Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A fruta-do-conde, também conhecida como fruta-pinha, foi introduzida no Brasil em 1626. Confira benefícios

A fruta-do-conde é uma fruta que cresce em árvores do gênero Annona. Ela  também é conhecida como ata ou fruta-pinha e de nome científico Annona squamosa.

Com um teor calórico de 88-114 calorias, esse fruto pode proporcionar diversos benefícios no tratamento de diversas doenças e condições. Confira outras características da fruta!

Onde se encontra a fruta-do-conde?

No Brasil, a fruta nasce principalmente nos estados do Pará, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás. A primeira muda da espécie de fruta-pinha foi introduzida em 1626, na Bahia. O responsável foi o governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. Daí o nome “fruta do conde“.

Quais são os benefícios da fruta-do-conde ?

fruta-do-conde
Imagem de edapolinario por Pixabay

Fruta-do-conde previne e ajuda no tratamento da diabetes

Um estudo publicado pela Europe PMC concluiu que a suplementação de extrato aquoso da fruta-do-conde pode ajudar no controle do nível glicêmico. Além disso, também auxilia na melhora dos níveis de insulina, no metabolismo da gordura e na prevenção de complicações diabéticas. Isso significa que o extrato aquoso da fruta pode ser útil no tratamento ou prevenção da diabetes mellitus precoce.

Compostos da fruta-do-conde têm efeito analgésico

Um estudo publicado pela revista Science Direct analisou um composto isolado que a fruta-do-conde possui, chamado de óxido de cariofileno. Os pesquisadores chegaram à conclusão que esse tipo de composto apresenta efeitos analgésicos (que diminuem a dor) comparáveis ao efeito de medicamentos convencionais.

Ação anti-inflamatória da fruta-do-conde previne doenças

O mesmo estudo concluiu que o óxido de cariofileno presente na fruta-do-conde apresenta atividade anti-inflamatória semelhante à de medicamentos comuns.

Podem ajudar na constipação

Por seu alto teor em fibras, essa fruta pode ajudar na prisão de ventre, estimulando a digestão e reduzindo as chances de constipação.

Os antioxidantes da fruta previnem câncer e envelhecimento precoce

Um estudo publicado pela Niscair Online Periodicals Repository analisou extratos etanólicos retirados das folhas da árvore da fruta-do-conde. A análise chegou à conclusão de que o extrato das folhas da fruta-do-conde apresenta atividade antioxidante moderada no cérebro. De acordo com o estudo, os resultados justificam as aplicações terapêuticas das folhas da fruta na medicina indígena.

Fruta-do-conde contém compostos que atuam contra o vírus do HIV

Uma análise publicada pelo Journal of Natural Products extraiu 14 compostos da fruta-do-conde e conclui que esses compostos possuem atividades significativas contra a replicação do vírus HIV em células de linfócitos.

Entretanto, é importante ressaltar que essa análise fez testes com compostos específicos e diretamente em células. O que não significa, necessariamente, que ingerir o fruto pode curar ou diminuir o número de vírus do HIV em seres humanos. Se você possui HIV mantenha seu tratamento médico convencional.

Vale ressaltar que os estudos acima mencionados estudaram e analisaram as propriedades de partes da fruta-do-conde. Sejam elas extratos ou compostos químicos, em animais ou em células específicas. Isso não significa que ingerir a fruta necessariamente proporcionará os mesmos efeitos analisados.

Aprenda como plantá-la usando a semente da fruta:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais