinza de madeira é alcalina e pode absorver e neutralizar os maus cheiros. Para isso, coloque um pouco de cinza de madeira em uma tigela pequena e deixe na geladeira ou em um quarto com mau cheiro.

10. Remova manchas de graxa

Como a cinza de madeira é um dessecante, ela pode ser usada para limpar derramamentos de graxa e remover manchas de superfícies porosas como pedra, cimento e asfalto. Para isso, polvilhe algumas cinzas sobre a mancha e deixe descansar por alguns minutos. Então, varra tudo com uma vassoura e realize o descarte corretamente!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais